Lições, uma mensagem sobre amizade

0
Share

Por Alexandre Siqueira

Quando se é criança a vida parece ser tão mais simples, tudo o que importa é ir à escola, fazer as tarefas e em boa parte do dia brincar, de preferencia com os amigos. Quando somos criança não existe nada mais genuíno, ingênuo, honesto e recíproco do que a amizade. As preocupações nessa idade ainda são poucas, mas qualquer falha ou erro pra uma criança de sete anos parece ser enorme, deixar de entregar um dever de casa então, pode ter consequências que podem mudar a vida pra sempre!!

Turma da Mônica – Lições (Panini R$ 21,90, 64 páginas e capa cartonada) é o oitavo livro da coleção Graphic MSP. Escrito e desenhado pelos irmão Vitor e Lu Cafaggi, que já haviam feito o belíssimo Turma da Mônica – Laços, em 2013, é daquelas estórias impossíveis de parar de ler enquanto não chegamos no ultimo quadrinho da história. Seus personagens de personalidades fortes e complexos, em muito lembram os Peanuts de Charles Schultz ou Calvin & Haroldo de Bill Watterson. Os desenhos e cores, tão marcantes em Laços, estão de volta e dão um show a parte, conseguindo passar a expressão dos personagens de forma magistral e marcante.

licoes2

 Lições começa com os quatro amigos (Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão) tendo um problema em comum na escola, que pode ser resolvido facilmente com um plano mirabolante do Cebolinha, mas é a partir do fracasso desse plano que os problemas realmente começam e eles percebem a importância de cada um deles na vida dos outros.

licoes3

Separados e impedidos de se encontrarem eles terão de lidar com seus maiores temores e dificuldades. O pai do Cascão o matricula em aulas de natação; Magali passa a ter aulas de etiqueta; Mônica muda de escola; e o Cebolinha é atormentado por um valentão. Para os adultos esses podem parecer pequenos problemas, mas quem não teve essa idade? Quem é que não tem milhares de problemas que parecessem ser impossíveis de serem resolvidos? Quem não precisa de um ombro amigo pra conversar? E é sobre isso que se trata Lições, da importância e simplicidade da amizade entre quatro crianças de tão diferentes personalidades.

licoes4

Através do olhar infantil, os irmãos Cafaggi escreveram uma das mais belas histórias para adultos e nos mostram como estamos perdendo uma das virtudes básicas da natureza humana: a amizade pura e sincera, que a cada dia é mais rara na vida adulta.

 

[colored_box color=” yellow”]

alex_small
Alex Siqueira

Alex Siqueira assistiu a estréia de Star Wars, ficou mais chocado com o final de “A Ira de Khan” de que com a eliminação do Brasil na Copa de 82, achou que o Telejogo era ficção científica e desconfia das intenções dos executivos da Marvel.

[/colored_box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *