Não é Praça da Eletro

Em 15 de novembro de 1880 a Câmara Municipal batizou dois logradouros simultaneamente: a Rua do Rosário virou Rua Visconde do Rio Branco - uma homenagem a um dos mais importantes estadistas do império brasileiro, recém falecido -, e o Largo de Santa Clara passou a se chamar Praça Monsenhor Silva Barros.

José Pereira da Silva Barros é o patrono da Praça. Um dos mais importantes sacerdotes da história taubateana, foi homenageado com o logradouro enquanto conduzia uma bem sucedida carreira eclesiástica.

Sempre popular

Por quase duzentos anos a praça teve o seu nome associado ao Convento de Santa Clara. Não é de se estranhar, dado a imponência do edifício e sua importância na sociedade.

Até o começo do século XX, o local era ora chamado de Largo do Convento, ora de Largo da Misericórdia, ora de Largo de Santa Clara.

E sofria também mudanças na paisagem, com o plantio de inúmeras árvores que ocuparam a quase totalidade da sua extensão, e o avanço da urbanização daquela parte da cidade.

Em 1913 o córrego do Saguiru foi canalizado e a Lagoa do Rafael aterrada.

No ano seguinte iniciaram-se as obras do estádio do E.C. Taubaté. 

Em pouco tempo o clube esportivo realizava ali as suas partidas de futebol.

E o lugar, de um lado ocupado pelo clube e do outro por uma área totalmente arborizada, recebeu a alcunha de Campo do Bosque. 

Campo do Bosque, o antigo estádio do E.C. Taubaté.

Em 1969 o E.C. Taubaté mudou de endereço, foi ocupar o atual Joaquinzão. O Campo do Bosque foi então vendido. E em apenas três anos no seu lugar se instalou o primeiro hipermercado de Taubaté, uma unidade do crescente Eletroradiobraz. 

Ao menos desde os anos 1980, o antigo Campo do Bosque ficou conhecido como Praça da Eletro.

E o nome do padre? Quase ninguém lembra.

Vista geral

Curiosidades

Hospital Santa Isabel

Em 1864, o alferes Bento Monteiro da Silva doou um prédio aos freis capuchinhos para o funcionamento de um hospital para atender "irmãos pobres e doentes". Era o Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Operando sempre em dificuldades financeiras, em 1870, com vista a obter recursos do governo provincial, o hospital se torna público e recebe o nome de Santa Isabel, transformado em uma Casa de Misericórdia. Mas não foi suficiente e, depois de uma sufocante epidemia de varíola, e o esgotamento dos recursos financeiros, o hospital foi fechado, em 1874. Somente em 1875, com uma ação ativa do Vigário José Pereira da Silva Barros, foi criada a Irmandade de Misericórdia de Taubaté, com condições para assumir o hospital e reabrir as suas portas. Até o ano de 1914, o o Hospital de Santa Isabel funcionou mesmo edifício doado por Bento Monteiro da Silva, localizado no então Largo do Convento, no quarteirão entre as atuais Travessa do Rafael e Rua Cônego Almeida.

Semeador

Praça ou Campo do Bosque é um nome autoexplicativo: árvores frondosas ocupavam a área da praça entre a atual Travessa do Rafael até onde está o Fórum Criminal.
O plantio das primeiras árvores é atribuído ao ex-provedor da Irmandade de Misericórdia, Francisco Gomes Vieira.
Em 1947, para a construção do Fórum, parte das árvores foi derrubada, o que gerou grande comoção na cidade.

Uma mão lava a outra

Em 1 de novembro de 1914 foi fundado o Esporte Clube Taubaté. Ele precisava de um local para treino e jogos. O clube, presidido por Gastão da Câmara Leal, conseguiu, em comodato com a prefeitura, também administrada por Câmara Leal, a ocupação da parte da Praça Monsenhor Silva Barros onde se formava a Lagoa do Rafael e passava o córrego do Saguiru, que acabara de ser canalizado.
O jogo de inauguração do campo aconteceu no natal de 1914, contra a Associação Atlética Palmeiras. A partida foi encerrada com uma goleada de 5 a 1 para a equipe visitante.

Um foguete

Símbolo da euforia com os avanços tecnológicos experimentados desde os anos 1960, o monumento "A conquista de um povo" é uma obra inacabada do arquiteto Manuel Carlos de Carvalho.
Inaugurada em 1972, sem cerimônia, a obra em formato cilíndrico "colocada em formas espaciais", como explica o próprio autor, teria também a função de iluminar a praça e as suas frondosas árvores.
A reforma da praça, que contou com a supressão de árvores e a confecção de um novo chafariz, fez parte do plano de ocupação da área pelo Eletroradiobraz.

Dom José Pereira da Silva Barros

Em 1880, o Largo do Convento (ou largo de Santa Clara, ou, até mesmo, Largo da Misericórdia), recebeu o nome de Praça Monsenhor Silva Barros, uma homenagem ao antigo Vigário da Paróquia de Taubaté, José Pereira da Silva Barros, um dos fundadores e o primeiro provedor da Irmandade de Misericórdia de Taubaté.
Foi fundador do Externato São José e do Colégio Nossa Senhora Bom Conselho. Foi por duas legislaturas deputado na Assembleia Provincial de São Paulo; bispo de Olinda em 1881; conde Santo Agostinho, honra que lhe foi conferida pela princesa Isabel; bispo do Rio de Janeiro e arcebispo de Olinda.
Faleceu em 15 de abril de 1898.

Galeria de Imagens