Quem cuida da cultura em Taubaté?

0
Share

As políticas públicas municipais são garantidas pela Lei Orgânica do Município, dentre elas, as políticas para cultura, como a proteção de todo patrimônio histórico-cultural.

Sendo a lei maior do município, a Lei Orgânica dita as regras gerais da política local e disciplina o funcionamento dos poderes municipais. Grosso modo, ela se assemelha à Constituição Federal, mas em escala local. 

E ainda há as normas específicas sobre a gestão pública de cada setor da prefeitura, como saúde, educação e segurança.

O setor responsável pelo turismo e cultura é a SETUC, Secretaria de Turismo e Cultura, que é dividida em três áreas administrativas: Área de Cultura, Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos Departamento de Turismo e Área de Turismo.

Atualmente, a equipe gestora é formada por um secretário, um diretor de Turismo e um de Cultura, três gestores de área e outros dez funcionários de confiança. Eles recebem salários que variam entre R$1,8 mil e R$13 mil reais.

O Poder Legislativo, representado na Câmara Municipal, também tem responsabilidades sobre o desenvolvimento de políticas públicas, seja fiscalizando ou legislando. No parlamento municipal, há a Comissão de Educação, Cultura e Turismo, que tem como função estudar projetos relacionados a essas áreas, manifestar opinião sobre eles e preparar projetos de lei relacionados à sua especialidade.

Essa comissão é formada por três vereadores e todas as proposituras relacionadas às temáticas culturais só são votadas se forem apreciadas por esta comissão.

A sociedade civil também contribui para o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura.

Além das iniciativas individuais, que podem ser apresentadas ao Executivo e ao Legislativo, existe na cidade o Conselho Municipal de Cultura, que é um colegiado formado por 24 representantes titulares e seus respectivos suplentes divididos de forma paritária com o Pode Público.

O Conselho foi criado por meio da Lei 398 de 2016 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura. Todas as decisões sobre a aplicação de políticas públicas na cidade precisam ser apreciadas por esse colegiado e ele também faz a construção das suas proposições de políticas públicas.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *