Quais cores predominam em um território preto e branco?

0
Share

Projeto busca evidenciar os contrastes entre as culturas negra e branca, promovendo um reencontro da população preta com seu direito a ocupação do espaço público.

A Fabulário Produtora, em parceria com o Estúdio da Rua 4, realizará, nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2020, às 19h, evento online que contará com a participação de diversos artistas negros do Vale do Paraíba, apresentando seu trabalho e sua trajetória para o público. Na sexta-feira, dia 09, haverá uma live com um bate papo entre estudiosos. Já no sábado e domingo, para fechar o painel, as lives contarão com apresentações artísticas feitas pelos convidados.

Pensando em questões como “quais são os limites territoriais impostos pela cor da pele?” e “quantos são os espaços de ocupação e vivência dos corpos pretos na sociedade?” se originou o projeto “Território em Preto e Branco”, uma proposta de intervenção virtual e visibilidade da arte e cultura negra.

Segundo os realizadores, a concretização deste projeto traz em evidência os contrastes das relações sociais que permeiam a construção da identidade regional, considerando a narrativa estabelecida sobre a história local que, por vezes, não problematiza a desumanização, exploração, segregação e subjugação dos corpos negros, nem como essas relações estão impressas na cultura do Vale do Paraíba. “Pretendemos com este projeto trazer luz a estas questões, possibilitando ao cidadão perceber o valor e a importância deste sangue negro que corre em nossas veias e escorre em nossas construções”, diz Rafael Soares, produtor e idealizador do projeto.

Considerando que as ações ocorrerão por meio de mídias sociais, a participação dos internautas será indispensável para a relevância do projeto, visto que o seguidor será incentivado a apontar artistas negros cujo trabalho gostaria de evidenciar.

Para saber mais sobre a intervenção, basta entrar em contato pelo e-mail território.pb@gmail.com ou acompanhar as redes sociais: @territorio.pb, no Instagram e facebook.com/territoriopretoebranco.

O Território em Preto e Branco é o projeto de número 798/FMC/2019, beneficiado pela lei municipal nº 9069, de 13 de dezembro de 2013. O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura ou da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *