27 de julho de…

0
Share

1890   Encontra-se em Taubaté D. Joaquim José Vieira, bispo do Ceará, (Jornal do Povo).

 

1890   O Côn. Benjamim de Toledo Mello e o Cap. José Gomes Nogueira promovem reunião em casa de D. Maria José de Camargo à Rua Visconde do Rio Branco para fundação do Partido Católico de Taubaté  elegendo o Dr. Câmara Leal (monarquista) para diretor. (Jornal do Povo).

 

1890   A imprensa de Taubaté chama a atenção da empresa de bondes urbanos para o fato de transitarem só com condutor cobrador sem cocheiro. Na hora da cobrança o condutor larga os animais sem guia para efetuar o recolhimento, o que é um perigo. (Jornal do Povo).

 

1890   Encontra-se em Taubaté Miss Davie Moore que veio assumir a direção por algum tempo do “Jardim da Infância” do Colégio Americano de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1894   Morre em Taubaté D. Francelina Ferreira de Moura parenta de Laurindo Ferreira de Olivei-ra. (O Popular de 24/7/1895 – missa de 1.º ano a 27).

 

1895   Circula em Taubaté o 1.º número do Jornal de Taubaté, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 58-B e de que é redator-diretor o Sr. Victorino Coelho de Carvalho, Editor-gerente o Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e em rua colaboram Dr. Cursino de Moura, Dr. Câmara Leal, Félix Guisard, Honório Jovino e outros. É sucessor do Diário de Taubaté tendo participado de sua fundação o Cap. João Pereira de Souza Penna. Propriedade de Amaral & Carvalho. (Jornal de Taubaté de 27/7/1900).

 

1900   O Sr. John C. Mather, gerente da Companhia de Gás de Taubaté, faz demonstrações do novo bico de gás incandescente que a par de uma luz melhor proporciona economia de 580%. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chega a Taubaté as Irmãs da Congregação de São José que vão assumir a administração do Asilo de Mendigos. (A Verdade).

 

1905   O diário local “Jornal de Taubaté” comemora o seu 11.º aniversário a que dedica suas duas primeiras páginas. Na 1.ª estampa os retratos de seu diretor proprietário Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e de seu redator chefe o poeta Honório Jovino bem como de um grupo de 5 empregados de suas oficinas, entre os quais Laudelino Pelegrini, Nestor Marcondes e Orlando Barbosa. O repórter é o Sr. Benedito Euzébio de Toledo que cavou cerca de 1/3 das 4356 notícias locais publicadas no último ano. Era trissemanário até 25 de dezembro de 1904 quando passou a diário . No seu 11.º ano (de 28 de julho de1904 a 27 de julho de 1905) publicou 95 artigos originais de Honório Jovino, 21 de Névio Jovino, 18 de Félix Guisard, 17 de Cornélio França, 13 do Dr. Bento Enéas, 11 de Francisco Braga Jr., 11 de Olegário de Barros, 10 do Dr. Continentino Guimarães, 9 do Dr. Alfredo Penna, 7 de Juvenal Santos, 7 do Dr. Afonso Moreira, 6 de Andrade Pinheiro, 5 de Ernesto Penteado, 5 do prof. Arthur Glória, 4 de Ernesto Sampaio, 4 do prof. Armando Araújo, 4 do Dr. Ernesto Paixão, 3 de Nazareth Menezes, 3 de Assis Camargo, 3 do Dr. Monteiro Lobato, 2 do prof. Saturnino Barbosa, 2 de Braz Curtu, 2 do prof. Antônio José Garcia, 2 de Fernando de Barros, de Luciano Gualberto, Nestor Gabizo, Luiz Locchi, Dr. Gastão Câmara Leal e Carlos Varella um de cada. 9 poesias de Honório Jovino entre as 138 originais publicadas. Intitula-se diário da tarde (pois sai à tarde e dá notícias do dia), órgão do partido republicano local com redação à Rua Duque de Caxias, 65 dos editores “Amara & Jovino” em seu n.º 2036. O papel em que é impresso esse número especial é superior, acetinado.

 

1914   O Dr. Custódio Moreira César toma posse do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté designando as quintas-feiras para audiência no Posto Policial da Rua Bispo Rodovalho (sala da Delegacia). Vem de Limeira onde foi delegado 9 anos. (O Norte).

 

1941   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. Antônio de Oliveira Costa restabelece em Taubaté o cumprimento da Circular n.º 70, de 1.º de fevereiro de 1932, do Interventor Federal em São Paulo Manoel Rabello, determinando o sepultamento dos indigentes por conta das municipalidades. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *