13 de julho de…

0
Share

1553   Chega à Bahia o segundo Governador-Geral do Brasil, D. Duarte da Costa, e com ele José de Anchieta. (Rio Branco, Ef. 323).

 

1640   Os jesuítas são expulsos de São Paulo pelo povo e municipalidade, revoltados contra as ordens da Santa Sé a favor da liberdade dos índios. (Rio Branco, Efemérides, p. 323).

 

1876   As sessões da Loja Maçônica Fraternidade, de Taubaté, passam a ser feitas aos domingos às 7h da noite, na Rua Jacques Félix. (A Imprensa de Taubaté).

 

1881   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, recebe as bulas de confirmação por Leão XIII de sua nomeação para Bispo de Olinda por Decreto Imperial de 8 de janeiro. As bulas lhe são remetidas pelo Barão Homem de Mello, ministro de Estado, datadas de 13 de maio de 1881. (Diário de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté o Comendador Major Ignácio Mariano da Costa Vieira, casado com D. Benedita Cândida da Costa Vieira. (Jornal do Povo de 19 – missa de 7.º dia a 20). Era membro do Partido Liberal. (Diário de Taubaté).

 

1910   Morre em Taubaté a Viscondessa de Tremembé, esposa do Visconde. Chamava-se D. Maria Belmira de França, natural de Ubatuba, filha do prof. José Belmiro de França e D. Joaquina Belmira de França, tendo vindo com a família para esta cidade e aqui se casou com o c.el José Francisco Monteiro, o Visconde. Quando D. Pedro II deu o título ao marido o fez a ela também. Era tia por afinidade do Dr. José Aristides Monteiro e do c.el Augusto César Monteiro. (O Norte).

 

1910   O ten. c.el Fernando Gomes Nogueira, delegado de polícia de acordo com o Sr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, resolve proibir que mendigos esmolem no perímetro urbano de Taubaté. Os mendigos com ou sem chapa serão detidos, examinados pelo Inspetor Sanitário. Os necessitados serão encaminhados ao Asilo e os outros obrigados a tomar ocupação. (O Norte).

 

1912   Iniciam-se no Quiririm as missões pregadas pelos Padres Redentoristas que se estenderão ao Bairro de Santa Luzia e fazenda de D. Presciliana de Mattos. (O Lábaro).

 

1915   A Força Pública de São Paulo solta na Praça da Catedral pombos-correio de sua rede alada que fazem o percurso Taubaté – São Paulo em 2 horas e 10 minutos. O pombo de n.º 34 leva uma mensagem da Gazeta de Taubaté ao Correio Paulistano. (Gazeta de Taubaté).

 

1915   O Dr. Custódio Moreira César, delegado de polícia de Taubaté, é removido para Jundiaí, sendo substituído interinamente pelo 3.º Suplente, Sr. Theodoro Ribeiro de Oliveira Melo. (Gazeta de Taubaté).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *