11 de julho de…

0
Share

1711   Carta régia dá predicamento de cidade à Vila de São Paulo. (Rio Branco, Efemérides, p. 321).

 

1868   Portaria nomeia para o batalhão n.º 13 da Guarda Nacional de Taubaté os oficiais: para tenente quartel mestre o tenente da primeira companhia Antônio Firmino Gomes de Araújo; para alferes porta-bandeira o sargento Joa-quim Mariano da Luz e para tenente da pri-meira companhia o alferes porta-bandeira João Thomaz d’Almeida. (O Paulista de 19/7/1868).

 

1882   Morre em Taubaté a esposa do prof. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, D. Maria Pureza de Souza e Castro. (Gazeta de Taubaté de 12 de julho de 1883 – missa de 1.º aniversário).

 

1886   O Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim deixa Tatuí com destino a Taubaté, onde vem à procura de melhoras para o estado de saúde de sua esposa no seio de sua família. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O Sr. Francisco José Lopes é o escrivão da Coletoria Provincial e o Sr. Joaquim Antônio Marcondes de Mello escrivão da Coletoria Geral (coleta municipal). Gazeta de Taubaté. (parece que as coletorias ficam na Praça Dr. Paula de Toledo em cujo endereço são os mesmos coletados pela profissão que exercem).

 

1886   Os Srs. Andrade & Cia mudam sua casa de comissões e depósito de cal para o Largo do Rosário, esquina da Rua São José (id.) (esta deve ser a continuação da Rua Barão da Pedra Negra).

 

1886   Na Rua Marquês do Herval, 74 (esquina do Romualdo) está a Empresa Funerária Taubaté do Sr. João Marcondes do Amaral. (id.).

 

1886   Na sua residência à Rua Dr. Winther, o prof. J. Antônio Calmom abre escola de instrução primária. (idem).

 

1886   Em coreto artisticamente armado no Largo da Matriz pelo Capitão Francisco Gomes da Luz Sobrinho (armador, dono de empresa funerá-ria) estréia a Corporação Musical Philarmônica Taubateense, retreta em que executa o “Concerto para Piston”, composto e executado pelo Sr. José Benedito Avelino e D. Juanita” arranjo extraído de conhecida opereta. (id.).

 

1886   Em trem especial passam por Taubaté os estudantes da academia de São Paulo que fo-ram à Corte assistir aos espetáculos de Sarah Bernhardt, artista francesa da Companhia Abey & Grau que arrecadou 160:790$000rs cabendo à artista Sarah 100 mil francos (50 contos). (Gazeta de Taubaté de 15).

 

1886   A Gazeta de Taubaté passa a sair bissemanalmente com oficina à Rua Duque de Caxias, 20 (era na Rua Visconde do Rio Branco, 22).

 

1895   O atelier do Sr. Gaspar Falco está na Rua Duque de Caxias, 25 na mesma rua fica o cartório de órfãos do Dr. Manoel Vaz de Toledo Jr. (O Popular, 11).

 

1895   O Sr. Luiz Daniel de Camargo (Lulu) filho do pirotécnico Daniel José de Camargo, já faleci-do, está estabelecido à Rua do Sacramento com fábrica de fogos de artifício. (idem).

 

1905   Segue para São Paulo onde pretende fixar residência o Dr. Bento Enéas de Souza e Cas-tro que foi intendente municipal em Taubaté. (A Verdade).

 

1905   O Dr. Bento Enéas de Souza e Castro despede-se de seus conterrâneos retirando-se definitivamente de Taubaté. (Jornal de Taubaté de 11).

 

1906   Em Pindamonhangaba realizam-se solenida-des comemorativas da passagem do bicente-nário de sua emancipação de Taubaté. (O Norte de 12).

 

1910   Morre, em Taubaté, o Sr. João Augusto Ribeiro, antigo negociante na cidade, dono da casa “Ao Jacaré”. (O Norte de 14).

 

1915   O P.e José Benedito Alves Monteiro, fundador da devoção das guardas diurna e noturna de adoração do SS. Sacramento, autorizado pelo Sr. Bispo, realiza a 1.ª reunião para organização da confraria da Guarda de Honra do S. Coração de Jesus, no Palácio Episcopal. (Gazeta de Taubaté de 10).

 

1915   Funda-se em Taubaté a Liga Tipográfica Taubateana em reunião realizada na residência do Sr. Antônio de Souza Carvalho, à Rua da Piedade, 19, sendo eleita a 1.ª diretoria de que é Presidente o Sr. J. Quintino de Oliveira. (Gazeta de Taubaté de 13).

 

1915   Em Quiririm realizam-se as solenidades de inauguração da luz elétrica bem como do lançamento da pedra fundamental das Escolas Reunidas, com a presença de Frei Damião e da banda de música Ítalo-Brasileira. (Gazeta de Taubaté de 13).

 

1915   Circula em Taubaté a primeira edição domingueira e especial da Gazeta de Taubaté sob a direção de Antônio de Castro Leão, com 8 páginas e variada ilustração. (A Gazeta de Taubaté de 17).

 

1932   Médicos e farmacêuticos (estes servindo de enfermeiros) de Taubaté, divididos em 4 equipes, à vista da revolução constitucionalista organizam aqui o corpo de sangue de acordo com a missão Ayres Netto, preparando o Hospital de Santa Isabel para eventualidades. (A Folha de 24).

 

1945   Realizam-se em Taubaté solenidades come-morativas pela passagem do jubileu sacerdotal de Mons. João José de Azevedo, vigário de Pindamonhangaba e que foi Vigário Capitular da Diocese de Taubaté. (Nossa Terra).

 

1945   A vizinha cidade de Pindamonhangaba presta excepcionais homenagens a seu pároco Mons. João José de Azevedo pela passagem de suas bodas de prata sacerdotais – 25 anos de ordenação. (Taubaté Jornal de 12).

 

1945   A Colônia de Férias dos Funcionários Municipais de Taubaté em Ubatuba já tem o terreno comprado e 60 mil cruzeiros em caixa. O Prefeito Dr. Antônio de Oliveira Costa apóia a iniciativa e trata de dar aumento de ordenados aos mesmos. (id.).

 

1948   Noticia-se o falecimento do Sr. Cícero Azevedo, irmão de Mons. João José de Azeve-do e aqui muito estimado. Amanhã dia 12 celebra-se missa de 30º dia por alma de D. Alzira Nogueira de Alvarenga Borges. (Taubaté Jornal de 11).

 

1948   A reportagem (Moysés Calile Jr.) de Taubaté Jornal visita a escola de alfabetização de adultos regida pelo prof. Wálter Taumaturgo, autor de plano de alfabetização que tem merecido encômios das mais graduadas auto-ridades do ensino, inclusive do Dr. Clemente Mariani, Ministro da Educação. A escola funciona numa das salas do Almoxarifado Municipal. A reportagem entrevista os alunos Miguel Pereira de Souza e Benedito Floriano, este de 16 anos, operário da Companhia Fabril de Juta. (Taubaté Jornal de 11).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *