2 de julho de…

0
Share

1784   Jacinto Barbosa de Alarcão e Damaso Alves de Abreu são nomeados pela Câmara de Taubaté e tomam posse do cargo de almotacéis para os meses de julho, agosto e setembro. (Atas I, 119).

 

1785   Jacinto Barbosa de Alarcon e José Correia Moreira prestam juramento e tomam posse do cargo de almotacéis para os meses de julho a setembro, perante a Câmara de Taubaté. Expede-se ainda mandado para pagar as despesas com a festa do Corpo de Deus. (Atas I, p.137).

 

1875   Realiza-se leilão em benefício da Sociedade Beneficente Socorro dos Pobres de Taubaté, oferecido pelo Sr. Antônio Jacinto Guimarães Júnior, festeiro do Espírito Santo. (O Paulista, 2/7). Da Sociedade Beneficente é tesoureiro o Sr. A. Carvalho Batista.

 

1876   Realizam-se em Jacareí as solenidades de inauguração do primeiro trecho pronto (92km) da estrada de ferro, em construção pela Companhia São Paulo-Rio de Janeiro e que ligará em princípios de 1877 a capital da província à estação ou porto de Cachoeira, ponto terminal da Estrada de Ferro D. Pedro II, passando por Taubaté. Participam cerca de 6 mil pessoas, 4 filarmônicas e a banda de música do corpo policial de São Paulo. (A Imprensa de Taubaté).

 

1884   Emite votos perpétuos na Ordem dos Capuchinhos, para a qual entrou a 16 de outubro de 1879 e dois anos depois foi ordenado sacerdote. Frei Mansueto de Val Floriana, nascido em Trentino na Itália a 27 de maio de 1863 e falecido no Hospital de Santa Isabel em Taubaté a 1.º de fevereiro de 1921. Pertencia ao 1.º grupo de Capuchinhos que aportou ao Convento de Santa Clara, de que foi guardião. Lecionou teologia e direito canônico no Seminário Diocesano local até a morte. (A Folha de 7/2/1932).

 

1895   No Teatro São João vêm se realizando todas as noites ensaios do 4.º ato da ópera “Favorita” em que ocupará o papel de “Fernan-do”, que seria representado pelo tenor italiano Camuffo, o jovem Emílio, tenor, aluno do prof. Antônio Penzo no Club Carlos Gomes, cuja estréia está marcada para o próximo dia 7. O papel de “Leonor” estará a cargo da prima-dona do Club Sr.a Rosinha Coimbra e no de “Baldazzare” o Sr. Gaspar Falco. (O Popular).

 

1895   Realizam-se no Núcleo Colonial de Quiririm as solenidades de inauguração de novo maqui-nismo destinado à fabricação de aguardente do Sr. Manoel Carlos Monteiro, a primeira no gênero no município. A benção é procedida pelo Rev.o Côn. Benjamim de Toledo Mello. Após a solenidade, o proprietário oferece aos presentes um jantar onde se trocam diversos brindes. (O Popular).

 

1897   O Dr. Granadeiro Guimarães assume a sua cadeira de Deputado à Assembléia Legislativa de São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Asilo de Mendigos de Taubaté é entregue à caridosa e profícua administração das virtuosas Irmãs de São José. (A Verdade).

 

1905   Às 18h reúnem-se os sócios da Sociedade Literária e Recreativa, de que é 2.º secretário o Sr. José Marcondes de Quadros para exame de contas do tesoureiro e eleição de nova diretoria. (Jornal de Taubaté).

Foi eleita a seguinte diretoria: Presidente, Ten. c.el Francisco M. de Mattos; vice, cap. José Cyrillo Lobato; orador, Dr. José Bento Monteiro Lobato; 1.º secretário, Raphael Falco; 2.º secretário, Brazilino Vieira; tesoureiro, Alfredo Cândido Vieira; conselho fiscal, cav.o Rosalvino Santoro, Antenor Leite e Frederico Huber. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Visconde do Rio Branco, 31 está a filial da casa de pianos de Bernardo Kalunig (estabelecido em Santos desde 1886) que afina, conserta, aluga, troca e vende pianos a prestações, harmoniuns e músicas. (idem). Da remessa desta semana (hoje é domingo) já foram vendidos pianos ao Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães, D. Gertrudes Costa e Dr. Pedro Cardoso, sendo ainda alugado um. (idem).

 

1905   Num dos salões da Sociedade “Malhado Rosa” toma posse a nova diretoria da Congregação do Apóstolo São Pedro para 1905/1906 cons-tituída de: presidente, Caetano Salgado; vice-presidente, Silvestre Thaumaturgo; secretário, Genésio Bela Cruz e tesoureiro, José Fran-cisco Vieira. Comissão Especial: relator, Edu-ardo José Pereira, José Pedro de Paula San-tos e Antônio José Pereira; fiscal de obras, Maximiano Bela Cruz; procuradores, Firmino do Nascimento e Tobias do Nascimento. A convite do presidente José Vicente de Barros (da diretoria findante) a posse foi dada pelo jornalista Benedito Euzébio de Toledo que discursou. (Jornal de Taubaté).

 

1908   Dom Duarte Leopoldo e Silva, recém-elevado à dignidade de 1.º Arcebispo de São Paulo, de volta de Roma é recebido em São Paulo com grande júbilo. Nasceu em Taubaté a 4 de abril de 1867. (Biografia, p. 61).

 

1914   Estréia no Teatro São João a Companhia Dramática Portuguesa de Romualdo de Figueiredo com o drama em 3 atos “Dor Suprema” e a farsa em um ato “Comédia e Tragédia”. ( O Norte).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté reunida sob a Presidência do Dr. Pedro Costa e com a presença dos vereadores Antônio Valente da Silva, Raphael Ferreira Braga, João Bonifácio de Moura Sobrinho, Pedro Pereira de Barros, Gastão da Câmara Leal (Prefeito) e Bernardo Ambrogi recebe ofício da Diretoria da Estatística Demógrafo-Sanitária do Estado, pedindo providências no sentido de ser feito o recenseamento da população do município. (O Norte).

 

1939   Divulga-se a notícia de que um grupo de intelectuais taubateanos escreveu uma revista teatral de costumes locais, intitulada “Tabaetê. . . daqui” com lindas músicas e apologia do operário cristão que brevemente será levada à cena pelo elenco do Circo-Teatro Romano prestes a chegar a Taubaté e cujo diretor visi-tou a redação de “O Lábaro”. (O Lábaro).

 

1940   Morre em Diamantina o Pe. José Carolino de Menezes aos 74 anos de idade, poeta, jornalista e professor. Lecionou latim no Seminário Episcopal e Ginásio Diocesano de Taubaté, sendo autor do hino de férias deste último estabelecimento; usava o pseudônimo J. Patativo. Foi sepultado em caixão por ele mesmo construído há 10 anos no fundo do qual foi depositando terra das diversas fregue-sias de que foi Vigário. (O Momento).

 

1945   Realizam-se em Taubaté as solenidades de posse, no cargo de Prefeito Municipal, do Dr. Antônio de Oliveira Costa, designado pelo Interventor Federal em São Paulo, Dr. Fernan-do Costa. (Nossa Terra).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *