1 de julho de…

0
Share

1617   Toma posse do cargo de capitão-mor de São Vicente, Gonçalo Correia de Sá, nomeado por provisão de 4 de fevereiro, do Governador-Geral D. Luiz de Souza. Era filho de Salvador Correia de Sá, o Velho. (Revista do Arquivo, p. 66).

 

1780   O Alferes Antônio Moreira Portes presta juramento e toma posse do cargo de almotacel para o qual foi nomeado pela Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, juntamente com Jacinto Antônio Carmo, cuja posse fica adiada por não ter comparecido à vereança. (Atas I – 26).

 

1876   Os representantes do comércio de Taubaté, diante da extinção da quitanda aos domingos, conseguida pelo missionário capuchinho Frei Caetano de Messina, aprovada pela Câmara Municipal, saem às ruas, com banda de música, foguetes e vivas, saudando os vereadores, mas a Câmara recebe sugestão do Presidente Dr. Francisco de Paula Toledo, secundado pelo vereador Assis Dias, no sentido de determinar o fechamento também do comércio às 10 horas aos domingos. Na reunião seguinte decide-se pelo fechamento ao meio-dia (A Imprensa de Taubaté de 2/7 e Atas, IV, 240/I). É sábado, quando há a primeira quitanda desse dia. A “Imprensa de Taubaté”  refere-se à “Lei do ano passado” sobre o fechamento do comércio aos domingos, da qual pede o cumprimento. Frei Caetano aparece na quitanda (l.a num sábado) e é festejado com aclamações, vivas e foguetes. Já havia lei municipal nesse sentido desde 28 de dezembro de 1874, aprovada pela Assembléia Provincial, e promulgada pelo Presidente da Província. (A Imprensa de Taubaté, de 09/07/1876 e Atas da Câmara, tomo IV, p. 202).

 

1883   Inaugura-se em Taubaté o Hotel da Estação, de propriedade do Sr. Joaquim Vicente d’Andrade. No mesmo local funcionou antes o Hotel dos Viajantes de sociedade com o Sr. Francisco Manoel Reisenberger que se retirou. Passando a morar no Hotel (prédio de sua propriedade) o Sr. Joaquim oferece para alugar o seu prédio também da Rua Marquês do Herval de onde se mudou, que tanto serve para família de tratamento como para montagem de padaria. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Rev.o Pe José Marcondes Homem de Mello é nomeado coadjutor da Paróquia de Taubaté. (Gazeta de Taubaté de 1.º). Nasceu em Pinda a 13/9/1860, filho do c.el Benedito Marcondes Homem de Mello e de D. Maria Pureza M. de Mello. Estudou no Colégio Caraça em Minas Gerais e no Seminário Episcopal de São Paulo. Ordenou-se a 11 de março de 1883 por D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. Foi coadjutor de Taubaté por 6 meses. A 27/12/1883 foi nomeado Vigário de São Roque, removido para Nossa Senhora da Conceição do Cruzeiro, onde ficou até 1888 quando a 10 de julho passou a Vigário de São Bom Jesus do Brás. Em 30/11/1895 foi nomeado Cônego Catedrático da Sé por D. Joaquim Arcoverde. Em 29/7/1900 concedeu-lhe Leão XIII as honras de Monsenhor com a medalha Pro Ecleisia e Pontifice. Em fevereiro de 1905 foi eleito Bispo do Pará, cargo vago com a renúncia de D. Francisco do Rego Maia. A 29 de junho de 1906 foi sagrado arcebispo. Sobreviveu de volta de Roma ao naufrágio do navio Sírio em que pereceu D. José de Camargo Barros, bispo de São Paulo a quem sucedeu D. Duarte Leopoldo e Silva. Renun-ciou ao arcebispado do Pará e foi nomeado bispo de São Carlos do Pinhal. (Pinda 250 anos – Athayde Marcondes, p. 291).

 

1883   Percorre as ruas da cidade dizendo-se doida ou tida por doida a popular Ignez Souty, dando escândalos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Durante o mês de junho, dos 58 alunos matriculados na 1.ª cadeira do prof. Antônio José Garcia, foram freqüentes 28 alunos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Encontra-se preso por ordem do juiz municipal o escravo Jeremias, matador de Léon Heller, bem como o escravo Simeão, por andar fugido.

 

1884   Inaugura-se em Tremembé o “Hotel de Tremembé” de propriedade do Sr. José Mariano de Paula & Cia  à Rua da Glória. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   À Rua Marquês do Herval, canto da Rua São José (em frente à cadeia) o Sr. Manoel José Pereira Guimarães inaugura o Hotel do Comércio com café à mineira e pensionistas a 30$000 por mês na 1.ª mesa e 20$000 na 2.ª mesa. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, 2.º juiz de paz da paróquia de Taubaté, no impedimento do 1.º presidente da Junta Paroquial avisa que a 1.º de agosto próximo se reunirá a Junta Paroquial para proceder ao alistamento dos cidadãos da paróquia aptos para o serviço do exército e da armada, nas condições do art. 9.º, § 1.º do Regulamento aprovado pelo Dec. 5881 de 27/2/1875. A reunião será feita no corpo da Igreja Matriz durante 10 dias consecutivos das 9h da manhã às 3h da tarde quando os interessados deverão apresentar esclarecimentos e reclamações a bem da verdade e orientação da Junta Revisora que há de apurar esse alistamento. Escrivão: José Maximiano de Carvalho. (O edital é afixado na porta da Igreja Matriz e publicado na Imprensa). (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Realizam-se em Taubaté eleições para vereadores e juízes de paz cujo resultado será  apurado dia 12. (Gazeta de Taubaté).

Elegem-se apenas oito vereadores permanecendo uma vaga para a qual se candidatam os Srs. Francisco José Monteiro e Dr. José Pereira Cursino e cujas eleições em 2.º escrutínio se realizarão a 1.º/8 próximo. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O Sr. João Baptista Moreira, nomeado professor substituto da 2.a cadeira de Taubaté pelo Presidente da Província abre sua escola à Rua Dr. Winther. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, 1.º juiz de paz da paróquia avisa que a 1.º de agosto se reunirá a Junta de Alistamento da paróquia no consistório da Igreja Matriz, durante 10 dias, para escolha dos cidadãos no caso de servirem ao Exército e à Armada. Escrivão do subdelegado servindo de escrivão do juízo de paz: Francisco das Chagas Monteiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   A Corporação Musical Philarmônica Taubateense realiza concerto no Largo da Matriz. (Gazeta de Taubaté).

 

1893   Inaugura-se em Taubaté o Serviço de Abastecimento de Água, a cargo da Cia Norte de São Paulo, de que é presidente o Dr. José Francisco Monteiro, e gerente o Dr. Fernando de Mattos, organizada por 50 anos, inclusive para negociar imóveis, materiais de construção e empreitar obras públicas, etc. (Diário de Taubaté de 24/06/1898).

 

1904   Tendo se demitido em junho o Sr. José Mariano de Paula, do cargo de zelador do Cemitério de Tremembé, está no exercício do cargo o Sr. Antônio Abreu, coveiro, designado pela Câmara Municipal de Taubaté. (Jornal de Taubaté, 17/01/1905 relatório do Intendente).

 

1905   O Colégio Carlos Reis, à Rua Dr. Emílio Winther, n.o 62, sob a direção do prof. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, reabre suas aulas do 2.o semestre, reduzindo os preços para 15$000 o curso primário e 50$000 o secundário, por trimestre, devido a reclama-ções e à crise geral. O diretor-geral é o Dr. Fernando de Mattos. O Dr. Quirino é diretor de ensino. As aulas vão das 8h da manhã às 3 e meia da tarde. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Às 18h. realiza-se reunião do Sport Club Taubateense para aprovação de contas e eleição da diretoria. Secretário Interino: Salva-dor Braz Curtu. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Durante o mês de junho foram abatidas no matadouro local 147 rezes e 289 suínos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Está concluído o alargamento da bitola da E. F. Central desta cidade à estação de Eugênio de Mello numa extensão de 31km e 608m que deve ser brevemente inaugurado pelo diretor da Central Sr. Osório de Almeida. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A venda de selos na agência postal local em junho importou em 1:392$300. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Bispo Rodovalho está a Chapelaria de Henrique Ruiz. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Marquês do Herval, 163 está o gabinete dentário do Sr. Borges de Soveral. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Largo da Matriz n.º 5-A está a alfaiataria “A Elegância de Paris” do Sr. Narciso Borgiani que trabalha em casemiras para senhoras. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Carneiro de Souza, 30, está a alfaiataria do Sr. Tito Milantoni, que se mudou da Rua Visconde do Rio Branco. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Dr. Winther, está o atelier Fotográfico do Sr. Antônio Serra – retratos a 5$000 a dúzia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Às 19h em 2.ª convocação realiza-se assembléia geral dos sócios do Sport Club Taubateense sob a presidência do Dr. José Aristides Monteiro. Foi eleita a seguinte direto-ria: Presidente, Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães; Vice, José Eugênio de Azevedo; Tesoureiro, Jayme Tyndall; 1.º Secretário, Luiz Bocco; 2.º Secretário, Francisco Braz Lopes Guimarães. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Club Musical Recreativo inicia suas aulas com 18 alunos. (Jornal de Taubaté).

 

1906   A Empresa de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé  avisa  que de hoje em diante a passagem custará 800 réis. O trem do meio-dia correrá às terças, quintas e sábados até dia 15 e daí por diante diariamente, até depois da Festa do Bom Jesus. (O Norte).

 

1906   Com o acendimento de mais cinco combusto-res de gás nos “tabuleiros” do largo da Matriz, inaugura-se esse aumento de iluminação nes-se logradouro público central. (O Norte).

 

1906   Funda-se aqui o Taubaté Foot-Ball Club, com a seguinte diretoria provisória: presidente, José Ferreira de Almeida Júnior; vice-presidente, Múcio Costa; 1.o secretário, Daniel Rachou; 2.o secretário, Carlos de Toledo; tesoureiro, Cesarino Natividade; capitão, Anacleto Pereira e instrutor, Arnaldo Pereira. A inauguração oficial  se dará a 15 do corrente por ocasião do jogo de desempate com o Atlético de Pindamonhangaba, no campo do Velódromo Taubateense. O jogo foi no Velódromo de Pinda (o 1.º do empate de 2 x 2) e não jogou o time escalado, mas o seguinte: Benedito – Múcio, e Rachou – Arnaldo, Cazuza, Raphael – Juvenal, Cezarino e Castro, apenas 9 elementos. O goleiro Areão acidentado não seguiu e nem Lafayete que viajou para São José dos Campos. Apitou o encontro o “referee” Dantas da Gama, Acadêmico de Direito. (O Norte).

 

1906   O primeiro time do Sport Club Taubateense enfrenta o do Atlético de Pindamonhangaba com a seguinte escalação: Areão, Múcio, J. Benedito e Cesarino, Arnaldo, Manuel, Cazu-za, Rchmond, Juvenal, Taylor e Carrinho. Houve empate. Esse club cogita de arrendar o Velódromo Taubateense para os seus encon-tros (id.), onde tentarão desempate no dia 15/07/1906. (O Norte).

 

1906   De volta a Lorena, onde exerce o cargo de di-retor do Grupo Escolar, despede-se o Prof. Jo-ão Penna, aqui homenageado. (O Norte).

 

1906   Reabre-se no largo da Estação sob a direção do Sr. Norberto Soares Barbosa o estabeleci-mento ali fundado pelo Sr. Manoel Peres, de-nominado Recreio de Taubaté. (O Norte).

 

1906   No Club Musical Recreativo desta cidade, que teve seu estandarte benzido no dia 23, na capela de Nossa Senhora da Guia, em Tremembé, reúnem-se várias moças com o intuito de aqui fundarem uma associação feminina. (O Norte).

 

1912   Morre em Taubaté, no Seminário Diocesano, com apenas 27 anos de idade, o clérigo Sebastião de Barros, natural de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Era professor do Colégio Diocesano, onde lecionava várias matérias. (O Lábaro).

 

1912   O Sr. Ignácio Marcondes César, erudito pes-quisador da história do Vale do Paraíba, especialmente de Taubaté, funda em São Luís do Paraitinga, com Benedito de Souza Pinto, a Escola Noturna para Adultos São Vicente de Paulo. (O Lábaro).

 

1914   Reabrem-se as aulas do Liceu de Artes e Ofí-cios da Associação Artística e Literária de Tau-baté, com oficinas de sapateiro, alfaiate e as do Centro dos Operários Católicos. (O Norte).

 

1914   O deputado federal paulista pelo nosso distrito, Dr. Côn. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro se pronuncia contra a pretendida redução dos vencimentos dos funcionários públicos federais. (O Norte).

 

1914   Assume o exercício do cargo de juiz de paz do distrito de Taubaté o Capitão Antônio José Ro-drigues da Silva, 3.º Suplente. (O Norte).

 

1914   Entra em vigor Resolução da Câmara Munici-pal de Taubaté proibindo a venda, em qual-quer açougue da cidade ou do mercado, de carne e toucinho salgados, devendo as sobras ser recolhidas ao Galpão do Matadouro de Suínos para salga e exportação. (O Norte).

 

1918   Inaugura-se em Taubaté, à Rua Marquês do Herval o novo Centro Telefônico da Compa-nhia Telefônica Bragantina. (O Norte).

 

1933   Com um festival lítero-musical realiza-se a posse da nova diretoria da União de Moços Católicos de Taubaté com uma palestra do Dr. Félix Guisard Filho sobre o tema “Os primitivos habitadores das terras de Taubaté”. (O Lábaro).

 

1935   Realiza-se na Catedral de Taubaté, sob consternação geral, o solene sepultamento de D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, seu 1.º e venerando Bispo. (249).

 

1939   Recebe o hábito de noviça das Irmãs de São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba, a taubateana Ruth S. Barbosa, irmã do então seminarista da Diocese de Cafelândia, José Silveira Barbosa. (O Lábaro).

 

1940   No Convento das Irmãs de São Vicente de Paulo, em  Pindamonhangaba, fez seu primeiro voto de religiosa a Irmã Maria Perpétua do Menino Jesus, filha do Sr. Francisco de Salles Barbosa e de D. Maria de Salles Barbosa. (O Lábaro).

 

1940   A Cooperativa de Laticínios de Taubaté inicia seu funcionamento autônomo reunindo a maioria dos criadores e vendedores de leite do município. (O Momento).

 

1941   Iniciam-se as aulas do recém-fundado Conservatório Municipal de Taubaté com sede na Sociedade Taubaté de Ensino à frente do qual se encontram os professores: Artur Vieira, Escolástica Vieira, Waldemar de Souza Lima, Nicota Vieira, João C. Luchesi, Maria Conceição Pereira de Matos, Ovídio Tristão de Lima, Zilda Valente Costa e Geraldo Tristão de Lima. (O Momento).

 

1948   Às 20h no salão “Dr. Clemente Ferreira” do Preventório Félix Guisard, com a presença de autoridades, vereadores, imprensa, realiza-se reunião para cuidar da criação em Taubaté de um abrigo para menores desamparados. O plano de assistência social municipal está confiado ao Dr. José Ortiz Monteiro Pato, no governo do Dr. José Luiz de Almeida Soares. Participam dos debates os Srs. Dr. Virgílio Lopes da Silva, Dr. Félix Guisard Filho, prof. Octacílio Carvalho de Paula, prof. Ulysses Pereira Bueno, prof. Geraldo da Silva Passos e Waldemar Duarte. Decide-se criar uma Casa de Triagem cuja administração o Conselho Diretor resolveria. Conselho Diretor, Dr. Juiz de Direito, Dr. Promotor Público, Dr. Prefeito Municipal e um representante de obra social. O Prefeito se prontifica a conseguir local para construção. (Taubaté Jornal).

 

1949   Sai à luz em São Paulo o 1.º número da “Folha da Tarde”, depois “Folha de São Paulo”. (Folhas p.1).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *