29 de junho de…

0
Share

1698   O bandeirante taubateano Antônio Dias avista o Itacolomi e funda o povoado de Ouro Preto, em companhia do P.e João de Faria Fialho. (O Norte de 5.7.1918).

 

1784   O Dr. Domingos Marcelino de Assunção toma posse do cargo de principal Juiz de Medições da vila de Taubaté. (Atas I, 118)

 

18….    Nasce, em Taubaté, o Sr. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa.

 

1843   Nasce, em Lorena, o estadista Pedro Vicente de Azevedo. Morreu no Guarujá a 5 julho de 1912. (Folhas).

 

1878   Morre, em Viena da Áustria, o Ministro do Brasil, Francisco Adolfo de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro, autor da “História Geral do Brasil” e muitas outras obras. Nascera em Ipanema, perto de Sorocaba, a 17 de fev. de 1816. (R. Br. ef. 304).

 

1878   Morre, em Vienna, o notável historiador Visconde Porto Seguro, Francisco Adolpho de Varnhagen. (O Popular).

 

1883   Morre, em Taubaté, o prof. Luiz Marques da Silva, musicista e professor. Morreu repen-tinamente pois dia 28 ainda prestou serviços artísticos à corporação musical Princesa Imperial. A corporação musical Philarmônica Taubateense manda celebrar missa de 7º dia no dia 6 de julho. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O governo do Estado fixa em $480 réis a diária para sustento, vestuário e curativo dos presos pobres recolhidos à cadeia de Taubaté, durante o 2.º semestre de 1890. (Jornal do Povo).

 

1890   Às 7 horas e 30 minutos na sala de cultos da Igreja Metodista à Rua XV de Novembro, 37 realiza-se conferência religiosa pelo Rev. J. L. Kennedy. À noite o tema é “Culto à Virgem Maria”. Entrada Franca. (Jornal do Povo).

 

1895   Esgotado pelo muito de energia que lhe exigiram as condições em que assumiu a Presidência da República a 23/11/1891, na qualidade de vice-presidente com a renúncia do Mal. Deodoro da Fonseca, morre o Mal. Floriano Peixoto, considerado o restaurador da Constituição e consolidador da República. (O Norte de 28/06/1914 e História do Brasil – Pedro Calmon – p. 1989).

 

1895   Prosseguem no bairro da Areão as tradicionais festas de Santo Antônio dos Pobres de que são festeiros este ano os srs. Antônio Felício de Moura e D. Maria José Vianna Ribeiro. Alvorada com a banda de música que percorre as ruas da cidade. Às 17 h. se faz o levantamento de mastro saindo a bandeira da casa de residência do Alferes Tertuliano Pereira da Costa acompanhada da banda de música “Lyra Taubateana” do prof. José Benedito. Segue-se ladainha solene e leilão de prendas. Há pau-de-sebo com atraente importância. (O Popular).

 

1895   Às 15 h. efetua-se processionalmente a transladação de imagens de São Francisco de Assis, Santa Clara, São Benedito e São Joaquim da Igreja do Convento para a Igreja Matriz onde se vai realizar a benção solene da nova imagem em tamanho natural, adquirida na Itália pelos Capuchinhos, que se achava em exposição na residência do capitão João de Mattos e que será levada em imponente procissão ao Convento de Santa Clara. (O Popular).

 

1895   À entrada da procissão de que participam cerca de 4 mil pessoas, em palanque armado em frente ao Convento, pregam o vigário da paróquia e Frei Luiz, superior do Convento a que segue Te-Deum e benção do Santíssimo. (O Popular).

 

1895   Noites rigorosamente frias, descendo o termômetro a 8º. (O Popular).

 

1895   Encontra-se na cidade o taubateano Dr. José Ricardo Moreira de Barros, fazendeiro no oeste. (O Popular).

 

1895   O Club Taubateense realiza sarau dançante. (O Popular).

 

1895   Recém-chegado da Europa, onde foi se restabelecer, encontra-se novamente em Taubaté o negociante Domingos José de Carvalho. (O Popular).

 

1898   Em salão da residência do cel. João Alves Moura, empresário dos  Carris Urbanos de Taubaté, realiza-se o concerto vocal e instrumental do veterano artista cego Giovanni Scolari. Bondes grátis conduzirão os interessados do centro da cidade à Rua Dr. Emílio Winther, depois do Largo da Forca (Praça Santa Teresinha) hoje Vila C.T.I., onde já funcionou o grupo escolar Dom Pereira de Barros. (Diário de Taubaté).

 

1908   Funda-se, em Taubaté, a Associação de Nossa Senhora da Boa Morte para socorro aos seus irmãos necessitados. (O Lábaro).

 

1910   A bordo do “Araguaya” parte, para a Europa, o deputado federal Cônego Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro que é cumprimentado pelo Cap. Arthur Godoy, ajudante de ordens do c.el Fernando Prestes, Governador do Estado. (O Norte).

 

1912   O monge beneditino D. Bernardo Slecker recebe das mãos de D. Epaminondas, na Catedral de Taubaté, as sagradas ordens do diaconato. (O Lábaro).

 

1933   O Rev.do P.e Oswaldo Gemmi Chéster celebra sua 1.ª missa no Santuário de Santa Teresinha. Ordenou-se em Bragança, tendo feito seus estudos no Seminário Diocesano Taubaté.

O Padre Chéster nasceu em Taubaté a 06/02/1911, filho de Victório Chéster e de D. Maria Gemmi Chéster. Foi ordenado sacerdote em Bragança por D. José Maurício da Rocha a 25 de junho de 1933 com dispensa de 20 meses de idade concedida pela Santa Sé. (O Lábaro).

 

1935   Morre, no Rio de Janeiro, cercado por uma coroa de oito padres amigos, o saudoso e inesquecível 1.º Bispo de Taubaté, D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva. (D. Epaminondas – Pe. Ascânio, pág. 5)

 

1940   O sr. Álvaro Marcondes de Matos, Prefeito Municipal de Taubaté, assina decreto lei n.º 14 declarando de utilidade pública para fins de desapropriação uma área de terreno com 10.899 m2 no Alto de São João na esquina da rua Augusta e Imaculada Conceição para instalação de um reservatório para o abastecimento de água. (O Momento).

 

1940   Decreto lei n. 15 assinado pela mesma autoridade retira do uso comum do povo e reverte ao patrimônio municipal área de 5.100 m2 da Pça. Com. Costa Guimarães para construção do Grupo Escolar “Dom Pereira de Barros”. (O Momento)

 

1945   Funda-se em Taubaté o Unidos Club do Bairro de Santa Luzia, por obra do esportista Sr. José Waldomiro Ribeiro com a colaboração de Paulo Cunha, Mário Vital e outros. A organização deu-se em virtude do desapa-recimento do Bandeirantes. O S. Cristóvão que o sucedeu transferiu sua sede para a cidade e o bairro ficou sem club. Em 1949 era a seguinte diretoria: Presidente: Irineu Naressi; Vice-Presidente: Benedito Cândido; 1.º secretário: José Ragazini; 2.º secretário: Argemiro Sandro; 1.º tesoureiro: Maurício Soares; 2.º tesoureiro: Ranulfo Corrêa Santos e diretor esportivo: José Waldomiro Ribeiro. Realiza reuniões às segundas e quartas-feiras, com 90 sócios e sede à rua Eng. Fernando de Mattos, n. 892. A Pça. de Esportes na rua S. Cristóvão era considerada própria pois pertencia a um dos associados que cedeu sem nenhuma retribuição. Disputava então a 2.ª divisão. Possuía 4 troféus, entre eles, a Taça “Ernesto Pereira”, oferecida pelo Café Vitória em torneio beneficente patrocinado pelo São Paulo F. C. e com a vitória sobre a C. A. Ipiranga. Salientava-se entre os jogadores do quadro o trio final formado por Cuzaro, Rolim e Dedão e com a revelação do garoto Bandeira. (Taubaté Jornal de 29 de maio 1949).

 

1958    O Brasil sagra-se, na Suécia, Campeão Mundial de Futebol. (Fls.)

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *