26 de junho de…

0
Share

1828   D. Escolástica Maria de Jesus é provida no cargo de Mestra de Meninas da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, a primeira nomeação que se faz para a nossa cidade, após a promulgação da lei de 15 de outubro de 1827 que oficializou a instrução primária no Brasil. (O Momento de 17/08/1941).

 

1876   Tendo pregado ontem perante vários milhares de pessoas, Frei Caetano de Messina consegue hoje o comparecimento de cerca de 700 homens com enxadas para o nivelamento do terreno em frente ao Convento e 400 mulheres para carregar terra. Aos trabalhadores manda dar alimento no Hotel Leitão. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Morre, em Taubaté, o abastado fazendeiro José Gabriel Monteiro, nascido em 1839. Foi comerciante agricultor, proprietário da Fazen-da Cataguá. Um dos construtores da Igreja do Rosário (obras iniciadas em 1862 quando a capela, ali existente, construída entre 1700 e 1705 construída pela Irmandade de N. Sra. dos Homens Pretos, ameaçava cair) e do Teatro São João em 1876. Foi sócio da firma “Monteiro & Varella” com seus irmãos José Félix e José Rodolpho e major Augusto Varella, em comércio de ferragens, fazendas, secos e molhados. (Gazeta de Taubaté de 28 e VELHOS TRONCOS do Dr. J. B. Ortiz Monteiro, pág. 214 que dá a morte no dia 25. Vide aí mais dados, casamento, etc.).

 

1886   Morre, em Taubaté, o Sr. Francisco Gomes de Araújo. (O Liberal Taubateano de 28 de junho de 1888 – missa 2.º aniversário).

 

1888   Assume o cargo de juiz de paz de Taubaté o cidadão Joaquim Vieira de Moura, 4.º suplente. Escrivão: Francisco das Chagas Monteiro. (O Liberal Taubateano).

 

1887   O Club Bilontra Carnavalesco realiza partida dançante nos vastos salões do Club Concór-dia, no antigo Grande Hotel que foram aluga-dos para isso. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Assume o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté o Sr. Alferes Manoel Alves Moreira da Costa, 1.º suplente. Escrivão: Francisco das Chagas Monteiro. (O Liberal Taubateano).

 

1890   O Sr. João Antônio da Fonseca Lima é nomeado Inspetor de Quarteirão do bairro de Tremembé. (Jornal do Povo).

 

1890   Morre, em Taubaté, D. Maria Benedita Ramos Fernandes, esposa do Sr. Manoel José Fernandes, com 26 anos. Tendo falecido com 95 anos é sepultada D. Maria Rodrigues dos Santos. (Jornal do Povo).

 

1895   No estabelecimento denominado “Globo de Cristal” em Taubaté acha-se exposta imagem de São Benedito oferecida pelo Sr. Manoel Leite da Costa à Capela de Nossa Senhora Aparecida, recentemente inaugurada no Núcleo Colonial de Quiririm, obra do Sr. Benedito Pires de Camargo. Para onde irá dia 15. (O Popular).

 

1895   O Sr. Manoel Vieira da Silva, professor da Escola do Bairro do Pinhão, em Taubaté, obtém 60 dias de licença. (O Popular). (Nota: parece que é bairro perto de Quiririm).

 

1895   Encontra-se em Taubaté o progenitor do Sr. Gaspar Falco, artista, fotógrafo e professor de desenho e pintura, vindo da Argélia. (O Popular).

 

1895   O Club Taubateense põe à disposição dos sócios lista de assinaturas para o 5.º sarau dançante que fará realizar dia 29 próximo. (O Popular).

 

1895   Na residência do capitão João de Mattos (um chalé então existente bem em frente à Rua Cônego Almeida e que foi demolido para prolongamento dessa rua até a rua Newton Câmara Leal Barros, antiga rua do Comércio), na rua do Patrício, hoje Dr. Silva Barros, acha-se exposta imagem em tamanho natural do Imaculado Coração de Maria, recém-chegada da Itália, esculpida em Groden Tirol por Franz Tavella, com o produto de esmolas oferecidas por fiéis da cidade e destinada ao Convento de Santa Clara para onde será levada em procissão que percorrerá as ruas de Taubaté no próximo domingo dia 29. (O Popular).

 

1897   Realizam-se, em Taubaté, as eleições para preenchimento da vaga de Senador ocorrida com a renúncia do Dr. José Alves de Cerqueira César a que se candidata o Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves e a que comparecem 1107 eleitores. (Diário de Taubaté).

 

1901   No estabelecimento comercial do Largo da Matriz, conhecido por “High-Life”  acha-se exposta planta feita pelo desenhista J. Vicente para as obras de reforma do frontespício de nossa Igreja Matriz que o vigário Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro pretende empreender com a eliminação da “cachorrada” que tanto enfeia o templo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Abre-se no Grupo Musical Recreativo de Taubaté a matrícula aos interessados em aulas de música que serão ministradas gratuitamente sob direção do maestro Antônio Penzo e do Ten. Assis Camargo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Aparece em Taubaté o 1.º número de “O Luctador” sob a direção do Sr. Américo Mascate chefe do destacamento policial e genro do falecido c.el João Afonso Vieira. O jornal pretende circular largamente em Taubaté e Guaratinguetá. (O Norte).

 

1906   O Dr. João Chaves, Inspetor Sanitário deste distrito, como medida preventiva, aplica 10 injeções de serum anti-diftérico em pessoas que no Hospital do Isolamento no Bairro da Estiva estão em contacto com doentes ali internados. (O Norte).

 

1910   Realizam-se, no Convento de Santa Clara, imponentes festividades em honra de São Luís, padroeiro da Venerável Ordem Terceira da Penitência com missa de manhã e procissão à tarde que percorre as ruas Santo Aleixo (Dr. Câmara), Correa, Travessa Rafael, Praça Mons. Silva Barros, ruas Santa Isabel (c.el Augusto Monteiro), 15 de Novembro e Santo Aleixo. (O Norte).

 

1912   Morre, em São Paulo, o c.el Luciano José de Almeida Vallim, com 56 anos de idade, natural de Bananal, Barão de Almeida Valim que por algum tempo residiu em Taubaté. (Federação).

 

1914   Em ofício ao ten. c.el José Pedro Malhado Rosa, coletor estadual, o Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, indica o ten. c.el Antônio Marcondes de Moura, coletor federal, para terceiro árbitro na avaliação dos imóveis estaduais de Taubaté cuja relação foi pedida pelo governo. (O Norte).

 

1914   Um grupo de jovens taubateanos funda uma sociedade com o nome de “Club Recreativo” com a seguinte diretoria: Presidente, Aníbal Pisciotta; Vice, Philipe Pisciota; Tesoureiro, Aristides de Oliveira Patrício; 1.º Secretário, Francisco Costa; 2.º Secretário, Antônio Caneca; Conselho Fiscal, Francisco Fernan-des Dias, Horácio de Carvalho Freitas, Jorge Reis, Manoel Antônio de Abreu, João Lopes e Bernardo Manara. (O Norte).

 

1914   Morre, em Taubaté, o Sr. Antônio Matheus Filho, comerciante na praça, filho do Sr. Antônio Matheus. (O Norte).

 

1914   Atendendo desejo do Dr. Wenceslau Braz, Presidente eleito da República, que pretende ouvi-lo, parte para Itajubá Mons. Miguel Martins da Silva, a convite do bispo de Pouso Alegre D. Antônio de Assis, onde vai pregar. Não pôde assim atender o honroso convite do Reitor do Colégio de Itu para pregar nas festas que ali se vão realizar. (O Norte).

 

1914   O proprietário do Hotel Lino é o Sr. José Teixeira Cabral. (O Norte).

 

1914   Morre, em Taubaté, D. Maria Francisca Teixeira Pinto (Sr.ta) filha do Sr. Seraphim Teixeira Pinto e irmã dos Senhores José Francisco e Pedro Teixeira Pinto. A Philharmônica Taubateense acompanhou o enterro até a Boa Vista. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento do Comendador José Pereira da R. Paranhos (a família agradece o comparecimento à missa de 7.º dia que já se deu. Não vi outra notícia mais precisa). (O Norte).

 

1933   Morre, em Taubaté, D. Petronilha Chiaradia Ambrogi, virtuosa esposa do  ilustre poeta e escritor Prof. Cesídio Ambrogi. Fora presidente do Apostolado da Oração em Taubaté e muito filantrópica. (O Lábaro).

 

1945   Morre, em Taubaté, a Ex.ma Sr.a D. Georgina de Barros Pereira pertencente a distinta família. (Nossa Terra).

 

1949   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. José Luiz  de Almeida Soares, recebe telegrama do Dr. Caio Dias Baptista, secretário da Viação do Estado no governo do Dr. Ademar de Barros, informando que ainda este ano serão iniciados os trabalhos de construção da Ponte de Quiririm sobre o rio Paraíba cuja travessia vem sendo feita precariamente à balsa. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento em Rincão, aos 79 anos de idade, do ilustre taubateano sr. Joa-quim Vieira de Moura, amigo de sua terra, de sua gente, historiador e tradicionalista, progenitor do Sr. Joaquim Vieira de Moura Filho, atual prefeito daquela cidade (Rincão) e do Sr. Bento de Moura Almeida. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *