17 de junho de…

0
Share

1581   Falece na Bahia o governador-geral Lourenço da Veiga. (Rio Branco, p. 287).

 

1793   É nomeado D. Mateus de Abreu Pereira, 4.º bispo de São Paulo. (Folhas).

 

1831   Em substituição à Regência Provisória que governava desde 7 de abril, toma posse a Regência Permanente então eleita. (Rio Branco, Ef. p. 288).

 

1852   A lei provincial n.º 11 integra Lorena na Comarca de Guaratinguetá.

 

1876   Em São José do Paraíso, morre o Sr. Luiz Pinto da Costa Saraiva, português, genro do taubateano Sr. José Soares de Carvalho Nogueira. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   É domingo. Às 20h30min. há espetáculo no Teatro São João em benefício dos artistas José Francisco e João José Lopes. Inicia-se com peça executada pela Philarmônica Tauba-teense. Segue-se o drama “Anjo do Sacrifício” em 3 atos e de que participam: João José Lopes, João Batista, José Francisco, Galvão. D. Maria Justina, D. Maria T. Marcondes e Pedro Peixoto. Ao fim a comédia “As Atribulações de um Estudante”. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Noticia-se o falecimento há mais de uma semana, do major João Ferreira de Abreu (ao que parece casado com D. Maria Rosa de Mattos) deixando filhos, irmãos e cunhados. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Domingos Valente oferece ao Club Literário de Taubaté 13 volumes e o Dr. Crês-cêncio Costa 6 volumes e a Revista Marítima 2 números. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A revista Thabor noticia a extinção dos “mestres de capelas” da diocese para por termo a dissenções que não poucas vezes surgiam entre corporações musicais. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O Sr. Francisco Moreira Martins anuncia à venda 500 alqueires de sua fazenda de 600 alqueires (70 herdados de seu pai e 530 comprados dos demais herdeiros) no município de Taubaté na divisa com Buquira, com água para tocar maquinismo, livre de geada, matas virgens e capoeirões de18 a 29 anos, livre de saúvas, diversas madeiras de lei, próxima de Caçapava e légua e meia de Buquira hoje muito florescente, com um ótimo mercado. Fica nas vizinhanças das fazendas do Visconde do Tremembé, do Barão de Mossoró e José Pereira da Silva. Tem 14 alqueires de pasto para criar, contíguo a bonito capitingal, cafezal e grande variedade de caças e rio abundante de peixe, extensas várzeas, lugar muito sadio, povo muito dócil, e ponto para negócio de balcão. Procurá-lo à rua Marquês do Herval, 184. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. Mariano Gomes anuncia a sua Empresa Fúnebre. (O Liberal Taubateense).

 

1895   Inaugura-se a estação de Pedro Leopoldo na Central do Brasil. (Jornal de Taubaté de 17  de  junho de 1905).

 

1897   A Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateense, fundada a 1.º de janeiro, faz realizar a 1.ª corrida cotejo: no recém-construído Prado do Areão no caminho do Tremembé e que começará logo depois da chegada do bonde que parte de Taubaté ao meio-dia. Para o regresso às 3 e meia em ponto haverá um bonde especial. Foram juízes de partida os Srs. Hermínio Coimbra e Octaviano Andrade. (Diário de Taubaté).

 

1905   O sacerdote taubateano Rev.do P.e Antônio Firmino Vieira de Araújo é nomeado vigário da  paroquia de Paraibuna. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Serafim de Oliveira Neves é o Inspetor Escolar em Taubaté recém-nomeado. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre repentinamente pela manhã o Sr. ten. c.el Francisco Vieira de Almeida Cabral pai do Sr. Virgílio Cabral e tio do ten. Arthur Vieira (maestro). (Jornal de Taubaté).

 

1910   Em visita de Inspeção chega a Taubaté o 1.º Delegado Auxiliar de São Paulo, Dr. Augusto Leite, representante do Dr. Washington Luiz, secretário da justiça e chefe da segurança pública que é recebido pelo capitão Prof. João Olympio Theodulo da Silva, delegado de polícia em exercício. (O Norte).

 

1914   O Ministro da Fazenda, Sr. Dr. Rivadavia Correa, assina o título de aposentadoria do Sr. Antônio M. de Salles, carteiro da Agência do Correio de Taubaté (2.ª classe). (O Norte).

 

1914   O Dr. Luiz Guimarães Vieira, 1.º Suplente, assume o exercício do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté em substituição ao Dr. Clóvis de Moraes Barros em gozo de férias. (Norte).

 

1914   No teatrinho “João Caetano” da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté volta a se apresentar o novo Grupo Dramático “João Caetano” da mesma Associação reorganizado com amadores da cidade: Affonso Vieira da Fonseca, Luiz de Moura, Vicente F. Fonseca, Elias de Almeida, Cidro Genovez, Vicente Gnello, D. Francisca M. Gomes e D. Alzira Costa. Vão à cena o drama “Os Vampiros Sociais” e a comédia “Não tem título”. (O Norte).

 

1940   Realizam-se, em Taubaté, as solenidades de inauguração das novas instalações do jornal católico que acaba de montar uma sessão especializada em impressos em geral e constará de bênção pelo Sr. Bispo Diocesano e entronização do Sagrado Coração de Jesus. (O Lábaro).

 

1945   O tenente Mário Cabral de Vasconcelos, residente nesta cidade é agraciado pelo Governo Norte-Americano com medalha de bronze pelos seus feitos em combate como integrante da Força Expedicionária Brasileira na Itália. À entrega solene da condecoração foi feita pelo c.el Paiva de Andrade no Quartel do 2.º Batalhão de Carros de Assalto de Pindamonhangaba. (Nossa Terra).

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *