13 de junho de..

0
Share

(Imagem: Mistau)

 

1682   Toma posse o 1.º bispo do Rio de Janeiro, D. José de Barros Alarcão. (Rio Branco, Ef. p. 281).

 

1763   Nasce, em Santos, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. (Rio Branco, Ef. p. 281).

 

1780   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, reunida em as casas  de  morada do Juiz Presidente, o Capitão Guilherme Moreira Cabral, que se achava molestado, autoriza, através de mandado, o conserto dos caminhos da estrada geral, diante da iminência da vinda do Dr. Corregedor. (Atas I, p. 25).

 

18….    Nasce, em Taubaté, o Sr. Affonso Vieira da Fonseca, ator amador, funcionário da Prefeitura Municipal ainda vivo (o aniversário está registrado no Jornal de Taubaté de 13/06/1905).

 

1870   O Barão de Tremembé, comandante superior da  Guarda Nacional de Taubaté atesta que os oficiais dos batalhões 13 e 43 bem como o corpo de Cavalaria do Município que foram demitidos por não se fardarem no prazo legal, ao contrário, fardaram-se em tempo competente tendo, inclusive, comparecido fardados por ocasião da estada do Conde d’Eu e a senhora D. Isabel nesta cidade a que apresentei a maior parte deles, ocasião em que se achavam em grande uniforme o major Augusto Marcondes Varella e o capitão secretário João Carneiro da Silva Braga, todos fazendeiros ou negociantes abastados e dignos. Relação dos nomes dos oficiais demitidos publicada em O Paulista de 03/07/1870. (O Paulista).

 

1875   Inaugura-se a estrada de ferro de Macaé a Campos, província do Rio de Janeiro. (Rio Branco,  Ef. p. 283).

 

1890   Morre, em Taubaté, o Sr. Fernando Ferreira Vianna, sócio fundador do Club Carmosina Carnavalesco e de que é secretário o Sr. Fernando Magalhães. (Jornal do Povo).

 

1895   No bairro do Areão realiza-se a popular festa de Santo Antônio dos Pobres. (O Popular).

 

1895   Entre 8 e 9 horas da manhã o Sr. Sebastião José de Carvalho que saía em companhia do Sr. José Vilella Cardoso da casa de máquina da linha férrea de Ubatuba (rua das Palmeiras?) é agredido por dois indivíduos que o prostram sem sentidos mediante golpe com cabo de chicote na fronte e a seguir lhe cortam uma das orelhas. Trata-se de vingança política (ao que parece encomendada pelo Dr. Fernando de Mat- tos). A vítima é socorrida em casa pelos Drs. José Francisco Monteiro e Domingos Gonçalves Barata (Nascido em Salvador/BA) e pelo farmacêutico Sr. José Malhado Filho. (O Popular).

 

1897   A convite de Francisco Ignácio de Souza Almeida, organizador da Sociedade  Esportiva Hipódromo Taubateense aqui fundado a 1.º de janeiro último, diver- sos cavalheiros partem para Lorena a fim de observar e assistir às corridas que ali se realizam no prado da vizinha cidade e onde são recebidos pelo presidente Dr. Arnolpho de Azevedo. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre, em Taubaté, o ten. c.el José Bento Marcondes Lobato. (Diário de Taubaté).

 

1901   Reaparece o jornal local “A Mocidade” sob redação do Sr. Arthur Guedes de Abreu. (Jornal de Taubaté).

 

1901    O Sr. Antônio José de Camargo é o Fiscal interino dos Bairros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Inspetor Geral dos correios no Estado, Sr. Domingos Magalhães visita a agência de Taubaté, em serviço. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Pelo “Noturno (trem)” vindo do Rio de Janeiro, chega a Taubaté o Superior Provincial da Ordem  dos Trapistas na França aqui recebido pelo clero e que pelo bon- de a vapor das 7 horas da manhã seguiu para Tremembé com destino à abadia da Maristella. Trata-se de D. João Baptista da Abadia de Sept-Fons. (A Verdade).

 

1910   Morre, na vila de Tremembé, o Sr. Manoel Antônio de Oliveira Colono, repentinamente, surpreendentemente, pois acabara de participar ativamente dos festejos a Santo Antônio, à noite. Era português e um dos primeiros colonos introduzidos no município de Taubaté quando se deu a supressão do tráfico de escravos. (O Norte).

 

1912   Divulga-se a notícia do falecimento do Sr. Francisco de Paula Cunha Mestre, membro da Corporação Musical João do Carmo, de Taubaté. (O Lábaro).

 

1914   Com a celebração de sua 1.ª missa do recém-ordenado  sacerdote taubateano P.e Custódio Bernardo da Silva, inaugura-se a Capela do Seminário Diocesano de Taubaté. Era reitor do Seminário o P.e José Soares Machado. O altar-mor é trabalho do escultor Marino del Fávero com oficinas em São Paulo. A decoração do interior da capela foi feita pelos P.es do Coração de Jesus quando era reitor o P.e Guilherme Theneick. A capela tem 7 altares.

Funda-se, no Seminário Diocesano de Taubaté pelo Mons. José Soares Machado, o Grêmio Literário P.e Antônio Vieira, com os seus estatutos aprovados pelo nosso 1.º bispo diocesano, D. Epaminondas Nunes de Ávila e Silva. (O Lábaro de 07/01/1934 e 11/06/1939).

 

1914   Na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, o Sr. Henrique de Macedo, orador e advogado de São Paulo, profere conferência sobre o tema “O Problema da Felicidade está na Sabedoria da Fé”. (O Norte).

 

1914   Passando a residir no Rio de Janeiro, despede-se de Taubaté o Sr. José Pulvis de Oliveira que por muito tempo exerceu aqui o cargo de agente da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil (importante cargo na época, de muito prestígio).

 

1914   Às 9 horas com sua 1.ª missa cantada pelo sacerdote taubateano P.e Custódio Bernardo da Silva, inaugura-se solenemente a capela da nova igreja do Seminário Diocesano, benzida ontem. Foi acolitado pelo Rev.do P.e José Alves de Moura e o menorista Israel Moreira. Assistiram à missa o Ex.mo Sr. Bispo Diocesano, D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva ladeado do vigário geral Mons. Antônio Nascimento Castro e Mons. João Alves, cônego do cabido metropolitano e P.e Florêncio Luiz Rodrigues, cura da Sé local. Ao evangelho pregou Mons. Nascimento Castro sobre a Eucaristia, o Templo, Santo Antônio e o Novo Sacerdote. A Schola Cantorum do Seminário executou no início o “Tu es sacerdos” de Bentivoglio entre outras peças sacras. Após a missa houve o comovente beija-mão do novo sacerdote. (O Norte).

 

1914   Às 19:30 horas têm início no Teatro São João as festividades de inauguração do grêmio literário “Padre Antônio Vieira”, fundado pelos alunos do Seminário e Colégio Diocesanos. Literalmente cheio. Orquestra sob a batuta do pianista Prof. João Antônio Romão. São recitadas poesias: “Um Hino ao Apóstolo da Fé” ao imortal P.e Antônio Vieira, letra de Mons. Castro, pelo aluno Martiniano Castro; “Halos e Estemas”, letra do Cônego José Altino por José da Rosa Góes; “Gratulatio”, letra do Cônego Oliveira Lima por Francisco Lino dos Passos. A orquestra executou polcas e valsas. Um grupo de alunos cantou o “Hino do Seminário”, letra de Mons. Nascimento Castro. Sobem à cena as comédias “Uma casa de estróinas” (por Evaristo Campista, Amador Bueno, J. Castilho, Cícero Alvarenga, André Ferreira e Fortunato Ramos) e “Doidos com Juízo” (por J. Castilho, Álvaro Bacariça, José Bento Gomes, Alderando Oliveira, Domingos Silva e Homero Marcondes). Encerramento com conferência do Dr. Silveira Barradas sobre “O P.e Antônio Vieira como orador e epistológrafo”, jornalista e distinto orador. (O Norte).

 

1927   Morre, em São Paulo, o Dr. Acácio Juvêncio de Toledo, taubateano, juiz de direito em São Luís do Paraitinga, irmão do Cônego Juvenal Kolly, vigário de Itatiba. (O Norte).

 

1941   Por edital publicado na imprensa local é aberta concorrência pública para construção do prédio próprio para a Prefeitura Municipal de Taubaté, na Praça do Convênio. (O Momento).

 

1948   Em formato maior, papel melhor (branco aceti-nado) reaparece o “Taubaté Jornal” em sua 3.ª fase. Está em seu ano I, n.º 53. O diretor é o Sr. Evandro Campos e o sub-diretor o Sr. Moysés Calile Júnior. Circula aos domingos.

 

1948   Assume o cargo de Delegado da Junta de Alistamento Militar em Taubaté o 2.º-ten. Benedito Nunes de Assis, oficial do Exército. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se a recente fundação da Associação Valeparaibana de Imprensa de que é presiden-te o Sr. Arquimedes Rizoli. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Cartório do Registro Civil, do serventuário Joaquim de Morais Filho e que tem como oficial maior o Sr. Raymundo Mendes, muda-se para a rua do Sacramento (ao lado da Catedral). (Taubaté Jornal).

 

1948   Moradores da rua Linha do Bonde dirigem representação ao Dr. José Luiz de Almeida Soares, Prefeito Municipal, sugerindo a mudança do nome daquela via pública para Avenida Audrá. (Taubaté Jornal).

 

1948   O capitão Benedito Elpídio Hidalgo, oficial do 5.º B. C. é nomeado para o cargo de sub-chefe da Casa Militar do Governador Dr. Ademar de Barros. (Taubaté Jornal).

 

1948   O jovem professor taubateano Sr. Walter Taumaturgo recebe do prof. Waldomiro Prado Silveira, diretor do Serviço Estadual de Alfabetização, ofício louvando seu plano de alfabetização. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. José Luiz de Almeida Soares, é escolhido pelo Guarani Futebol Club local para seu presidente de honra. (Taubaté Jornal).

 

1948   Com um coquetel às 11 horas a Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté inaugura sua Biblioteca Helvino de Morais, homenagem ao saudoso vate taubateano e inaugura também seu novo pavilhão (bandeira). (Taubaté Jornal).

 

1948   A reportagem do Taubaté Jornal entrevista o Sr. Antônio Moreira de Sales, conhecido por Condinho, filho do Sr. Francisco Sales de Oliveira, velho fazendeiro em Caçapava e de D. Joaquina Moreira do Amaral. Foi condutor de bondes da Cia. Urbana do Rio de Janeiro que depois passou ao Sr. João Mourão. Foi nomeado carteiro interino a 15 de janeiro de 1894 pelo administrador regional de São Paulo Sr. José Francisco da Costa, cargo em que foi efetivado em 1896 após concurso. Foi aposentado em 1911. Durante 11 anos serviu a Associação Comercial de Taubaté. Tem atualmente 86 anos e é taubateano. Recorda o velho carnaval taubateano com os clubes Carmozim, Bilontras, Mandarins, etc. A banda de música dos Paraguaios regida pelo maestro João do Carmo e a Filarmônica Taubateense (banda dos Ursos) regida pelo maestro Antônio Penzo. A gente importante (hoje grã-fina) reunia-se no Club Malhado Rosa. Durante a festa de São Benedito havia cavalhadas famosas chefiadas pelo Lúcio que morava na rua da Harmonia, hoje (1969) Dr. Afonso Moreira da Silva. A dança dos Caiapós tinha como mestre o velho pedreiro Candinho. No jornalismo de outrora relembra João Batista Goes, José Cândido Toledo, Fernando de Mattos, Valois (lê-se: Valuá) de Castro. Orador Sacro: Mons. Castro. Causídico famoso: Dr. Câmara Leal, monarquista e católico. O bonde puxado a burro rodando pelos trilhos, tendo como condutor o Zeferino. O tomador de conta dos bondes era o Sr. Bernardo Guimarães que ainda possui parentes por aqui. A cocheira dos animais ficava na Pça. Santa Teresinha, esquina da rua Dr. Emílio Winther, tendo como encarregado o Sr. Serafim Teixeira Pinto. Lembra-se da montagem da Fábrica de Tecidos. (C.T.I.) em 1881. (Taubaté Jornal).

 

1948   O atleta do 5.º B. C. Sr. Benedito Rafael de Andrade vence a prova pedestre “Doze de Junho” promovida anualmente pela Asso-ciação dos Empregados no Comércio de Taubaté, fazendo o percurso em 18,03 minutos. Em 2.º lugar chegou Hamílton Cabral e em 3.º Juvenilino G. Pedroso, ambos da A.E.C.T. (Taubaté Jornal).

 

1949   Reúne-se a Associação dos Funcionários Municipais de Taubaté (diretoria da novel Associação) fixando em Cr$ 10,00 a mensalidade sem jóia até o fim do ano e nomeando comissão para colaborar com o Prefeito Dr. José Luiz de Almeida Soares sobre o reajustamento da classe em base de aproveitamento de valores e aumento de vencimentos. (Taubaté Jornal).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *