5 de junho de…

0
Share

1640   Toma posse, na Bahia, do governo-geral do Brasil, D. Jorge de Mascarenhas, marquês de Montalvão. (Folhas, encadernação).

 

1641   O Marquês de Montalvão, deposto do cargo de Vice-Rei do Brasil é embarcado na Bahia e remetido preso para Lisboa. (Rio Branco, p. 268).

 

1864   Mons. Miguel Martins recebe as ordens de Diácono das mãos de D. Sebastião Pinto do Rego. Nasceu, em Taubaté, a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. A ele deve Taubaté o fato de ser sede de bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era cônego honorário da Sé de São Paulo, Mons. Protonotário e Missionário Apostólico, autor de várias e consagradas obras. (O Norte de 28/06/1918).

 

1883   É sepultada D. Glicéria Cândida da Silva, viúva do Sr. José Vieira da Rocha. Sofria de distúrbios cerebrais e se suicidou com 36 anos de idade. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   O jornal diário local “O Popular” inicia a divulgação do opúsculo publicado pelo Dr. José F. Cursino de Moura, médico, poeta e jornalista, sobre a epidemia de cólera (diarréia coleriforme) em Taubaté (principalmente nas margens do Paraíba) em 1894. Tanto provoca prolonga morte aparente, como mata em 2 horas. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   Na Câmara Municipal de Taubaté inicia-se o pagamento dos serviços prestados pelos membros da Guarda Nacional (militares) que foram contratados excepcionalmente pelo Serviço Sanitário Municipal (epidemia de cólera). (O Popular).

 

1895   A estação da E. F. Central do Brasil local arrecadou em maio 36:011$020. (O Popular).

 

1895   O Sr. José Pedro Moreira, novo festeiro do Espírito Santo para 1896 recebe a coroa e é acompanhado por grande número de pessoas e banda de música da Matriz até sua residência onde oferece mesa de doces. (O Popular).

 

1895   Na Loja Maçônica “Triumpho, Honra e Verda-de” de Taubaté realiza-se sessão magna de iniciação. O convite é feito pelo Secretário “Cotegipe 18”. (O Popular).

 

1896   Realiza-se, em Taubaté, um concurso de beleza com um júri de que fazem parte os Srs. Victor Fava, Octaviano de Moura Andrade, Luiz Daniel de Camargo, Bernardino Querido, Prof. João Penna, Gaspar Falco e Arthur Vieira. Resultado: D. Maria Augusta Salles, 1.º lugar com 204 votos, D. Ismênia Fernandes, 2.º lugar, com 169 votos e 3.º lugar, D. Silvina Andrade com 153 votos. (A Zagaia).

 

1901   Na estação de Sabaúna da E. F. Central do Brasil está a Fábrica Pólvora Júpiter da firma Borja, Sevaybricker & Comp. a maior de todo o sul do Brasil produzindo 500 kg de pólvora por dia que anuncia a redução de seus preços de pólvora para caça: 50 libras (caixas) 45$000 – barricas 18$000. Redução de 10 e 20% para atacadistas. Escritório em São Paulo fica na rua do Palácio 1 A. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre, em São Paulo, o Rev.do Cônego Júlio Marcondes de Araújo, secretário deste bispado, natural de Pindamonhangaba, com 61 anos de idade, irmão do Dr. Benedito de Araújo Ramos humanitário clínico radicado em Taubaté. (O Norte).

 

1910   Assume a Presidência da Câmara Municipal em São Paulo (capital) o ilustre taubateano Dr. Gabriel Dias da Silva. (O Norte).

 

1910   Noticia-se a breve instalação em Taubaté de uma cooperativa de farmácia cujos sócios terão de contribuir com a jóia de 5$ e a mensalidade de 2$ para a compra de medicamentos nacionais para sua família. Os medicamentos estrangeiros serão fornecidos pelo custo. (Norte).

 

1914   O deputado federal por nosso distrito, Rev.do Cônego Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, é indicado pelo governo para representar São Paulo no Congresso de História a se realizar no Rio de Janeiro. (O Norte).

 

1914   Em Taubaté um banqueiro do jogo do bicho, incorformado por só haver loterias quatro vezes na semana (duas estaduais, duas federais) adota original sistema de premiar os apostadores habituais fazendo constar antecipadamente em uma tabuleta afixada no alto da parede de seu estabelecimento o nome do bicho que à tarde seria revelado. Consta que um tal de Zé Manquinho descobriu que o banqueiro costumava mudar o nome do bicho sempre que o via muito carregado, mas o sistema foi mantido. (O Norte).

 

1914   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. Gastão Câmara Leal, promulga resolução n.º 38 da Câmara Municipal que autoriza alterações no contrato de iluminação pública com a Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio em que sobressaem os quesitos:

1) a iluminação pública de Taubaté será feita com 628 lâmpadas de 500, 200, 100, 60, 50 e 32 velas, num total de 45.000 velas em postes espaçados de 50m no máximo.

2) extensão da iluminação à colônia do Quiririm onde se distribuirão 40 lâmpadas.

3) instalação, desde já, da iluminação no jardim público da Praça Dr. Barbosa de Oliveira.

4) inauguração da iluminação por usina hidroelétrica da iluminação pública a 01/01/1915 que estava marcada para 16/02/1914, sem o que a Companhia Taubaté Industrial fica autorizada a obter energia de outra fonte até 31/08/1915.

5) autorização para desmontar o gasômetro bem como de retirar os postes da antiga iluminação a gás da cidade.

6) pagamento pela prefeitura, a partir da inauguração, de 34 contos por ano, com direito a 1050kws por mês para iluminação gratuita dos próprios municipais. (O Norte).

 

1927   Realizam-se em Taubaté as eleições para presidente do Estado, cargo vago com a morte a 27 de abril do Dr. Campos Salles e para o qual se candidata o Dr. Júlio Prestes, líder na Câmara Federal, bem como para um senador e um deputado. (O Norte).

 

1938   O insigne taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo metropolitano de São Paulo, autoriza a Ordem Franciscana do Brasil a trabalhar no processo de beatificação e canonização de Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, natural de Guaratinguetá, falecido a 23/12/1822, nomeando Postulador da Causa o Rev.do Frei P.e Adalberto Ortmann que se dirige a seu superior em Roma pedindo aprovação. (O Lábaro de 29/01/1939).

 

1941   Realizam-se em São Paulo as cerimônias de transmissão do cargo de Interventor Federal em São Paulo, do Dr. Ademar de Barros, que pediu exoneração, para Dr. Fernando Costa. (O Momento).

 

1949   A Associação dos Odontologistas do Vale do Paraíba sediada em Taubaté recebe a visita de uma caravana de ilustres profissionais da capital de que participa o conferencista Dr. Francisco Degni. Está constituído em Taubaté um sub-comitê composto dos Drs. Jacinto Lopes, Luiz G. Dias Cardoso e Nicolau Moassab para receber adesões ao IV Congresso Odontológico Brasileiro a se reunir no Recife de 17 a 23 de julho próximo, com inscrições até dia 10 com a taxa de Cr$100,00. (Taubaté Jornal).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *