1 de junho de…

0
Share

1648   Toma posse do cargo de 59.º capitão-mor da Capitania de São Vicente, Manuel Pereira Lobo, provido pelo Marquês de Cascais a 01/02/1647. Era fluminense e cavaleiro da Ordem de Cristo.

 

1842   Propaga-se a Lorena a revolução liberal que visava impedir que qualquer autoridade nomeada de acordo com a lei de 03/12/1841, que reformou o Código de Processo, tomasse posse. Rebentara em Sorocaba a 17/05/1842. (Silveiras – 1.º centenário da Revolução Liberal – p. 3).

 

1851   A Mesa Regedora da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Penitência do Convento de Santa Clara de Taubaté (de que foi Comissário em 1754 o Rev.do Frei Luiz de São Patrício), acolhendo indicação do irmão Manoel da Silva Moreira, falecido a 3 de dezembro de 1866, autoriza a compra no Rio de Janeiro de um turíbulo e uma naveta (vaso pequeno em forma de um barco em que se serve o incenso). O indicante irmão Manoel é Provedor Geral da Ordem. (Jornal de Taubaté de 9 de janeiro de 1901).

 

1895   Em prosseguimento às Festas do Divino Espírito Santo iniciadas a 26 de maio e de que é Festeiro o Sr. Adriano José de Camargo realiza-se às 10 horas da manhã o tradicional almoço aos pobres em magnífico caramanchão armado em frente à casa da festa, pelo armador Sr. João Marcondes do Amaral. Às 15 horas transporta-se do alto do Humaitá ao Convento de Santa Clara, com música e foguetes uma vitela destinada à alimentação de doentes pobres do asilo e hospital. (O Popular).

 

1895   O Dr. José Martins Bastos, juiz de direito da Comarca, faz publicar a lista dos jurados sorteados (48) para a 2.ª sessão ordinária do júri a 18 do corrente às 10 h. Escrivão: Joviano Nogueira Barbosa. (O Popular).

 

1895   O prof. Luciano Fernando Pons, recentemente nomeado por aprovação em concurso aqui realizado, toma posse do cargo de professor da cadeira da Escola do Bairro do Ribeirão das Almas em casa própria, mandada construir pelos srs. Major João Bonifácio de Moura Sobrinho e José Corsino Barbosa. Do dia 1.º ao dia 20 quando começaram as férias foram matriculados 34 alunos havendo pedido de matrícula para mais 10. Há necessidade de criação ali de mais uma outra escola para atender alunos que moram distante da escola atual. Desmente boato perante a Câmara Municipal de que sua escola esteja funcionando fora do bairro. É que não está no local em que estava antes e com que estavam habituados os alunos. (O Popular).

 

1901   Morre, em Taubaté, a sra. D. Maria Moreira de Toledo Castro, filha do capitão José Maria de Castro Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Presidente da República apresenta ao Congresso Nacional projeto de lei dividindo o território nacional em distritos eleitorais. O Estado de São Paulo é dividido em quatro: 1.º com sede na Capital; 2.º em Campinas; 3.º em Ribeirão Preto e 4.º em Guaratinguetá a quem pertence o município de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté reitera pedido à Câmara Municipal no sentido de considerar feriado o dia 12 de junho de cada ano quando foi afinal observado o fechamento do comércio em Taubaté aos domingos às 15 horas. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Delegado de Polícia de Taubaté pede à Câmara Municipal o fornecimento de 6 cadeiras e 1 sofá para a sala de audiência da delegacia e de 1 pavilhão nacional. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O guardião do Convento de Santa Clara pede à Câmara Municipal providências para se concluírem as negociações para retificação de terrenos junto ao rio do Correa que deverão ser cercados. O Intendente Municipal fica autorizado a concluir.

A retificação está feita e resta vedar o terreno dos frades que fizeram cessão, vedados como eram antes. As suas criações estão soltas prejudicando vizinhos e sendo mortos no brejo do antigo canal mal entupido. A retificação do riacho do Correia se fez como parte do serviço da rede de esgotos. Acordos semelhantes para retificação desse riacho foram feitos com D. Maria Francisca de Moura Escobar, Domingos da Silva e Oliveira e outros com os quais já foram lavradas escrituras. (Jornal de Taubaté de 27/06/1905 – Sessão da Câmara de 01/06/1905).

 

1910   A Imprensa de Taubaté divulga edital de concorrência pública do Major Faustino Augusto Cézar, vice-prefeito Municipal de Lorena em exercício para o serviço de fornecimento de energia elétrica naquela cidade, com contrato de 25 anos, ao preço máximo de 3$000 mensais por lâmpada de 16 velas, etc. (O Norte).

 

1910   Com a presença do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, do Sr. Juvenal Machado, gerente do gasômetro e grande massa popular é inaugurada a iluminação a gás da Rua Marquês do Herval entre o Largo Comendador Costa Guimarães (Praça Santa Teresinha) e a Rua de Santa Cruz (c.el Gomes Nogueira). Na residência do Sr. José Teixeira Pinto, que promoveu o pedido do melhoramento em causa, foi distribuída cerveja em profusão aos presentes. (O Norte).

 

1914   O ten. Agripino Correa dos Santos é transferido do 1.º para o 5.º Batalhão a fim de continuar comando o nosso destacamento policial. Pretende transferir sua presidência para esta cidade. (O Norte).

 

1914   Regulamento n.º 2 da Câmara Municipal de Taubaté, promulgado pelo Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal (de acordo com o n.º 9 do art. 24 da Lei n.º 1038 de 19/12/1905 ou 1906 e n.º 9 do art. 35 do decreto 1533 de 28/11/1907, proíbe a venda de carnes e toucinhos salgados tanto nos açougues da cidade como no Mercado Municipal. As carnes e toucinhos que não forem vendidos enquanto frescos serão remetidos ao galpão do matadouro de suínos onde serão salgados e encargados para exportação. Os toucinhos só poderão ser retalhados em cortes verticais perpendiculares ao couro em espaços de 6 a 10 cm. Os infratores estão sujeitos a multa de 20 a 50$000. (O Norte).

 

1915   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, através de Mandamento ordena aos Párocos da Diocese que visitem anualmente os fiéis camponeses, para melhor cumprimento do que expede Memorial com 32 instruções. (O Norte).

 

1945   A Legião Brasileira de Assistência Centro Municipal de Taubaté, presidida pela Ex.ma Sr.a D. Mariana Porto de Oliveira Costa, inaugura o seu Gabinete Dentário sob a direção do Sr. Ascendino de Almeida posto à disposição da Legião pelo Dr. Ernani Fonseca, médico-chefe do Centro de Saúde de Taubaté. (Nossa Terra).

 

1945   Com 105 anos de idade, falece em Taubaté a veneranda Sr.a D. Catarina Spina Mazela, natural da Itália, deixando numerosa e respei-tável descendência. (Nossa Terra).

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *