26 de maio de…

0
Share

 

1812   Morre o infante D. Pedro Carlos de Bourbon, sobrinho e genro de D. João VI. (Folhas, encadernação).

 

1818   Decreto de D. João VI cria no Rio de Janeiro aquilo que seria depois chamado Museu Nacional. (Rio Branco Ef. p. 258).

 

1824   Os Estados Unidos da América reconhecem a independência do Brasil. (Rio Branco, Ef. p. 250).

 

1847   Morre, em São Paulo, D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, seu 6.º Bispo. (Folhas, enc.).

 

1889   Realizam-se as festas de Santa Cruz da Esperança em Taubaté tendo o Sr. Tertuliano dos  Santos Luz se encarregado de angariar donativos para as mesmas já que os festeiros reservaram sua contribuição para a construção da capelinha. (Jornal do Povo).

 

1895   Têm início em Taubaté as solenidades da tradicional Festa do Divino Espírito Santo. Pela madrugada, a bandeira do Divino percorre as ruas da cidade acompanhada da banda de música “Lyra Taubateana” e às 18h30min começa o Septenário com exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz. (O Popular).

 

1895   Têm início as solenidades das festas de Santa Cruz do Bom Conselho. (O Popular).

 

1895   O Circo Atlântico do Sr. Serafim Fernandes realiza seu último espetáculo, despedindo-se de Taubaté. (O Popular).

 

1905   Diante do satisfatório estado sanitário da cidade de Taubaté o desinfectador João de Almeida Queroz recolhe-se a São Paulo deixando aqui amizades. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, Prefeito Municipal, por intermédio de seu 1.º Oficial Benedito Euzébio de Toledo, determina o uso pelos funcionários municipais dos distintivos distribuídos para que sejam como tais identificados e respeitados quando em serviço. (O Norte).

 

1910   Dentre 600 concorrentes, em concurso na Escola de Belas Artes de Paris, D. Georgina Andrade, taubateana ilustre, esposa de laureado pintor Sr. Lucílio de Albuquerque, obtém o 4.º e honroso lugar. (O Norte).

 

1910   Na ausência de D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º bispo da diocese em visita pastoral, o governador do bispado Mons. Antônio Nascimento Castro e o Prefeito Municipal de Taubaté Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal pedem ao comércio para cerrar as portas de seus estabelecimentos às 15 horas em virtude da procissão de Corpus Christi que sairá às 16 horas. (O Norte).

 

1914   O deputado estadual taubateano Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa visita as novas instalações do curtume local com maquinismos modernos instalados pelo seu atual proprietário Sr. Ernesto Lehmann, destacando-se um cilindro pelo qual passam os couros depois de curtidos e que lhe dão um lustro especial, nada ficando a desejar em comparação com os couros estrangeiros. (O Norte).

 

1927   Inaugura-se, na Praça da Catedral, quermesse em benefício das obras do Convento com duas barracas: uma de “Santa Clara” e outra de “São Francisco” presididas respectivamente por Ex.mas Sr.as D. Anézia Ortiz Cursino e D. Escolástica Vieira. (O Norte).

 

1945   Com a presença do Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, Sr. Lafayete Rodrigues Pereira, delegado Regional do Ensino, Dr. Álvaro G. Guimarães, chefe de obras da Prefeitura e do Sr. Abdo Rechdan, proprietário da fazenda, realizam-se as solenidades de inauguração do novo prédio da Escola Mista Rural do Taboão. (Nossa Terra).

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *