23 de maio de…

0
Share

1856   O futuro arcebispo de Darnis, o ilustre taubateano D. José Pereira da Silva Barros submete-se no Seminário em São Paulo a exame sinodal para ascender ao Presbiterato. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

1865   Nasce o estadista Dr. Epitácio da Silva Pessoa, nosso embaixador no Congresso da Paz, em Versailles e Presidente da República no quadriênio de 1919 a 1922, sucessor de Delfim Moreira. (Folhas – FTD p. 896).

1881   Lei Provincial n.º 60 transfere de Paraibuna para São Luís do Paraitinga a fazenda Santa Cruz de Joaquim de Souza Mello.

1891   Noticia-se, em Taubaté, o projeto de construção de uma estrada de ferro entre Parati e Iguape, passando por Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba e Santos, para o qual já foi concedido privilégio com garantia de juros na construção. (Jornal do Povo).

1891   O Capitão Vicente Moreira da Costa Mattos foi sorteado para festeiro do Divino Espírito Santo em 1892. (Jornal do Povo).

1891   No Teatro São João a Companhia Dramática de Izidoro Castro e da atriz Adelina Castro leva à cena, primeira vez em Taubaté, o famoso drama “O Conde de Monte Cristo” com um prólogo que se passa em 1814, 2 atos em 1829 e os 3 atos restantes em 1839. É o penúltimo espetáculo da Companhia em Taubaté. (Jornal do Povo).

1895   O jornal diário local “O Popular”, de Toledo & Cia. (José Antunes Cândido de Toledo), sugere o ajardinamento do Parque Dr. Barbosa de Oliveira onde existem árvores apenas, como motivo de entretenimento para os taubateanos e regalo dos que passam pela Central do Brasil.

1900   Manoel Alves Borges, presidente da Associação Musical Philarmônica Taubateense agradece a colaboração dos músicos amadores Benedito de Andrade, Prof. Queiroz Tavares Filho, Joaquim Xavier de Assis e José Gomes de Assis Camargo que permitiu que a banda bem se desincumbisse na Festa do Espírito Santo a cargo do ten. Octaviano de Moura Andrade, sob a regência de Joaquim Xavier de Assis e do maestro Penzo. (Jornal de Taubaté).

1905   Em assembléia geral, presidida pelo Sr. Dr. Fernando de Mattos, a Associação Comercial de Taubate elege sua nova diretoria: Presidente, Carlos Adolpho Leonardo; vice, Braz Salvador Curtu; 1.º Secretário, José Augusto Ribeiro; 2.º Secretário, José Gomes da Luz; Tesoureiro, Abílio Cândido de Sá Moraes; Conselheiro, Dr. Fernando Mattos, Antônio dos Santos Camilher, Benedito Herculano Paquier, José Pedro de Oliveira e Max Hunger. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Quintino de Macedo se retira da redação de “A Verdade”. (Jornal de Taubaté).

1907   Enorme nuvem de gafanhotos passa por Pindamonhangaba, fazendo estragos na lavoura do município. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – pág. 52). Teria passado por Taubaté? Verificar.

1915   Em dependência do prédio da Rua Duque de Caxias, esquina da Rua Bispo Rodovalho realiza-se a inauguração da despensa da Associação das Damas de Caridade de Taubaté. O local foi gentilmente cedido pelo Sr. Francisco de Barros. (Gazeta de Taubaté).

1941   Morre, em Santos, onde residia o Sr. Waldomiro da Silveira, expoente das letras brasileiras, considerado o “Fundador da Literatura Paulista”. Era natural do Vale do Paraíba, tendo nascido em Cruzeiro (distrito de Embaú) a 11/11/1873 filho de João Batista da Silveira e D. Cristina Silveira, deixando viúva D. Maria Isabel Silveira. Secretário de Estado em 1933, visitou oficialmente o nosso Ginásio. (O Momento).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *