22 de maio de…

0
Share

1847   Manoel Alves Branco, depois Visconde de Caravelas, organiza o Gabinete Liberal que governaria até 8 de março de 1848, passando o poder a outro Ministério do mesmo partido. (Rio Branco, p. 251).

 

1883   O escravo Tobias, de 22 anos, estatura regular, cabra (mestiço de mulato e negro), cabelo crescido, rosto cheio com um sinal de um dos lados, sem barba, falta de um dente, a mão esquerda um pouco torta para fora, pés grandes e esparramados, andar zâimbo (torto), foge do Sr. Jordão Moreira de Toledo, sendo visto em Guaratinguetá no dia 21 de abril e no fim do mês em Bananal procurando patrão, dizendo-se liberto e dando nome de Januário. Quem o apreender e colocar em qualquer cadeia, o proprietário gratifica com 50$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   Ausente há 8 anos, procedente de Roma, onde se ordenou no Colégio Pio Latino Americano, chega a Taubaté o ilustre sacerdote Dr. João Evangelista Pereira de Barros, filho do Capitão Manoel Pereira da Silva Neto e sobrinho do Rev.do P.e Francisco Carlos de Alvarenga e de Dom José Pereira da Silva Barros, bispo do Rio de Janeiro. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté despacha representação do P.e  Mariano Joaquim de Paula Simões ao Governo do Estado sobre a venda do Campo Grande. (Jornal do Povo).

 

1891   Os inspetores da estrada, que de Quiririm vai à raiz da serra, representam ao Conselho de Intendência Municipal de Taubaté sobre a necessidade de reparar pontilhões aquém do rio Paraíba que estão para desabar. Por ali chegam os produtos do Buquira e outros lugares. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. Antônio Alves Pereira é nomeado inspetor de estrada do Bairro do Mato-Dentro e do Bairro do Rio das Antas, o Sr. Francisco Fernandes Dias. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté dirige ofício ao Barão de Lucena, Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas felicitando-o pelo patriótico serviço prestado a Taubaté com a concessão de privilégio para construção de estrada de ferro desta cidade a Amparo, no Oeste. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté resolve que sejam vendidos em hasta pública os terrenos de sua propriedade do alto do Humaitá na estrada do Belém, os do Cavarucangüera e o do cemitério velho na estrada nova do Tremembé, bem como os terrenos contíguos ao mesmo cemitério. (Jornal do Povo).

 

1893   Nasce, em Natividade da Serra, o consagrado poeta, trovador, jornalista Prof. Cesídio Ambrogi, quinto filho de Bernardo Ambrogi e de D. Marianna Ambrogi. Estudou as primeiras letras em sua terra natal. Em 1904 mudou-se com a família para Taubaté indo residir no Largo do Chafariz (Praça Rui Barbosa). Em 1907 matricula-se no Ginásio Nogueira da Gama, em Jacareí. Em 1909 publica no jornal “A Cidade de Ubatuba” os primeiros versos “Teus Olhos”. Em 1911 faz os preparatórios em São Paulo para ingressar na Escola Politécnica. Em 1912 vai à Itália, matricula-se no curso de Engenharia da Régia Universidade de Pisa. Em 1914, volta diante dos prenúncios da grande guerra. Em 1915, dedica-se a construções. (Vide “Mestre Cesídio”. Em 1927 consta ser comerciante, vide O Norte de 22/05/1927).

 

1898   A população de Taubaté é despertada pela manhã com uma bateria de 21 tiros e girândola de foguetes. Tem início a imponente festa do Divino Espírito Santo cuja bandeira percorre as ruas com os foliões e a banda musical. Às 5 horas da tarde procede-se ao festivo transporte e levantamento do mastro no Largo da Matriz. Servem-se almoço e jantar aos presos da cadeia, com a bandeira, foliões e banda musical. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Dr. Mathias Guimarães assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté em substituição ao Cap. Antônio Afonso Moreira. (Diário de Taubaté).

 

1901   O Dr. Cursino de Moura, em artigo no Jornal de Taubaté, lembra os tempos em que o café era cotado a 15$ e 20$000 a arroba e não se cuidava de plantar nem feijão, nem arroz, nem milho, nem de engordar porcos, etc. pois tudo se podia importar com a renda do café. O que durou poucos anos. Levantavam-se edifícios, ajaezavam-se cavalos, rodavam ricas seges e grandes contigentes iam para os teatros e restaurantes. A superabundância e má qualidade provocaram a baixa, a ruína. (Jornal de Taubaté).

 

1902   Morre, em Taubaté, o Sr. Manoel Lopes de Leão Ramos. (O Norte de 20/05/1906).

 

1904   O Cônego Duarte Leopoldo e Silva, nascido em Taubaté a 4 e abril de 1867, nomeado Bispo de Curitiba, é sagrado em Roma na Capela do Colégio Pio Latino Americano. Viria a ser o 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo. (Biografia p. 37).

 

1906   Morre, em Taubaté, o popular e estimado cidadão Francelízio Lobato por muito tempo funcionário do Banco Norte de São Paulo desta cidade. (O Norte).

 

1911   Morre, em Taubaté, José Cândido Antunes de Toledo fundador do jornal “O Norte” que por muitos anos se editou aqui. (O Norte de 22/05/1918).

 

1912   Em companhia do P.e Aléxis, prior da Trapa da Maristela, visita Taubaté o Dr. Sá  Freire, Inspetor da Estrada de Ferro Central do Brasil, estudando a conveniência da estrada passar por Tremembé. (A Federação).

 

1914   O ten. Arthur Vieira, reassume o exercício do cargo de subdelegado de polícia de Taubaté. (O Norte).

 

1914   O destacamento policial de Taubaté aumentado com novos praças continua sob o comando do ten. Agripino Santos. (O Norte).

 

1914   Noticia-se, em Taubaté, o recente falecimento em Pindamonhangaba de D. Carmosina Salgado, filha do Sr. Antônio Salgado que por muitos anos residiu em Taubaté. (O Norte).

 

1915   Em substituição ao Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, assume o cargo de juiz de direito da Comarca de Taubaté o ilustre Dr. Pedro Tavares de Almeida que o recebe das mãos do substituto Dr. Cardoso Sobrinho. (Gazeta de Taubaté).

 

1919   A professora D. Farayl de Corrêa Leite é nomeada para reger a cadeira da Escola Mista do Bairro do Pinhão, em Taubaté. Nasceu em Pindamonhangaba a 22 de agosto de 189.., filha de Claudino Corrêa Leite e de D. Santina Milani Leite. Diplomou-se pela Escola Normal Primária do Braz, em São Paulo, a 10 de dezembro de 1918. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 149).

 

1927   Com 85 anos morre, em Taubaté, D. Maria das Dores César de Assis Dias, viúva do Sr. Joaquim Dias da Silva. (O Norte).

 

1949   O E. C. Taubaté estréia no campeonato deste ano com o pé direito, vencendo a A. A. Porto-felicense pela contagem de 9×2, experimen-tando o jovem craque colored “Estopim” saído do infanto juvenil, sob o comando de Chiquito. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *