11 de maio de…

0
Share

18….    Nasce o P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário de Taubaté em 1914 e presidente honorário do Centro dos Operários Católicos. (O Norte de 13/05/1914).

 

1844   O capitão-mor Victoriano Moreira da Costa, como síndico da Ordem 3.ª de S. Francisco de Assis e o Guardião do Convento de Santa Clara Rev.do Frei Joaquim das Dores Bueno fazem doação graciosa à Santa Cruz da Monção do pastinho de 10 braças de comprimento e 6 de largura para a Igreja e 22 braças de comprimento e 18 de largura em testada para o pátio da mesma, ficando para corredores 15 palmos de largura. O Convento de Santa Clara possuía, além de terrenos, escravos, animais cavalares e vacum, recebia esmolas, aluguéis de escravos e de pastos, de animais e de vendas de lenhas, etc. Devia ter uma pequena quantidade de gado, visto o costume secular do nosso povo de o festeiro do Divino Espírito Santo dar todos os anos uma esmola a Santa Clara de um novilho. O animal conhecido então por “Boi da Santa” é levado coberto de fitas, acompanhado de música, foguetes, repiques de sino, ao Convento e entregue ao Guardião. (Jornal de Taubaté de 23 de janeiro de 1901 – Estudos Históricos do Dr. Emílio Costa).

 

1876   Chega a Tremembé o vapor “Parayba” da Companhia de Navegação a Vapor Alto Paraíba, seguindo logo para Caçapava donde sai a 14 com destino a Cachoeira.

A Companhia era de propriedade de Marcondes & Companhia em Tremembé. (O Paraíba).

 

1877   Lei provincial n.º 55 transfere de Buquira para Taubaté a fazenda denominada São José, do Barão de Tremembé.

 

1888   O Dr. Francisco Rodrigues Guimarães de partida para a Bahia onde pretende demorar-se dois meses, despede-se de seus amigos e clientes e recomenda seu irmão, Dr. Paulino Guimarães, que ficará à testa de sua clínica nesta cidade. (O Liberal Taubateense).

 

1889   Por indicação dos vereadores Srs. Antônio Marcondes de Moura e Cap. João Affonso Vieira a Câmara Municipal de Taubaté nomeia o Eng.º Dr. Mathias Guimarães para engenheiro fiscal da Empresa Hidráulica Taubateana (Fernando de Mattos & C.ia) concessionária do projetado serviço de abastecimento de água da cidade. (Atas VII, p. 292 e Jornal do Povo).

 

1889   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação dos vereadores Antônio Marcondes de Moura e Cap. João Affonso Vieira constitui uma comissão composta dos Srs. Manuel Gomes Vieira (Presidente da Câmara) Dr. José Francisco Monteiro, Dr. José Pereira Corsino, José Ricardo Moreira de Barros e Eng.os Dr. João José Vaz de Oliveira e Fernando de Mattos para estudar um plano a ser apresentado à Assembléia Provincial que vai se reunir extraordinariamente a fim de obter garantia para um capital para a construção de uma rede de esgotos em Taubaté. Na Comissão, o Jornal do Povo de 16/05/1889 inclui o nome do Sr. Francisco de Paula. (Atas VII, pp. 288 e 289 e Jornal do Povo).

 

1895   O festeiro Adriano José de Camargo publica o programa das Festas do Divino Espírito Santo deste ano. (O Popular).

 

1915   Reassume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o Dr. Custódio Moreira César. Durante o seu afastamento exerceu o cargo o 3.º suplente major Theodoro Ribeiro de Oliveira Mello. (Gazeta de Taubaté).

 

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *