9 de maio de…

0
Share

 

1748   Carta régia dirigida à Câmara de São Paulo declara  extinto o predicamento de ser a Capitania governada por capitães-generais, sujeitando-a aos governa- dores e capitães-generais do Rio de Janeiro. (Rio Bran- co, Ef. p. 234).

 

1855   Decreto aprova o contrato para a construção do primeiro trecho da Estrada de Ferro D. Pedro II, futura Central do Brasil. (Rio Branco, Ef. p. 234).

 

1864   O futuro Mons. Miguel Martins recebe das mãos de D. Sebastião Pinto do Rego as ordens  menores. A ele deve Taubaté o fato de ser sede de bispado. Foi cadjutor em Taubaté e vigário de várias paróquias. Era cônego honorário da Sé de São Paulo, Mons. Protonotário e Missionário Apostólico, autor de consagradas obras. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. (O Norte de 28/06/1918).

 

1876   De passagem para Roma para onde partirá a 16, porta em Taubaté D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, que janta na residência do P.e José Pereira da Silva Barros, vigário colado da paróquia, à Rua Visconde do Rio Branco, onde está hoje a sede provisória da A. E. C. T. (A Imprensa de Taubaté).

 

1889   João Vicente de Castro Piza, zelador da Capela de Sant’Anna faz apelo para que lhe dêem esmolas para consertar a igreja que está em ruínas. (Jornal do Povo).

 

1895   Falece, em Tremembé, o Sr. Cornélio Marcon-des de Azeredo. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – pág. 49, no fim do volume).

 

1895   O presidente da Câmara Municipal de Tau-baté, ten.-c.el João Affonso Vieira, promulga ga Decreto n. 12 que substitui o artigo 15 do atual Código de Posturas Municipais e o artigo 2.º da Resolução n.º 8 de 16 de março de 1890, determinando que o Inspetor de Estradas nos meses de abril e maio ou de junho e julho convoque os moradores do bairro ou de sua circunscrição para comparecerem no lugar dia e hora que lhes for fixado para darem início às obras da estrada. Os que não comparecerem ficarão sujeitos ou à multa de 10$000 ou à prisão por três dias além de pagamento de 3$000 por dia ou parte do dia que deixarem de trabalhar, se não mandarem substitutos. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté por seu presidente c.el João Affonso Vieira promulga o decreto n.º 13, regulando a eleição de vereadores e suplentes (vide menção anterior ao projeto). (O Popular de 11). A inovação proposta pelos vereadores c.el José Benedito Marcondes de Mattos e major José Ramos Ortiz consiste na eleição concomitante de suplentes impedindo-se ou evitando-se assim que com a morte ou a renúncia de membro pertencente à minoria venha a mesma deixar de ser representada na Câmara, com o preenchimento da vaga pelo vereador a seguir mais votado, que poderia pertencer à maioria. O decreto é aprovado contra o parecer do vereador Manoel José Borges e pedido de adiamento da votação do vereador c.el José Gomes Nogueira. (O Popular).

 

1896   O Sr. João Baptista Alves Mourão, proprietário da Empresa de Bondes Urbanos de Taubaté, com a caducidade do privilégio para a exploração da linha que possuía e pretendendo arrancar os trilhos para vendê-los fora da cidade, dá um prazo de 15 dias para apresentação de propostas de compra por quem se interessar no prosseguimento do tráfego de que não quer ver a cidade privada. (A Zagaia).

 

1898   O Sr. Claro Gomes de Abreu, a esposa do Sr. Manuel Augusto da Fonseca tomam posse do cargo de festeiros de Santa Cruz do Bom Conselho para 1899, que se realizam no Largo Comendador Costa Guimarães. Para capitão do mastro foi eleito o Sr. Salvador Alves dos Santos, sargento do destacamento policial e alferes da bandeira, o Sr. João Gonçalves Guimarães. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, ilustre taubateano, é removido da promotoria pública de Areias para a de Caçapava. (O Jornal de Taubaté).

 

1914   Morre, em Taubaté, D. Maria Benedita A. de Castro, esposa do jornalista Antônio de Castro Leão (que se suicidou no Hospital do Juqueri), sócio-proprietário da “Gazeta de Taubaté”. Era professora diplomada pela Escola Normal Secundária de São Paulo. Há alguns anos lecionava em Taubaté tendo regido as escolas da Consolação, Remédios, Quiririm e ultima-mente do Alto São João. Há um ano casara-se com o Sr. Antônio de Castro Leão, proprietário da “Galeria Rio Branco” e diretor do jornal “Gazeta de Taubaté”. (O Norte).

 

1915   Realizam-se, em Quiririm, as solenidades de inauguração do prédio da “Sociedade União de Quiririm”. (Gazeta de Taubaté).

 

1945   Com 77 anos de idade morre, em Taubaté, D. Zulmira Gomes de Oliveira, sogra do Sr. Joaquim Mendes de Castilho, negociante em Quiririm. (Nossa Terra).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *