4 de maio de…

0
Share

1493   O Papa Alexandre VI baixa a Bula “Inter Coetera” aos reis católicos e seus sucessores, concedendo-lhes as terras das Índias e ilhas descobertas e por descobrir, segundo linha de demarcação estabelecida. (Rio Branco, Ef. p. 227).

 

1621   Pedro Cubas mais uma vez exerce o cargo de capitão-mor (46.º) da capitania de São Vicente,como substituto, até o retorno de Martim Correa de Sá.

 

1621   Manuel Godis Malafaia é nomeado tabelião do público e judicial e notas da Vila de São Paulo em substituição a Gabriel Pinheiro da Costa.

 

1816   Nasce, em Olinda – PE, o Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho, presidente da Província de São Paulo. (Folhas, encadernação).

 

1879   A lei provincial n.º 62 anexa ao município de Guaratinguetá a fazenda de Francisco Lescura França Guimarães, que era de Lorena.

 

1891   Funda-se, em Taubaté, a tradicional e progres- sista Companhia Taubaté Industrial. (O Momento).

 

1891   Notícia da fundação ou melhor da  instalação da Companhia Taubaté Industrial: No salão do Banco Popular de Taubaté, ao meio-dia, reúnem-se acionistas representando 1830 ações da Companhia Taubaté Industrial para a assembléia geral de instalação da mesma, sob a presidência do Sr. José Antônio Carneiro de Souza que convidou para secretários os Srs. Dr. José Francisco Monteiro e Dr. Fernando de Mattos. Lidos os estatutos, foi eleita a seguinte diretoria: Presidente, Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis; Diretor Comercial no Rio de Janeiro, Waldemar Bertelsen; Diretor técnico, Félix Guisard; Conselho Fiscal, Carneiro de Souza & Companhia, Capitão João Affonso Vieira e Capitão Antônio Marcondes de Moura. Suplentes: Dr. José Francisco Monteiro, Dr. Fernando de Mattos e Victoriano Varella. Incorporadores: Comendador Arthur F. Torres, Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis e Félix Guisard. O capital da Companhia é de 500 contos e se destina a fabrico de tecidos e fiação, tendo já comprado para montagem da fábrica extenso terreno nas vizinhanças da estrada de ferro. (Jornal do Povo).

 

1895   No Circo Atlântico apinhado de gente dis- tribuem-se sopapos, bengaladas e cadeiradas entre o público que de um lado pretende que o espetáculo termine como estava anunciado com “cena cômica” de outro lado quer que termine com o palhaço dançando a “chula”. O surruru se amainou com o atendimento dos últimos (dança da “chula”) (considerados o partido dos ignorantes pela imprensa) pois a polícia foi impotente para conter o “rolo”. Era sábado e em lugar de diminuir a afluência no dia seguinte, domingo 5, a casa es- teve “à pinha” ou “como um ovo”. (O Popular).

 

1896   De volta de São Paulo almoçam na gare da estação de Taubaté os próceres republicanos Srs. Drs. Francisco Glicério, Quintino Bocaiúva, Vicente Machado e Pinheiro Machado. (A Zagaia).

 

1898   Morre, em Taubaté, sendo sepultada no cemitério do Convento de Santa Clara, D. Ascenção de Barros, irmã do Cônego Amador de Barros, de família taubateana. (Diário de Taubaté).

 

1901   Às 19h30min o industrial Sr. José de Vas- concellos pronuncia conferência na Câmara Municipal em favor do incremento da indústria para debelar a crise provocada pela baixa do café. Sugere para Taubaté a implantação de indústria de conservas alimentícias. Cita o exemplo da cidade fluminense de Campos cujos habitantes fizeram de seus lares pequenas indústrias por ocasião da abundância de goiaba. Estão presentes o intendente municipal major José Ramos Ortiz, o Dr. Fernando de Matos, redator de “O Taubateano”, o prof. Arthur Glória diretor do Grupo Escolar. Toca a Corporação Musical Philarmônica Taubateense. Às 9 h. chega, em frente ao Hotel Central onde está hospedado o conferencista, a banda João do Carmo (21 h.) em nome da qual o prof. Antônio José Garcia saúda o Sr. José de Vasconcelos. O prof. Garcia é diretor da banda. Falam ainda o Sr. José Benedito Euzébio Marcondes do Amaral, pelo Jornal de Taubaté e Deoclides de Carvalho representante de O Porvir. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Os srs. Francisco Valente da Silva, Antônio dos Santos Camilher, João B. A. de Oliveira e Manoel José Fernandes, componentes da Comissão construtora da Capela de Santa Cruz do Bentinho na rua Jacques Félix benzida e inaugurada a 2 do corrente agradecem a colaboração do Rev.do vigário P.e Antônio Nascimento Castro, D. Maria José de Mattos, João Marcondes do Amaral, Antônio Valente da Silva, José Pedro de Oliveira, Antônio Carlos de Alvarenga Jr. e às bandas de música João do Carmo e Philarmônica Taubateense que oficiaram. (Jornal de Taubaté),

 

1903   Em assembléia geral de seus acionistas a Companhia Taubaté Industrial é autorizada a aumentar a sua seção de fiação e de fabricação de brins e panos, cujos novos maquinismos vão custar 40:384$330 e 101:627$570 respectivamente. A fiação tem capacidade para alimentar 100 teares estando montados 48. (Jornal de Taubaté de 06/05/1905).

 

1905   O Dr. Bento Enéas de Souza e Castro assume interinamente a intendência municipal com o licenciamento do Sr. Dr. Afonso Moreira da Silva que se licenciou por moléstia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza verba para ocorrer aos consertos das pontes do Boralho, do Itaim, do Baracéia e construção da do Registro, reparo em três pontes no rio das Antas, construção da  de Santa Luzia, chamada Luiz Lobato, na estrada que vai ao Jam-beiro e Caçapava Velha, concertos em vários pontilhões na estrada a partir da fazenda do Dr. João Cardoso na divisa do Jambeiro, danificadas com as recentes enchentes. Verba: 1:150$000. Só a de Santa Luzia fica em 600$000 e os moradores vão contribuir com 200$000. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornalzinho domingueiro “O Neco”, órgão infantil, crítico e noticioso em que colabora Miguel F. Carneiro, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 53, custando 4 números $500 réis e avulso $200rs. Vide Imprensa de Taubaté de Pedro Giolo, p. 46. (O Norte).

 

1914   O Sr. Luiz Gonzaga Prates e sua esposa D. Adelina Prates celebram suas bodas de prata matrimoniais. (O Norte).

 

1915   O Sr. Tancredo Winther é nomeado escrivão de paz de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Um grupo de amadores teatrais de Caçapava realiza no Politeama um festival artístico beneficente em prol da nossa Santa Casa de Misericórdia com a peça “Graças a Deus”, crítica de costumes da vida doméstica. (O Norte).

 

1927   Morre, em Taubaté, D. Marcelina de Souza Mello, viúva do Sr. Francisco da Costa Leite Sobrinho. (O Norte).

 

1938   O Dr. Álvaro Gonçalves Guimarães Júnior é nomeado para ocupar o cargo de engenheiro das obras públicas do município de Taubaté em que veio a ser efetivado a 24 de dezembro de 1940 por portaria do Sr. Álvaro Marcondes de Mattos, Prefeito Municipal. (O Momento).

 

1941   O corpo clínico do Hospital Santa Isabel inaugura no salão nobre o retrato do seu benfeitor Sr. Félix Guisard. (O Momento).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *