28 de abril de…

0
Share
1876   Percorrendo os serviços de construção da estrada de ferro São Paulo-Rio de Janeiro, o Conselheiro Francisco Ignácio Marcondes Homem de Mello demora-se algumas horas em Taubaté na residência do Comendador David Lopes da Silva Ramos. (A Imprensa de Taubaté).

 

1895   Por indicação do Dr. Goulart Penteado, o Conselho Superior de Instrução Pública, propõe ao Governo a nomeação do Sr. Luciano Fernandes para o cargo de professor da cadeira da escola do Bairro do Ribeirão das Almas em Taubaté, aprovado recentemente em concurso realizado nesta cidade em que foi candidato único. (O Popular).

 

1895   O governo do Estado autoriza a entrega à Santa Casa de Misericórdia de Taubaté do auxílio de 5:000$000. (O Popular).

 

1905   Deixa o cargo de redator do jornal “O Norte” o ilustre Prof. Antônio José Garcia. (A Verdade).

 

1905   O Rev.do Cônego Antônio Nascimento Castro recebe atencioso ofício, do diretor da secção de meteorologia da Comissão Geográfica e Geológica do Estado, de agradecimento pelas minuciosas e constantes observações meteorológicas que tem feito nesta cidade e é incumbido de transmiti-las àquele serviço. (Verdade).

 

1905   “A Verdade”, jornal católico, que se publica em Taubaté duas vezes por semana sob a direção do Sr. Luiz Santos, proprietário e redação de Quintino de Macedo, em seu n.º 122 (Ano III) insiste em chamar a atenção das autoridades municipais para o gado vacum e cavalar que anda solto no centro da cidade.

 

1909   Morre, em Taubaté, o seu consagrado poeta Honório Jovino. (Gazeta de Taubaté).

 

1910   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, sai em visita  Pastoral, a cavalo, durante três meses e quinze dias; visita Redenção, no Quilombo, hospeda-se em propriedade do c.el Gomes Vieira. Natividade, Bairro Alto, São Luís, Ubatuba, Ilha dos Porcos, Vila Bela, São Sebastião, Bairro de São Francisco, Caraguatatuba, Caçapava e outros lugares. Está acompanhado de seu secretário particular P.e José Coelho, dois capuchinhos e dois redentoristas. (O Norte).

 

1912   Realizam-se, em Pindamonhangaba, solenidades de júbilo pelo início da construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, lançamento da pedra fundamental da nova cadeia e instalação do Haras Paulista. (A Federação).

 

1914   O Circo Europeu, instalado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, em espetáculo em benefício do Albergue Noturno representa o poema de autoria do Prof. Bernardino Querido intitulado “É a primeira vez que faço”, com satisfatório desempenho dos artistas, principalmente do Sr. Barbosa em seu papel de palhaço. Termina com apoteose à Instrução. (O Norte).

 

1914   Nos salões dos Bilhares Brasil, ornamentados, do Sr. José Ferreira da Silva, presentes Ex.mas famílias, cavalheiros, autoridades, imprensa, Philarmônica Taubateense, Mons. Castro, Côn. Benjamim, P.e  Florêncio, P.e Antônio Vieira, realiza-se a festa de entrega dos prêmios do concurso de bilhar em benefício do Hospital de Santa Isabel. Renda líquida: 450$200. (O Norte).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *