23 de abril de…

0
Share

1500   Os navios de Pedro Alvares Cabral aproximam-se de terra e dão fundo à distância de meia légua da costa. O capitão Nicolau Coelho vai à terra e troca presentes com os indígenas. (Rio Branco, p. 214).

1683   São Paulo de Piratininga fica sendo a capital da capitania chamada primitivamente de São Vicente. (Rio Branco, Ef. 50).

1821   D. João VI, na antevéspera de seu embarque para a Europa, lança uma proclamação. (Rio Branco, p. 214).

1858   Nasce em Indaiatuba – SP, D. José de Camargo Barros, 12.º Bispo de São Paulo. (Folhas encadernação).

1866   Lei provincial n.º 28 estabelece limites entre os municípios de Areias e Silveiras.

1876   Deixa a redação de “O Paulista”, jornal que se edita em Taubaté, o Dr. Lino d’Assunção. (A Imprensa de Taubaté).

1895   A imagem de São Benedito é solenemente trasladada em procissão da Igreja Matriz para a do Convento de Santa Clara. Fato ocorrido à noite. (O Popular).

1895   O Sr. José Victoriano de Oliveira Moura, tenente-coronel comandante do 50.º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional da Comarca de Taubaté é agregado ao Estado-Maior do 1.º Regimento de Cavalaria da Capital Federal. (O Popular).

1895   Decreto assinado pelo Dr. Bernardino de Campos, Presidente do Estado, remove o prof. João Olympio Theodulo da Silva da 2.ª cadeira de Caçapava para a do bairro do Piracangaguá em Taubaté. (O Popular de 25). Trata-se do avô do autor desta coleta de efemérides que foi para Caçapava por permuta com o prof. João Penna.

1895   Morre, em Taubaté, D. Joanna Bazília Rabello esposa do Sr. José Rabello. Major Major secretário do Comando da Guarda Nacional da Comarca de Taubaté que manda celebrar missa de 30.º dia. O major José Rabello é diretor do Banco de Crédito Real São Paulo e Minas local e ambos são pais do Sr. Eduardo Rabello Sobrinho. Missa 30.º. (O Popular).

1905   No campo do Velódromo Taubateense, na Rua 4 de Março, depois de uma corrida de 3 páreos em que competem Norte e Vaston; Garibaldi e Aymoré; e Moreno e Ugo, realiza-se um encontro de futebol entre os times do Club Atlético Pindamonhangabense e o Sport Club Taubateense que assim se apresenta: Areão – Flecha e Enéas – Jacinto e Cesarino – Arnaldo, Falco, Mário e César. (A Verdade).

1905   Na Igreja Matriz reúne-se a Irmandade de Nossa Senhora dos Passos que elege a seguinte diretoria ou mesa regedora. Provedores: Dr. Granadeiro Guimarães, ten. c.el Francisco Moreira de Mattos e Francisco Valente da Silva; 1.º Secretário, Dr. Gastão Câmara Leal; 2.º Secretário, Dr. Pedro Costa; Tesoureiro, José Gomes Luz; Procurador, Dr. Francisco de Assis Corsino. (Jornal de Taubaté).

1905   No campo do Velódromo Taubateense, na Rua 4 de Março, realiza-se festa esportiva constituída de corridas de bicicleta, luta romana e futebol. Nas corridas Norte vence Vaston no 1.º páreo; no 2.º páreo, Garibaldi vence Aymoré; no 3.º, Moreno vence Ugo; no 4.º, Ponzi vence Ministro; no 5.º páreo, em 2.ª prova de 6 voltas, Ugo vence Moreno. Na luta romana Santos Vanelli vence Brasil. O jogo de futebol terminou empatado de 1×1 e o Sport Club Taubateense que enfrentou o Club Atlético Pindamonhangabense apresentou-se assim: Areão, Flecha, Enéas, Jacinto, Cesarino, Arnaldo, Falco, Mário e César. (Jornal de Taubaté).

1945   Falece, em Taubaté, sendo sepultado no mesmo dia no cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, o ilustre magistrado taubateano Dr. José Aristides Monteiro. À beira da sepultura usaram a palavra o Dr. Alberico Alves de Matos Guimarães em nome da Ordem dos Advogados e o Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, em nome do povo. (Nossa Terra).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *