19 de abril de…

0
Share

1879   Morre, em São Paulo, Francisco de Assis de Oliveira Borges, Visconde de Guaratinguetá. (Folhas encadernação).

 

1882   Morre cristãmente, na cidade do Serro Frio – MG, o major Francisco D’Ávila, pai daquele que seria o 1.º e inolvidável Bispo de Taubaté, D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva.

 

1883   Nasce, em São Borja – RS, o Dr. Getúlio Vargas, por mais de uma vez Presidente da República dos E. U. do Brasil. (Folhas).

 

1891   Realiza-se, em Taubaté, espetáculo de touradas cuja renda reverte em benefício da capela que se pretende erigir na Vila Augusta, no Alto de São José, oferecida a esse santo, em loteamento da Companhia Edificadora Progresso de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   Promoções no destacamento policial de Taubaté: João Pires de Camargo, a 2.º sargento; Salvador Alves dos Santos, a cabo de esquadra e Albino Custódio Gomes, a cabo graduado. (Jornal do Povo).

 

1891   Pelos mapas estatísticos até março findo, segundo levantamento feito, existem atual-mente em Taubaté 22 escolas públicas com 876 alunos, calculando-se que cerca de 500 crianças não freqüentam as escolas, permanecendo analfabetas. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre, em Taubaté, o Sr. Azulino Coimbra, irmão do Sr. Hermínio Coimbra que aqui se encontrava em tratamento. (O Popular).

 

1895   O Sr. John C. Matter, gerente da Fábrica de Gás e Óleos Minerais de Taubaté, avisa os consumidores de gás que não dispõem de boa iluminação em suas residências que o fato é devido a defeito na canalização interna e pede comunicação para providências. (O Popular).

 

1897   Na residência do major Joaquim Ortiz realiza-se um sarau concerto. (Diário de Taubaté).

 

1897   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Taubaté promulga a lei n.º 38 que fixa a receita e a despesa do município no exercício fiscal de 01/07/1897 a 30/06/1898 em 150:140$000. (Diário de Taubaté).

 

1898   Chega a Santa Cruz das Palmeiras de cuja paróquia fora vigário (removido para Rio Claro), a passeio, em companhia de sua irmã, o taubateano Côn. Bento A. de Souza Almeida que é jubilosamente recebido e se hospeda na Fazenda São Carlos, do 2.º tabelião ten. Modesto Maclério Homem. (Diário de Taubaté).

 

1900   José Dalli requer à Câmara Municipal de Taubaté autorização para instalar um quiosque na Rua Santa Cruz (c.el Gomes Nogueira) onde já houve um. Como a Câmara tem um no largo do mercado fechado por falta de locatório, sugere a transferência e propõe o aluguel de 10$000 por mês. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre, em Taubaté, D. Alzira Leonardo Leite, filha do Cap. Carlos Adolpho Leonardo e esposa do Sr. Antenor Leite, presidente da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (O Norte).

 

1914   O Cinema Teatro São João onde está instalado o Cinema Modelo realiza seu 2.º espetáculo com o programa: Os palácios reais de França – Versalles e os Trianões, filme natural da Pathé Color; O Médico e o Curandeiro, comédia sentimental da Gaumont e A Borboleta Branca, filme científico da Gaumont. (O Norte).

 

1914   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal bissemanário “Gazeta de Taubaté” de proprie-dade de Castro Leão & Cia. com oficinas à rua Carneiro de Souza, 44, de que é gerente o Sr. Antônio de Castro Leão a 10$000 por ano e 6$ por semestre. Redatores: Renato G. Guimarães e Cornélio Aguiar; secretário: Onofre Aguiar. Circula aos domingos e quintas-feiras. (O Norte e Imprensa de Taubaté de Pedro Giolo pág. 46).

 

1914   Dentre os papéis enviados ao arquivo municipal pela Câmara Municipal ou porque já foram atendidos ou porque perderam o interesse encontram-se: pedido de licença da Companhia Norte Paulista para construir um mercado na Praça Comendador Costa Guimarães; do Dr. Francisco Ferreira Pinto, pedindo pagamento de vencimentos de Inspetor Sanitário; do maestro José Gomes de Assis Camargo, pedindo pagamento de serviços prestados à Philarmônica Taubateense; de José D. Costa Guimarães, pedindo privilégio para instalação de linhas telefônicas; de João Tibiriçá Neto, pedindo prorrogação de prazo para publicação de editais pondo em concorrência pública os serviços de luz e força elétrica; de João F. Carvalho, pedindo concessão para estabelecimento de energia elétrica; de D. Annita Duriez Bernascone, pedindo subvenção para uma escola particular no Baracéia; da Companhia Norte Paulista, propondo-se a abrir uma rua ligando o Largo Comendador Costa Guimarães à Rua das Magnólias; da mesma Companhia, pedindo privilégio para linha de bondes; de Joaquim da Silva Rocha, pedindo concessão para construção de um mercado; da Diretoria de Obras Públicas, consultando a Câmara sobre a abertura de uma estrada ao longo do vale do rio Una; de Francisco Sales de Camargo, reclamando contra a venda do gasômetro; do Secretário do Interior sobre terreno para o 2.º Grupo Escolar; do Centro Agrícola de São Paulo, pedindo providências para proibição de trânsito de veículos de eixo móvel; do Secretário do Interior, pedindo providências para eleição de um Senador na vaga do Dr. Joaquim Lopes Chaves; do vigário da paróquia, pedindo instalação de luz elétrica gratuita na Catedral; de Joviano Nogueira Barbosa, sobre a rede telefônica da cidade; da Câmara de Lorena, pedindo apoio à representação contra a idéia de serem os Prefeitos nomeados pelo Governo; (O Norte).

 

1927   Em comemoração da passagem, no dia 15, do 25º aniversário de casamento (bodas de prata) do ilustre e distinto casal Dr. Pedro Luís de Oliveira Costa e Ex.ma Sr.a D. Maria Eudóxia de Castilho Costa, celebra-se, na Catedral, missa em ação de graças sendo oficiante o Rev.mo Cura P.e Evaristo Campista Cézar. À noite o Rev.mo P.e Israel Monteiro procede à entronização de uma imagem do S. Coração de Jesus na residencia do casal, acolitado pelo P.e Cícero de Alvarenga. Seguiu-se sarau dançante até madrugada com o Jazz-band-Fêgo. (O Norte).

 

1933   Tendo como paraninfo o Prof. Luís Augusto da Silva, canta sua 1.ª missa no Santuário de Santa Terezinha o P.e Ismael Dias Monteiro e sendo pregador o P.e Francisco Paiva, da diocese de Bragança. (O Lábaro).

 

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *