18 de abril de…

0
Share

 

1615   Num atestado que passou a Sebastião Preto, Paulo da Rocha de Siqueira, 39.º capitão-mor da capitania de São Vicente, narra a tentativa de desembarque de Joris van Spilbergen.

 

1628   Pedro da Mota Leite por provisão do conde de Montesanto é nomeado capitão-mor da capitania de São Vicente.

 

1643   O capitão-mor da Capitania de São Vicente, Gaspar de Sousa Uchoa, nomeia Manuel Homem Albernaz para capitão dos descobrimentos da serra do Sabarabussu, integrante dos sertões de Tabaetê.

 

1735   Realiza-se, em Taubaté, o casamento de Thimótheo Correa de Toledo com D. Úrsula Isabel de Mello de cujo consórcio nasceriam os inconfidentes taubateanos P.e Carlos Correia de Toledo Mello e o sargento-mor de cavalaria Luiz Vaz de Toledo Piza, bem como o orador sacro Bispo Rodovalho e o P.e Bento Cortez de Toledo, fundador de Caçapava, no Rio Grande do Sul. (Jornal de Taubaté de 16/12/1900).

 

1768   Nasce, em Paris, o pintor e escritor Jean Baptiste Debret, o primeiro a fixar o aspecto panorâmico de Taubaté em fins do século XVIII. (O Momento, 03/08/1941). (Folhas encadernação).

 

1863   Lei provincial n.º 12 estabelece as divisas entre Taubaté e Pindamonhangaba no bairro Piracuama.

 

1863   Lei provincial n.º 15 cria o município de Natividade (Distrito de Paz de Nossa Senhora da  Natividade do Rio do Peixe) e estabelece suas divisas.

 

1865   Lei provincial n.º 56 marca divisas entre Lorena e Guaratinguetá.

 

1870   Lei provincial estabelece novas divisas entre o município de Taubaté e o de Pindamonhangaba que haviam sido inicialmente fixadas por Portaria de 22 de fevereiro de 1838 e alteradas por leis de 3 de março de 1854 e de 12 de abril de 1863. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 116).

 

1876   O Sr. Francisco Lopes Zamith, proprietário, inaugura uma linha de troles entre Taubaté e Jacareí (até onde estão concluídos os traba-lhos de construção da estrada de ferro de São Paulo ao Rio). Parte da casa do proprietário à Rua do Príncipe todas as terças, quintas e sábados e de Jacareí no dia seguinte.Naquela cidade o ponto é no Hotel de Madame Simão. Os preços são: de Taubaté a Jacareí 11$; de Taubaté a Caçapava 4$000, de Caçapava a São José 4$000 e de São José a Jacareí 3$000. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Decreto cria o termo da vila de São Bento do Sapucaí que é em seguida elevada à categoria de cidade. (A Imprensa de Taubaté).

 

1882   Nasce, em Taubaté, o insigne escritor José Bento Monteiro Lobato, filho de José Bento Marcondes Lobato e de D. Olímpia Augusta Monteiro Lobato. (Folhas encadernação).

 

1891   O Dr. Joaquim Lopes Chaves embarca para São Paulo ainda não restabelecido de enfermidade que o persegue há 40 dias. (Jornal do Povo).

 

1895   Encontra-se, em Taubaté, em tratamento de saúde o Sr. Azulino Coimbra irmão do Sr. Her-mínio de Coimbra aqui residente. (O Popular).

 

1895   O taubateano Augusto Alves de Oliveira muda-se para Jaboticabal. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do c.el João Affonso Vieira concede em prorrogação 3 meses de licença para o vereador major João Ramos Ortiz, Intendente de Justiça e Instrução Pública, tratar de moléstia em pessoa de sua família para o que vai deixar a cidade e se ausentar. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté arrecadou no trimestre encerrado a 31 de março último 34:501$868 e gastou 46:543$898 pois havia saldo anterior. Há verba de 2:000$000 destinada a levantamento da planta cadastral da cidade e de 5:000$000 para as obras do lazareto. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté determina se oficie com urgência à Cia. Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água na cidade, determinando a reparação de torneiras dos chafarizes da cidade que estão estragadas. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté aprova sugestão do vereador José Ramos Ortiz, Intendente Municipal de Justiça e Instrução Pública, no sentido de se oficiar ao Conselho Superior de Instrução Pública, pedindo que declare provisórias todas as cadeiras vagas no município o que permitirá o seu preenchimento imediato pela Câmara. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté usando de faculdade concedida pelo art. 178 do dec. 20 de 6 de fevereiro de 1892 que regulamentou a lei n.º 21 de 29 de novembro de 1891, decreto regulando as eleições de vereadores. Cada eleitor deverá depositar na urna 2 cédulas: uma contendo seis nomes para vereadores e outra seis nomes para suplentes. Trata-se de projeto de lei apresentado pelos vereadores c.el José Benedito Marcondes de Mattos e José Ramos Ortiz que vai ao Intendente de Justiça para dar parecer. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté sob a presi-dência do c.el João Affonso Vieira nomeia substituto para a vaga do Sr. vereador José Francisco de Moura que renuncia ao cargo de membro da Comissão de Codificação das leis municipais. Autoriza também o reembolso ao Sr. presidente de gastos que fez por ocasião da visita do Presidente do Estado, Dr. Bernardino de Campos a Taubaté e na eleição de senadores federais. É quinta-feira e se marca outra sessão para 25, quinta-feira também. (O Popular).

 

1897   No majestoso Teatro São João (onde está hoje a Casa da Lavoura) estréia a Companhia de Fantoches Mexicanos do Sr. Jerônimo Miramontes. (Diário de Taubaté).

 

1898   Passa por Taubaté, onde é homenageado na Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, o presidente eleito da República Dr. Manuel Ferraz de Campos Salles, com destino ao Rio de Janeiro e Europa. (Diário de Taubaté).

 

1901   Diante do pedido da Superintendência de Obras Públicas do Estado para que apresente proposta para o serviço de conservação da estrada desta cidade a São Luís do Paraitinga, construída há pouco tempo, a Câmara Municipal de Taubaté designa Comissão composta dos srs. José Gomes Nogueira, Dr. João Malta Jr., Comendador Paranhos e Fernando Lopes para dar parecer sobre seu estado, bem como com relação à que vai à Redenção. (Jornal de Taubaté).

 

1904   Acionistas do Banco Norte de São Paulo, sediado em Taubaté, em assembléia geral, resolvem liquidar o estabelecimento de crédito e nomeiam para a Comissão Liquidante os srs. John Milne Tindal (que veio a falecer antes de se desincumbir da missão) e José Antônio Carneiro de Souza que, sentindo-se doente, a 6 de dezembro de 1905 convoca nova assembléia para nomear novos liquidantes, para 22 de dezembro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Jornal de Taubaté, órgão do Partido Republicano local, de propriedade de Amaral & Jovino (José Benedito Marcondes do Amaral e Honório Jovino) que sai diariamente, contrata os serviços da agência telegráfica e de informações “Velox” recém-fundada em São Paulo de Anibal Machado & Companhia, na Rua Boa Vista, 18-A. (do mesmo).

 

1905   O Presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro autoriza o registro de 190:000$000 de crédito à tesouraria da Estrada de Ferro Central do Brasil para ocorrer às despesas de alargamento da bitola de Taubaté a São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Fábrica de Gás de Taubaté da sociedade Carmo Cintra & Irmãos avisa às pessoas que costumam na Sexta-feira da Paixão mandar colocar arcos de gás em frente de suas casas ou nas esquinas próximas que resolveu baixar os preços dos mesmos a 30$000 por 3 horas de iluminação e que a instalação deve ser providenciada com antecedência no escritório da empresa. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. José Gomes da Luz, tesoureiro da Venerável Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, convida os bons católicos a se inscreverem na Irmandade ou entrarem com as esmolas que puderem para as solenidades da semana santa, visto como a receita da irmandade decresceu muito pois faleceram ultimamente 6 irmãos, mudaram-se de Taubaté 2 e diversos deixaram de fazer o pagamento de suas contribuições. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Morre, em Taubaté, D. Rosemira de Oliveira, es-posa do Sr. José de Vasconcelos Judice, filha de D. Maria Etelvina de Oliveira. (O Norte).

 

1914   O coadjutor da paróquia, Rev.do P.e Antônio Gomes Vieira procede à bênção solene das oficinas do novo jornal cujo 1.º número deverá circular amanhã intitulado “Gazeta de Taubaté” de propriedade de Castro Leão & Cia. à rua Carneiro de Souza, 44, às 13 h. Na ocasião é oferecido profuso copo d’água! O diretor-gerente é o Sr. Antônio de Castro Leão. (vide IMPRENSA DE TAUBATÉ de Pedro Giolo pág. 46). (O Norte).

 

1915   Na residência do Dr. Pereira Barbosa realiza-se reunião para eleição da diretoria do Grêmio Dançante “Dr. Pereira Barbosa” sendo escolhidos: Prof. Irito N. Barbosa para Presidente; Brasilino Vieira para secretário e Aristides de Oliveira Patrício para tesoureiro. (Gazeta Taubaté).

 

1926   Realizam-se as solenidades de instalação do novo disitrito de paz de Quiririm, velha aspira-ção de seus moradores. (O Lábaro).

 

1930   Morre, no Rio de Janeiro, D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, bispo de São Paulo e 1.º cardeal do Brasil. (Folhas).

 

1933   Canta sua 1.ª missa na capela do Seminário Diocesano de Taubaté o Rev.mo P.e Carlos Ortiz, tendo como paraninfos o Sr. José Ortiz e o P.e Benedito França. (O Lábaro).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *