11 de abril de…

0
Share

*imagem ilustrativa (foto de Porto Alegre)

 

1784   A Câmara Municipal de Taubaté reúne-se para tratar da recepção do Desembargador da Relação do Estado que era esperado em diligências do Real Serviço. (Atas I, p. 113).

 

1862      Nasce, em Pindamonhangaba, o ilustre médico sanitarista Dr. Emílio Marcondes Ribas, filho de Cândido Marcondes Ribas e de D. Andradina M. Machado Ribas. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em novembro de 1887 e defendeu tese em fevereiro de 1888. Clinicou em Tatuí. Foi nomeado Inspetor Sanitário do Estado em Comissão. Combateu epidemia em diversos pontos do Estado. Em 1898 foi nomeado diretor do Serviço Sanitário e saneou a capital. A 17 de junho de 1908 partiu para os EUA e Europa para estudar a profilaxia da tuberculose. De volta decide estabelecer em Campos do Jordão um sanatório para tuberculosos. Devido à dificuldade no transporte dos doentes pensa na construção de uma estrada de ferro para o que obtém privilégio da Câmara Municipal de Pinda por 30 anos. Dedicou-se ao estudo da morféia. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 131/3).

 

1870   José Augusto Pereira Leite e Mariano Pereira Leite, professores de primeiras letras, do sexo masculino da freguesia do Paiolinho e do bairro do Remédio, respectivamente apresentam suas cartas à Câmara Municipal de Taubaté para registro. Indicação do Padre Coelho Guimarães é aprovada no sentido de passar a Rua do Rosário a se chamar Gen. Osório. O P.e João Alves Coelho Guimarães era vereador e coadjutor da paróquia. (O Paulista).

 

1876   De volta da Europa chega a Taubaté com sua esposa o ilustre taubateano Dr. José Ricardo Pereira de Barros. (A Imprensa de Taubaté).

 

1897   Morre, em Taubaté, o capitão João Nogueira de Mattos (Diário de Taubaté).

 

1897   O Sr. Braz Salvador Curtu resigna o cargo de Agente Consular interino da Itália em Taubaté que lhe fora confiado há mais de um ano pelo conde de Brichanteau, ex-cônsul da Itália em São Paulo, cargo atualmente ocupado pelo Cavalheiro de Chicco. (Diário de Taubaté).

 

1898   D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis, recém-chegado de Tremembé, recebe aqui a terceira visita do Dr. Francisco de Castro, médico do Rio de Janeiro, que o assiste. (Diário de Taubaté).

 

1901   Às 9 h. da noite, num dos salões do Grupo Escolar, realiza-se concerto do pianista Carlos Guimarães e de que participam também D. Escolástica Vieira, Silvina Andrade, Aracy Jor-dão, Edith Capote Valente, Sr. F. Costa. Ponto alto do programa foi a grande fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro de Gottschalk pelo Sr. Carlos Guimarães. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Noticia-se a realização de uma grande corrida de bicicletas que se realizou em comemoração do 1.º aniversário da inauguração do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março com 6 páreos. Tendo empatado Remondini e Joãozinho fazem 4 voltas saindo vitorioso o 1.º. (O número anterior é do dia 7. Portanto a fundação foi entre 8 e 10/04/1904). (Verdade).

 

1910   Pelo trem “Noturno” chega a Taubaté o Dr. Pádua Salles, secretário da Agricultura e comitiva que se hospedam na residência do Dr. Pedro Costa visitando o arrozal da Trapa da Maristela no dia seguinte, onde almoçam. Partem daqui às 7 horas em bonde especial. De Tremembé à Trapa o percurso foi feito em 9 troles. De volta visita os estabelecimentos de Taubaté e jantam. (O Norte).

 

1912   O Sr. Dr. Orlando Ambrogi, engenheiro da Companhia Telefônica Bragantina, toma posse do cargo de Inspetor Regional da zona norte com sede em Taubaté. (O Lábaro).

 

1914   O Dr. Luiz Carlos da Fonseca, chefe do distrito, em companhia do Sr. Ricardo Navajas, inspeciona estação local da Estrada de Ferro Central do Brasil. O agente da estação Sr. Octaviano Lobo Viana (capitão) distribui assim o serviço dependente de sua fiscalização direta: bilheteria ao conferente João Víctor; mercadorias importadas ao Sr. Guarino de Castro; bagagens e encomendas ao Sr. Odilon Feital. (O Norte).

 

1945   Em avançada idade falece, em Taubaté, o venerando taubateano Sr. Antônio de Paula Arantes, antigo alfaiate aqui estabelecido. (Nossa Terra).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *