6 de abril de…

0
Share

 

1782   João Ribeiro Barbosa toma posse, perante o Senado da Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, do cargo de capitão do mato. (Atas I, p. 64).

1838   Morre em Niterói, o patriarca da Independên-cia, José Bonifácio de Andrade e Silva. (O Popular).

 

1864   Carta Imperial indica o P.e José Pereira da Silva Barros futuro arcebispo de Darnis para vigário colado da paróquia de Taubaté que entra em concurso e do qual já é vigário encomendado. (Diário de Taubaté).

 

1872   Lei provincial n.º 38 transfere para o município de Santa Isabel o sítio de Israel Rodrigues D’Ávila Sobrinho, pertencente a Caçapava, assim como parte da fazenda do Cap. Francisco das Chagas Mont’Alverne, de Caçapava para Taubaté.

 

1872   São criadas, entre outras, as Comarcas de Ubatuba e São José dos Campos. (Folhas).

 

1876   Perante o Juiz de Direito do termo (comarca) de Taubaté presta juramento o Sr. Francisco José dos Santos Cardoso que assume o cargo de juiz municipal e de órfãos do termo. (A Imprensa de Taubaté).

 

1895   A Corporação Musical Philarmônica Tauba-teense segue para São José dos Campos onde vai oficiar nas solenidades da Semana Santa sob a regência do maestro prof. Joaquim Xavier de Assis, e da qual são diretores os Sr. Manoel Alves Borges e José Alves Monteiro. (O Popular).

 

1895   Encontra-se na cidade o Rev.do P.e taubateano João Ozório Marcondes, vigário de Monte Santo. (O Popular).

 

1895   O Cônego da Sé de São Paulo, Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, radicado em Taubaté é nomeado para reger a cadeira de geografia e cosmografia do Seminário Episcopal da capital. (O Popular).

 

1895   Após as cerimônias de benzimento das palmas, da missa solene com o canto da Paixão, sai a procissão de Ramos e à tarde a procissão do Triunfo, pregando à entrada o vigário da paróquia Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro. (O Popular).

 

1895   Os concessionários da Estrada de Ferro Taubaté Ubatuba são convidados a fazer no Tesouro do Estado o depósito de 300:201$508 de acordo com o § 3.º art. 2.º da lei n.º 30 de 13 de junho de 1892. (O Popular).

 

1895   Para oficiar nas cerimônias da semana santa de São José dos Campos segue para aquela cidade a Philarmônica Taubateense sob a regência do maestro Antônio Penzo e Joaquim Xavier de Assis. (A Cidade de Taubaté).

 

1898   O ilustre taubateano Dr. Octaviano da Costa Vieira, juiz de direito da Comarca de Jundiaí visita sua terra natal. (Diário de TAubaté).

 

1900   Circula, em Taubaté, o Anuário Taubateense de 1900 dirigido pelo Sr. Luiz dos Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Noticia-se manifestações de que é alvo em Jacareí o taubateano Dr. Cândido Vieira que ali exerceu o cargo de promotor público durante 12 anos, ora juiz de direito de Jambeiro. O povo reunido em casa do c.el Carlos Porto, dali sai para a residência do Dr. Cândido Vieira, precedido pela Corporação Musical “C.el Carlos Porto”. O c.el fala enalte-cendo as qualidades do homenageado e lhe entrega o decreto de sua nomeação. Falam ainda os Drs. Nunes Ferreira, A. Bayma, Josephino da Silva e os srs. Justino Primo, Rodrigues de Andrade, Solano de Abreu e Theodulo Gala. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Iniciam-se as obras de reforma da Capela de Sant’Ana. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Os estudos e plantas da rede de esgotos de Taubaté são enviados à Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo para aprovação. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A biblioteca do Centro dos Operários Católicos fica na rua Carneiro de Souza, pegado à loja do Sr. Joaquim Monteiro e está aberta das 7 da manhã às 9 h. da noite.

 

1901   A redação do Jornal de Taubaté recebe a visita do pianista Carlos de Oliveira Guima-rães, discípulo de Charles de Beriot e de Georges Mathias, do Conservatório de Paris, que brevemente dará concerto em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por indicação do vereador Sr. Félix Guisard a Câmara Municipal autoriza o seu intendente a comprar os terrenos necessários ao prolonga-mento da Rua Silva Jardim pelo preço máximo de 510rs o metro quadrado. Trecho entre o Largo da Piedade e a Av. Tiradentes, parte do Colégio Bom Conselho. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O alferes Viriato de Moura assume o comando do destacamento policial de Taubaté em substituição ao Sr. Benedito Bueno de Toledo que vai assumir o de Luís do Paraitinga. (Jornal Taubaté).

 

1905   Enchente fora do comum assola o vale. O rio Paraíba está 2,70m acima de seu nível normal e as águas, em certos trechos, estão 0,50m abaixo dos trilhos da Central. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Taubaté, a mãe do Sr. José Vicente de Barros. D. Maria Joaquina de Jesus (no convite para missa de 7.º dia aparece Benjamim Pereira de Barros, Clara Pereira de Barros e Joaquim Vicente de Barros como filhos ou enteados). (Jornal de Taubaté).

 

1914   O Taubaté Foot-Ball Club elege a seguinte diretoria: Presidente, Alfredo Cândido Vieira; vice-presidente Manfredo Monteiro; Tesou-reiro, Elídio Bueno; 1.º secretário, Luiz Pereira da Silva; 2.º secretário, José Ângelo Lotufo; Conselho Fiscal: Luiz Vieira Marcondes, Hugo Cintra, Francisco Ferrari.

 

1941   Morre, em Taubaté, D. Nicácia de Castro Natividade, de tradicional família taubateana, filha do saudoso educador Dr. Antônio Quirino de Castro, um dos pioneiros dos movimentos educacionais vale-paraibanos. Contava 72 anos e deixou numerosa descendência. (O Momento).

 

1941   Divulga-se o protesto formulado pelo Governo brasileiro contra a violência germânica ao navio “Taubaté” em águas do Mediterrâneo. (O Momento).

 

1941   A Delegacia de Polícia de Taubaté transfere sua sede para a Rua Visconde do Rio Branco, 218, em novas e confortáveis instalações. (O Momento).

 

1946   Noticia-se a promoção do Dr. José de Barros Bernardes da promotoria da Comarca de Lorena para a de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1946   Circula, em Taubaté, o Boletim Mensal da Associação Comercial de Taubaté que dá a seus associados informações e noticiário de interesse e oportunidade. (Taubaté Jornal).

 

1946   O Partido de Representação Popular realiza reunião no salão de Festas da Sociedade Beneficente de Taubaté (rua XV de novembro) com a presença de membros da diretoria estadual cuja comitiva é apresentada pelo Dr. Hugo di Domenico. Falam os srs. Drs. José Loureiro Jr., consultor jurídico; Dr. Maria Penteado de Faria e Silva e Dr. Marcel T. da Silva Telles, conselheiros, do diretório estadual; Vítor Caminha que propôs a continuação do diretório local e Benedito Dias. (Taubaté Jornal).

 

1949   Por indicação do vereador Licurgo Barbosa Querido a Câmara Municipal de Taubaté nomeia comissão composta do proponente e do Sr. José Olegário de Barros e Eurico Penna para promover uma homenagem póstuma ao ilustre escritor taubateano Dr. José Bento Monteiro Lobato. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *