4 de abril de…

0
Share

 

1867   Nasce, em Taubaté, D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, organizador do Arquivo da Cúria Metropolitana. (Folhas).

 

1872   Lei provincial n.º 32 revoga a de n.º 28 de 23 de abril de 1866 sobre divisas entre os municípios de Areias e Silveiras, restabelecendo os limites marcados pela Portaria de 17 de agosto de 1836.

 

1891   Decreto Estadual n.º 147 restabelece o distrito de paz de Aparecida que compreende a Capela de Roseira, com a divisas das respectivas sub-delegacias.

 

1895   A esposa do Comendador José Luiz da Silva Guimarães oferece aos pobres do Hospital Santa Isabel uma bandeja de doces. (O Popular).

 

1895   Percorre as ruas da cidade a tradicional procissão de Nossa Senhora das Dores, pregando à entrada o Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, vigário da paróquia. (O Popular).

 

1897   O Prof. Cap. João Pereira de Souza Penna é exonerado, a pedido, da direção do Grupo Escolar de Taubaté, sendo nomeado para substituto interinamente o Prof. ambulante das Escolas de Quiririm e Poço Grande, Sr. Orestes de Oliveira Guimarães. (Diário de Taubaté).

 

1898   A Companhia Taubaté Industrial realiza assembléia extraordinária sob a presidência do Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis, servindo de secretários o c.el João Affonso Vieira e o ten. c.el Antônio Marcondes de Moura para decidir sobre providências quanto ao incêndio que destruiu a tecelagem e a fábrica de camisas de meia, presente o diretor-técnico Sr. Félix Guisard. (Diário de Taubaté).

 

1900   O Intendente Municipal José Francisco de Moura promulga a lei n.º 84 da Câmara Municipal de 24 de março, lançando um empréstimo público de 250:000$000 dividido em 2500 apólices ao portador de 100$000 a juros de 8% para construção da rede de esgotos de Taubaté. Para garantir do pagamento de juros e amortização são convertidos em renda com aplicação especial os impostos: 1) de café saído do município; 2) do mercado da cidade e 3) do matadouro municipal. A subscrição do empréstimo será aberta a 1.º de maio e encerrada a 31 do mesmo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Estelita Ortiz, sub-diretor da Corporação Musical Philarmônica Taubateense, encomen-da na Itália os novos bonés para os seus membros componentes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A agência dos correios de Taubaté prepara-se para se mudar para o novo prédio construído na Rua Duque de Caxias, pegado ao n.º 65 onde está o escritório do Jornal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O Sr. Adolpho Moreira Guedes, 1.º Secretário da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, comunica que as aulas do Colégio Progresso mantido pela mesma estão agora a cargo do Prof. Bento Ramos (diretor do jornal O Norte) que sucede ao Prof. Bernardino Querido e funciona regularmente das 11 às 15 horas. (O Norte).

 

1912   O advogado Dr. Cândido Mendes telegrafa a D. Epaminondas, 1.º Bispo de Taubaté, noticiando a decisão do juiz federal Dr. Raul Martins que decidiu ser ilegal os seqüestros dos Conventos da Ordem Franciscana no Rio de Janeiro e em que se incluía o de Taubaté. (O Lábaro).

 

1913   Morre, em Taubaté, D. Nicolina Ramos Pereira. (O Norte).

 

1945      Com a presença do Dr. Antônio de Oliveira Costa e do Sr. Arthur Audrá inaugura-se o “Grêmio São Geraldo” dos operários da Companhia Fabril de Juta, moradores da Vila São Geraldo. (Nossa Terra)

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *