29 de março de…

0
Share

 

1858   É inaugurada a Estrada de Ferro Central do Brasil. (Jornal de Taubaté, 1905).

 

1858   Inaugura-se o tráfego na Estrada de Ferro D. Pedro II e que viria depois a se chamar Central do Brasil. (O Popular,29 de março de 1895).

 

1876   A capela de Santo Antônio do Porto de Cachoeira é elevada à categoria de freguesia. (Valparaíba). (Folhas encadernação).

 

1876   Lei provincial n.º 37 cria o distrito de paz de Bocaina que se chamava Santo da Ca-choeira, futura Cachoeira simplesmente.

 

1876   Lei provincial n.º 37 elevando à freguesia a Capela de Santo Antônio do Porto de Cachoeira, com o nome de Bocaina, declara que o governo fixaria oportunamente os limites da nova freguesia com os municípios vizinhos e o faz por ato de 24/06/1876.

 

1883   Acha-se à venda em Tremembé a Fábrica de Cerveja Tremembeense, do Sr. João Baptista que também admite um sócio gerente, pois não pode continuar à testa do estabelecimento por conselho médico. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   É segunda-feira de São Benedito. Nos vastos salões da residência de D. Maria Leopoldina Marcondes Varela realiza-se pomposo baile, organizado por distintos cavalheiros. (Jornal do Povo).

 

1895   De volta do Rio de Janeiro, onde providenciou a aquisição de dois carros de cargas e um de passageiro, encontra-se em Taubaté o Sr. Augusto Kreye, gerente da empresa de carris urbanos puxados a burro, que faz o trajeto da estação da Central do Brasil até o centro da cidade, passando inclusive pelo largo do Mercado. (O Popular).

 

1895   O Club Taubateense conclui o alargamento de seu grande salão de baile, trabalho que esteve a cargo do Sr. Rosa. (O Popular).

 

1895   A Superintendência de Obras do Estado aprova os planos apresentados pela Usines de Braine-le-Conte (Bélgica) para a construção da ponte metálica sobre o Rio Paraíba, em Guaratinguetá. (O Popular).

 

1901   Sai, em Taubaté, para diversas pessoas o 3.º prêmio da loteria de São Paulo, vendido pelo cambista tenente Joaquim Quirino. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em correspondência de São Paulo, o colaborador do Jornal de Taubaté, Nestor Campinas, refere-se ao fato de já estar circulando o primeiro número da revista literária “A Seara” de Honório Jovino com o retrato de Eça de Queiroz e com 16 páginas, estando assim Taubaté, uma das mais prósperas cidades do Estado, na ponta em matéria literária pois aqui ainda se editam o Jornal de Taubaté, A Voz do Povo, O Taubateano e A Mocidade, este jornal ainda novo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Em carro especial ligado ao Rápido (trem) passam por Taubaté os Bispos de São Paulo, Pouso Alegre e Curitiba com destino ao Rio de Janeiro onde vão aguardar a chegada do 1.º Cardeal Brasileiro, D. Joaquim Arcoverde, de regresso de Roma. Na estação são saudados pelo Sr. Dr. José Aristides Monteiro e em companhia dos mesmos seguem Mons. Antônio Nascimento Castro e Comendador José Valois (lê-se: Valuá) de Castro. (O Norte).

 

1946   A Sociedade de Cultura Geral de Taubaté reúne-se no salão nobre do Museu Histórico de Taubaté, reencetando suas atividades sob a presidência do Dr. Hugo di Domenico e presidência de honra do Prefeito Municipal, Dr. Antônio de Oliveira Costa. A diretoria foi reeleita por aclamação. (Taubaté Jornal).

 

1949       A “Folha da Manhã” publica em sua 1.ª página reportagem do jornalista Carlos Montfort Ivancko, correspondente regional na zona, sobre a industrialização do xisto betuminoso em Taubaté, referindo-se aos primórdios da destilação em 1885até às atividades da Cia. Nacional de Óleos Minerais S/A, capaz de produzir gasolina, óleo e sub-produtos. (Taubaté Jornal).

 

1949   Instala-se solenemente a Congregação dos Professores Catedráticos e Efetivos do Colégio Estadual e Escola Normal Monteiro Lobato de Taubaté, sob a presidência do prof. José Alves de Almeida Feo que, como diretor do estabelecimento, é presidente nato da Congregação. O Prof. Dr. Antônio de Moura Abud é eleito representante dos professores interinos e o prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite, secretário da Congregação. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *