22 de março de…

0
Share

1681   Provisão do Marquês de Cascais eleva São Paulo à categoria de cabeça da capitania de São Vicente, e a instalação solene da nova sede se verifica em abril de 1683.

 

1851   Lei provincial n.º 4 estabelece divisas entre os municípios de Taubaté e Pindamonhangaba, alteradas pela lei n.º 24 de 03/05/1854.

 

1875   Lei provincial n.º 10 cria o distrito de paz de Vila Vieira do Piquete.

 

1876   A Câmara Municipal de Taubaté contrata com o Sr. Antônio Gomes Guimarães o serviço de limpeza pública da cidade para observância dos artigos 22 e 27 do Código de Posturas Municipal e avisa aos munícipes, proprietários ou inquilinos que até o próximo dia 10 providenciem a limpeza (capinação se for o caso) da frente de suas propriedades ou moradas de casas, colocando o lixo no meio da rua para serem retirados pelo dito encarregado. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté faz um apelo em prol de auxílio para o Hospital Santa Isabel que está com suas enfermarias repletas, sem recursos suficientes apesar dos grandes esforços e solicitudes dos srs. Mariano José de Oliveira e Costa (Mariano Moreira, Barão de Pouso Frio, depois) e Francisco d’Almeida Cabral.

 

1883   A exímia pianista sra. M. Freida-Pace formada por academias européias e que aqui deu alguns concertos de piano pretende fixar residência na cidade a fim de lecionar piano atendendo a chamados cujos recados devem ser dados em casa dos negociantes Navissano & Irmão. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. F. M. Riesenberger, proprietário da Fábrica Riesenberger retira-se de mudança para São Paulo, onde vai se associar ao esta-belecimento denominado “Bazares da Corte”, na rua da Imperatriz n.º 29. A sua fábrica de louças em Taubaté continua funcionando com operários peritos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Está para ser alugada a casa do ex “Hotel dos Viajantes” pelo restante do prazo do contrato de arrendamento que expira em novembro de 1884. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. José Marcelino dos Santos é o repre-sentante em Taubaté da casa de comissões do Dr. João Paulo d’Almeida Magalhães, na Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Em substituição ao Dr. João Francisco Malta Jr., que precisa se ausentar, assume a redá-ção do jornal bissemanário local “O Liberal Taubateense”, o Dr. Fernando de Mattos. (Do mesmo).

 

1888   Encontra-se em Taubaté hospedado com o desembargador Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho o ilustre Cônego Dr. Francisco de Paula Rodrigues, (P.e Chico) glória da tribuna sagrada do Brasil. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O ilustre sacerdote taubateano Cônego Miguel Martins da Silva é nomeado vigário geral de diocese no Paraná. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Encontra-se, em Taubaté, o eminente orador sacro arcediago Dr. Francisco de Paula Rodrigues (Padre Chico). (Jornal do Povo).

 

1891   Regressaram de Paraibuna o Dr. João Malta e o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira que reas-sumiu a direção do Jornal do Povo que tem como correspondentes naquela cidade os pro-fessores Assis Toloza, Theófilo Pavier e o Sr. Hygino José Machado. (Jornal do Povo).

 

1891   Acha-se a passeio em Taubaté o Dr. Jacintho Pereira da Silva Barros com sua família e o Sr. Francisco de Mello Cabral. (Jornal do Povo).

 

1891   Para paraninfar o casamento do Sr. Alfredo Monteiro com D. Maria Justina de Camargo filha do Sr. Manoel Inocêncio de Camargo se encontra em Taubaté o desembargador Aureliano de Souza Oliveira Coutinho. O casamento se deu ontem. Foi celebrante o “P.e Chico”, acima citado. (Jornal do Povo).

 

1895   A imprensa local clama contra o velho hábito de se realizar a quitanda apenas uma vez por semana e propugna para que os produtores sejam obrigados a expor os seus produtos à venda diariamente. (O Popular).

 

1895   O sargento Afonso Celso de Toledo é exonerado da função de comandante do destacamento policial de Taubaté. (O Popular).

 

1895   Os moradores da capela do Tremembé tratam de dirigir ao governo federal petição no sentido de se aproveitar as providências do alarga-mento da bitola da estrada de Ferro Central do Brasil para fazê-la passar por aquela povoação do município de Taubaté. (O Popular).

 

1895   A Farmácia Alemã, do cap. Carlos Adolpho Leonardo, anuncia o recebimento de Pó da Pérsia para o combate à praga de pernilongos. (O Popular).

 

1895   Por ordem do Secretário do Interior chega a Taubaté o engenheiro Dr. Molino de Queiroz para examinar o edifício do antigo paço muni-cipal à rua São José esquina da rua Marquês do Herval a fim de orçar os reparos de que precisa para servir à instrução pública. O prédio em apreço já serviu também de cadeia. O Secretário do Interior é o Dr. Cesário Motta. Paço Municipal nesse tempo era mesmo Conselho e Cadeia. (O Popular).

 

1900   O Club carnavalesco União Bilontra elege sua nova diretoria sob a presidência do Sr. Adelino José de Araújo e vice-presidência do Sr. Eugênio Guisard. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Entra em liquidação a Loja de Fazendas, Modas e Armarinhos dos srs. Alberto, Meyenberg & Cia. que manterá até o fim a oficina de costuras (para adaptações de vestuários, naturalmente). (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na redação do Jornal de Taubaté, à rua Visconde do Rio Branco n. 58-B, estão à venda os versos intitulados “Matutinos” de Honório Jovino. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em termo de visita o inspetor escolar Sr. Lindolpho Francisco de Paula elogia a admi-nistração do Sr. Arthur Glória à frente da direção do Grupo Escolar de Taubaté onde estão matriculados 341 alunos: 179 meninos e 162 meninas. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Em sessão ordinária a Câmara Municipal de Taubaté decide: 1.º) proibir em Taubaté “os palhaços na rua”, anunciando funções ou fazendo publicidade por não condizer com os nossos foros de cidade civilizada; 2.º) dar nome de Largo do Convênio ao Largo do Pilar por motivo da assinatura ali no prédio da residência do c.el José Benedito Marcondes de Mattos (onde está hoje o supermercado) a 26 de fevereiro último do acordo entre três Presi-dentes de Estado para valorização do café e 3.º) dar ao Largo da Palmeira o nome do c.el Vitoriano Moreira da Costa, último capitão-mor de Taubaté e pai do Comendador Antônio Moreira da Costa Guimarães. (O Norte).

 

1912   Parte para São Paulo a fim de participar da reabertura do Congresso Estadual o deputado Dr. Antônio Pereira da Silva Barros chefe do partido oposicionista local. (A Federação).

 

1914   No Odeon, Teatro Cinema da Praça do Convênio, a “Troupe Oni Miler”, após a exibição de filmes leva à cena a revista de costumes locais, em 1 ato, “Taubaté em Revista” original dos Srs. Genuíno de Oliveira e Juvenal Alves. A revista permanece em cartaz por vários dias para surpresa da critica que a chama de “Taubaté em Reclames” tantas são as propagandas das casas comer-ciais que se vêem. É apimentada e sem sal, sem graça, diz o cronista Marcos. Mas o público acorre. Não tratou dos nossos tipos populares que são tantos, acrescenta o crítico. (O Norte).

 

1933   Atendendo reivindicação da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté de que é presidente o Sr. Claro Rodrigues Ferreira, o Sr. Anízio Ortiz, Prefeito Municipal, decreta o fechamento do comércio aos domingos e feriados. (O Lábaro).

 

1939   Com celebração de missa no Santuário de Santa Teresinha em ação de graças e a entro-nização do Sagrado Coração de Jesus em sua residência, o distinto e filantrópico casal Sr. Alberto Guisard e D. Mercedes de Mattos Gui-sard comemora a passagem de suas bodas de prata matrimoniais. (O Lábaro).

 

1939   O Orfanato Santa Verônica, tradicional estabelecimento de caridade, registra na comarca local os seus novos estatutos. (O Momento).

 

1949   Diante de discussões a respeito do projeto de lei do vereador Juventino Tavares, com substitutivo do vereador José Bonifácio Moreira Filho, instituindo isenção de impostos para casas populares até o valor de Cr$ 20.000,00, a Câmara Municipal constitui comissão dos srs. Dr. Félix Guisard Filho, Artur Audrá e prof. Octacílio Carvalho de Paula para estudar o assunto e apresentar solução definitiva até a próxima sessão. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *