17 de março de…

0
Share

1842   Lei provincial n.º 17 eleva à freguesia a Capela Curada de São José do Barreiro e trata das divisas dessa nova freguesia com a vila de Areias.

 

1872   Morre em Taubaté o cap. João da Palma Pereira casado com D. Marina Justina de Moura e Palma. (Imprensa de Taubaté).

 

1876   Depois de ter estado em Taubaté parte para Pindamonhangaba o Dr. Clemente Falcão de Souza Filho, superintendente dos serviços da estrada de ferro São Paulo-Rio em execução entre Cachoeira e Mogi das Cruzes. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   A firma Pereira & Ribeiro anuncia o funcionamento da linha de trole de Cachoeira a Taubaté diariamente por 15$000; de Taubaté a Jacareí às segundas, quartas e sábados a 10$000, voltando no dia seguinte. De Taubaté a Caçapava 4$000. De Caçapava a São José 4$000 e de São José a Jacareí 3$000. Em Taubaté o ponto de partida é no Hotel das Palmeiras de Francisco Duarte Leitão e em Jacareí no Hotel de Freitas Ribeiro no Largo da Matriz. (A Imprensa de Taubaté).

 

1889   O Club Carmosina Carnavalesco, fundado este ano em Taubaté, percorre as ruas da cidade com um bando precatório em favor das vítimas da febre amarela em Santos e consegue angariar 163$030 que são enviados por intermédio do Jornal Província de São Paulo. (Jornal do Povo).

 

1895   Nos bondes puxados a burro da empresa de carris urbanos de Taubaté, sob a gerência do Sr. Augusto Kreye, transitam excepcional-mente 1.226 passageiros. (O Popular).

 

1905   Noticia-se a inauguração em Guaratinguetá de uma empresa de iluminação pública e particular. (A Verdade ).

 

1905   D. Albertina Gomes Faro é nomeada para professora primária do Colégio Santa Verônica de Taubaté, fundado por Capuchos. (Verdade).

 

1905   Reinicia seu funcionamento nesta cidade a fábrica de vidros do Sr. Manoel Silva. (Verdade).

 

1905   Para promover as tradicionais festividades de Nossa Senhora das Dores é constituída a Comissão: D. Maria José de Mattos, D. Alexandrina Amélia de Abreu e D. Maria Amélia Monteiro. (Verdade).

 

1905   O Sr. J. Isaías divulga o fato de ter composto um dobrado com o nome de “Homenagem ao Meu Estimado Maestro” dedicado ao maestro Antônio Penzo. (Verdade).

 

1905   Atinge o km. 12 o ramal de estrada de ferro em construção entre Lorena e Benfica, onde foi concluída a ponte Marechal Argollo. Brevemente chegará à Vila do Piquete. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Decreto remove o Dr. Raymundo Pereira Smith delegado de polícia de Taubaté para Amparo e o Dr. Félix Pestana de Espírito Santo do Pinhal para Taubaté. O Dr. Raymundo aqui serviu cerca de 3 anos. Nesse ínterim assumiu o cargo o ten. c.el Fernando Gomes Nogueira. (O Norte).

 

1913   Morre, em Taubaté, o Sr. Manoel Ivo dos Santos. (O Norte).

 

1914   Em companhia do Deputado Estadual Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e do Inspetor Escolar Prof. José Carlos Dias, o Inspetor Municipal visitou em inspeção a Escola Mista do Bairro do Areão, regida pela Prof.ª Maria Placedina Borges e a Escola de Santa Cruz do Areão, regida pela professora D. Carmosina M. de Oliveira. Na primeira estão matriculados 21 alunos e presentes 6; na Segunda matricula-dos 30 e presentes 16. (O Norte).

 

1918   Volta a circular em Taubaté “O Lyrio”, jornalzinho crítico e humorístico sob a direção de Álvaro de Toledo e Ernesto Ludgero. (O Norte).

 

1934   Presididas por D. João de Almeida Ferrão, bispo de Campanha, realizam-se na Catedral de Taubaté, as tocantes cerimônias de ordenação sacerdotal dos Padres José Benedito Alvarenga, natural de Paraibuna onde nasceu a 03/09/1899 e de Antônio Luiz Cursino, natural de Taubaté, nascido a 07/07/1900. (O Lábaro).

 

1939   Morre, em São Paulo, o ilustre sacerdote taubateano Mons. Dr. João Evangelista Pereira de Barros, sobrinho de D. José Pereira da Silva Barros, nascido a 04/11/1867. (O Lábaro).

 

1941   Taubaté recebe a visita dos Generais Maurício Cardoso e Octaviano José da Silva em inspeção a corpos do Exército no Vale do Paraíba. (O Momento).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *