10 de março de…

0
Share

1876   Morre, em Taubaté, o professor particular e depois professor de primeiras letras do bairro do Tremembé, Sr. Francisco Xavier de Assis, tendo lecionado antes algum tempo em Pinda-monhangaba. Grande amigo do progresso foi o pioneiro da imprensa em Taubaté fundando o “Taubateense”, primeiro jornal impresso em Taubaté cujo 1.º número saiu a 29 de agosto de 1861 de que foi redator até o n.º 16 o Sr. Antônio Gomes de Araújo substituído pelo Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa a partir de 26 de dezembro de 1861. Em 1866 o falecido fez publicar um outro jornal com redação do Sr. Barnabé, chamado “Echo do Profes-sorado”. Pediu remoção de Pinda com prejuízo de ordenado em busca de melhoras e aí esteve só 6 meses. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Por ter perdido sua exoneração o Sr. Antônio Manoel Ribeiro Leite Júnior do cargo de escrivão de paz, é nomeado o Sr. Francisco Antônio da Silva Pestana Júnior. (A Imprensa).

 

1880   Cria-se em São Paulo o Corpo de Bombeiros da Força Pública do Estado. (Folhas, encadernação).

 

1883   O Sr. José Pedro Malhado Rosa casa-se com D. Mariana Justina da Luz Malhado. (Gazeta de Taubaté)

1895   O Club Taubateense realiza o seu 4.º baile, fundado que foi em fevereiro pouco antes do carnaval (24, 25, 26 dias). (O Popular).

 

1895   O relógio da Igreja Matriz volta a funcionar normalmente,  consertado como foi pelo Sr. Félix Bernasconi, hábil relojoeiro da cidade. (O Popular).

 

1895   No largo do mercado instala-se divertimento denominado “Círculo Vertical” inspirado por coisa semelhante que teria figurado na exposição de Chicago (e que deve ser a nossa Roda Gigante de hoje). (O Popular).

 

1897   Em Ordem do Dia n.º 19 o Comandante Superior do Quartel da Guarda Nacional da Comarca de Taubaté, c.el João Affonso Vieira convoca todos os oficiais e praças para assistirem, fardados, à missa que o diretório Republicano de Taubaté manda celebrar dia 15 na Igreja Matriz pelo vigário Padre Mestre Antônio do Nascimento Castro em sufrágio da alma das vítimas do combate de Canudos em que pereceu o c.el Moreira César. (Diário de Taubaté).

 

1900   O Dr. Gastão Câmara Leal, 1.º Secretário da Venerável Irmandade de Nosso Senhor dos Passos torna público que de ordem do Presidente dos Provedores foram nomeados os Srs. Dr. João Pereira Corsino, Cap. Francisco Cândido Vieira, Francisco de Paula Andrade Costa e José Domingues Ribas para “Irmãos Andadores” para fazerem a polícia interna da igreja e aí exigirem a separação de sexos durante as Vias-sacras e Missões. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. José Maria da Silveira, arrematante do serviço de conservação da estrada de Taubaté a Redenção, refuta críticas ao serviço feitas pelo “O Taubateano” dizendo que os pontos dos morros do Cataguá, Rio Comprido e Barrocada que mais se arruínam com as chuvas estão transitáveis. As duas pontes do Pamonam ficaram em seco pelo fato do rio ter mudado de leito com as enchentes e espera ordens do governo para reconstruí-las. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Jacintho Pereira de Barros trata de fundar em Taubaté o Banco de Custeio Rural (que se tornou realidade) fazendo publicar o art. 2.º do projetado estatuto que diz de suas finalidades. (A Verdade).

 

1905   O Dr. Ernesto Paixão, médico residente em Petrópolis, inicia sua colaboração no Jornal de Taubaté com um artigo que intitula “Impres-sões” e em que aborda o fato dos enterros de crianças em Taubaté serem feitos com acom-panhamento de alegres acordes na banda de música e foguetório, o que ele estranhou mas compreendia. O caixão é transportado em tampa, descoberto. (Pseudônimo: Flávio Marciano).

 

1910   O bacharel em Direito, Antônio Câmara Leal, faz sua estréia no Tribunal do Júri, em Taubaté, defendendo Victorino Ribeiro de Castro, autor de ferimentos graves, absolvido por unanimidade. Foi auxiliado pelo Dr. Euzébio Câmara Leal e o promotor foi o Dr. José Rodrigues Alves. (O Norte).

 

1932   Realiza-se na sede do Esporte Club Taubaté uma reunião com o propósito de fundar uma Liga de Futebol – a Liga do Norte sob iniciativa do Sr. Luciano Alves, reunindo Clubes de Mogi das Cruzes a Cruzeiro e filiada à A. P. E. A. que cogita mesmo da criação de ligas regionais. (A Folha).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *