6 de março de…

0
Share

1871   A freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Embaú é elevada à categoria de Vila com o nome de Conceição do Cruzeiro. (Folhas).

 

1876   O Dr. Francisco de Paula Toledo, presidente da Câmara Municipal de Taubaté, em sessão, exibe planta e projeto dos engenheiros Drs. Martiniano da Fonseca Reis Brandão e Lino para captação das águas que nascem no lugar chamado Belém e transportá-la por meio de encanamentos ao centro da cidade para a distribuição à população por vários chafarizes. O serviço está orçado em 91 contos de réis. Aprova-se a convocação de uma reunião para o dia 12 das pessoas mais abastadas do município a fim de estudar a solução. (Atas IV, p. 232 e Imprensa de Taubaté).

 

1876   Morre, em Taubaté, o P.e Marcondes. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Morre, em Taubaté, o comerciante Serafim de Castro Guimarães aqui radicado desde a mocidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Regressam para a Corte, onde residem, o Comendador Sr. Luiz Guimarães e Ex.ma família. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Fiscal da Cidade (havia cargo de Fiscal da Roça também) Sr. Joaquim Maximiano de Oliveira Guerra, fiscal da Câmara Municipal juramentado, avisa os proprietários de prédios urbanos que de acordo com as Posturas Municipais deverão limpar as frentes de suas casas, trazendo-as capinadas e removido o lixo, visto aproximarem-se as solenidades da semana santa e pede que durante os dias da Paixão iluminem as frentes como é de estilo. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   O tenente Vicente Lucidoro de Oliveira entra no exercício de subdelegado de polícia de Taubaté, dando audiências às quintas-feiras na sala da antiga Câmara Municipal. (Jornal do Povo).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté abre concurso para provimento de cargo de professor da escola provisória do bairro do Ribeirão das Almas. O candidato dever ter 18 anos, boa conduta e ser vacinado ou ter sido afetado de varíola. O exame consta das matérias: língua materna, (análise, ortografia, emprego de sinônimos), geografia do Brasil e geral, cálculo (as 4 operações fundamentais e suas aplicações) e noções sobre a constituição do Estado e da União. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   O c.el João Afonso Vieira, presidente da Câmara Municipal de Taubaté, abre por 25 dias inscrição para candidatos à cadeira da Escola Provisória do Bairro do Ribeirão das Almas, do sexo masculino, que deverão ter no mínimo 18 anos, moralidade, vacinado contra varíola e se submeterem a exame de língua materna, análise e ortografia, emprego de sinônimos, geografia do Brasil e geografia geral, operações fundamentais e noções sobre as Constituições do Estado e da União. (O Popular).

 

1895   De edital do juízo de direito local sobre hasta pública, há referência aos seguintes logra-douros públicos: “casa em construção no Alto do Convento esquina da rua Boa-Vista e mais 6 casinhas unidas à mesma de n.os 1 a 11 na Rua da Consolação (que é a rua Mal. Deodoro – avenida) pertencentes a José Alberto da Silva Reis executadas por Antônio José de Mello”. (Localizar a rua Boa-Vista nessas imediações). (O Popular).

 

1895   O largo Dr. Paula de Toledo chamava-se Largo do Chafariz (de edital de leilão de casas ali situada). (O Popular).

 

1897   Os Srs. José Rabello e José Cyrillo Lobato subscrevem o relatório das atividades do Banco de Crédito Real São Paulo e Minas que fundaram em Taubaté e que será apresentado em assembléia de 31 de março, acompanhado do Parecer do Conselho Fiscal subscrito pelos Srs. João Affonso Vieira, José Gomes de Assis Camargo e João Lindeguer. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre, em Taubaté, o maestro e compositor pindense Antônio Marcondes Homem de Mello, aqui radicado desde outubro de 1883, quando morava à rua Dr. Souza Alves, 52 e lecionava música. (vide mais dados a 8 de outubro de 1883). (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 43).

 

1898   O capitão Antônio Affonso Moreira assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté de que é escrivão o Sr. Francisco Braz Lopes Guimarães. Determina que as audiências sejam realizadas às terças-feiras, ao meio-dia, na Câmara Municipal. (Diário de Taubaté).

 

19….    É ordenado sacerdote o P.e João Deusdedit de Araújo, secretário do Sr. Arcebispo Metropo-litano de São Paulo. (O Norte).

 

1901   Noticia-se o deferimento pelo Secretário da Agricultura do Estado de requerimento da São Paulo Traway Light and Power de autorização para assentar e manter nas terras e estradas públicas entre a Capital, Santos e Taubaté postes e fios necessários à transmissão de força elétrica. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Secretaria da Agricultura aprova contrato com o Sr. Santiago Stornini para a construção da ponte sobre o rio Una entre Taubaté e Pinda. (Jornal de Taubaté).

 

1932   Noticia-se, em Taubaté, a nomeação do Dr. Pedro de Toledo, antigo diplomata paulista, para interventor federal em São Paulo em substituição ao c.el Manoel Rabelo. (A Folha).

 

1932   Realiza-se, em Taubaté, um comício da Liga Paulista Pró-Constituinte e uma quermesse em benefício do Hospital de Santa Isabel. (A Folha).

 

1949   O Comando do 5º B. C. recebe da Federação Paulista de Tiro ao Alvo as medalhas aos atiradores tenente-coronel Otoniel Eugênio Aranha, Dalmar Faria Neto, Meirimar Barbosa, cap. Nabor Nogueira Santos, Astério Braga e José Agenor Marcondes que se classificaram no Torneio Estadual de Tiro ao Alvo, realizado em novembro último em Taubaté, e que serão entregues por ocasião da inauguração do estande de tiro da Associação Taubateana de Tiro ao Alvo. (Taubaté Jornal).

 

1949   A Comissão de reconstrução da Capela de Santa Luzia convida o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares para visitar as obras. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento em Caçapava da veneranda sra. D. Marieta Porto Ramos, progenitora do Rev.do P.e José Maria da Silva Ramos, do nosso clero, atualmente em São Paulo, onde é locutor de estações de rádios católicas. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *