5 de março de…

0
Share

1838   Ato do governo do Estado aprova as divisas entre os municípios de Taubaté e Pindamonhangaba estabelecidas por comissão nomeada a 27 de janeiro e de que participa o Comen-dador Antônio de Godoy Moreira e Costa. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 43).

 

1876   Morre, em Taubaté, o Revd.mo P.e Francisco Marcondes do Amaral e Sá, com 74 anos, filho de Manoel Marcondes do Amaral e D. Maria Correa de Toledo. Ocupou vários cargos de confiança política e popular. Foi delegado de polícia, juiz municipal suplente, juiz de fato, eleitor de paróquia, juiz de paz, pelo partido liberal. Era parente do P.e Francisco Marcon-des do Amaral Rodova-lho, então vigário de Caçapava e do Dr. José Gabriel Marcondes Rodovalho. (A Imprensa de Taubaté de 12).

1878   Nasce, em Pindamonhangaba, o Dr. Cornélio Lessa Júnior, filho do ten. c.el Cornélio B. Varella Lessa e D. Maria José de Barros Lessa. Estudou no Colégio S. Luís de Itu, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1901, sendo nomeado promotor público de Bariri onde também foi advogado. Foi Delegado de Polícia, de carreira, de Jundiaí, removido para Mogi Mirim. Demitiu-se e voltou à terra natal. Em 1911 foi advogado da Camara e em 1912 escriturário do Haras Paulista até 1915 quando foi nomeado delegado de São José do Barreiro. Em 1916 foi removido para a comarca de Mogi das Cruzes e em 1917 para Taubaté e daqui para Jacareí. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 109).

1883   Morre, em Paris, o taubateano Dr. Francisco Alves Monteiro Neto, filho do Sr. José Francisco Monteiro, Visconde de Tremembé e de D. Virgínia de Toledo Mello, irmã do Côn. Benjamim de Toledo Mello. Tio de Monteiro Lobato, de cuja mãe era irmão por parte de pai. Nasceu em Taubaté a 21 de julho de 1860. Em março de 1877 matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se formou em novembro de 1881. Veio para Taubaté onde advogou, salientando-se em defesa que fez na 1.ª sessão do júri de 1882 em que ficou assinalada sua reputação de orador. Em março de 1882 foi nomeado pelo governo imperial adido à legação em Paris, onde morreu. Havia sido removido para a legação de Washington e tencionava atravessar a Ásia e o Pacífico para vir à Califórnia e daí à capital da América. Foi acometido de febre (tifo) em Roma e voltou para Paris donde pretendia embarcar para o Brasil no vapor que trouxe a notícia de sua morte. Em junho de 1883 foi sepultado na capelinha da família Monteiro no Convento que o Visconde, seu pai, mandara construir especialmente para sepultar esse filho. A construção da capela foi dirigida pelo artista Miguel d’Alamo, sócio da firma Alamo & Goes, desta cidade, de que faz parte também o artista B. Goes que em outubro vindouro vai se encarregar do acabamento externo de nossa Matriz, em reforma. (Gazeta de Taubaté)

1884   É criado na estação de Cruzeiro o distrito da sub-delegacia elevado a distrito de paz por decreto n.º 143 de 31 de março de 1891.

1889   Nasce, em Taubaté, o Dr. Adolpho Carlos Leonardo (Dr. Adolfinho) médico, filho do Sr. Carlos Adolpho Leonardo, proprietário da Farmácia Alemã, depois chamada Farmácia Leonardo. (Diário de Taubaté).

1890   Morre, em Taubaté, o Sr. Francisco Gomes da Luz Sobrinho. (Jornal do Povo).

1890   Abrem-se as aulas do Colégio Americano de Taubaté, sob a direção de Miss Jennie W. Kennedy  e cuja instalação foi patrocinada pelo Dr. Prudente de Morais e pelo Dr. Joaquim Lopes Chaves. Acha-se provisoriamente estabelecido à Rua da Piedade (Dr. Emílio Winther, n.º 24, chalé do Sr. Carvalho). O Curso no estilo americano se compõe de: Instrução primária: leitura, caligrafia, aritmética, lições de cousas, princípios de português, inglês e francês – geografia elementar e noções de desenho. Instrução secundária: Português, francês, inglês, aritmética álgebra elementar, geografia, história pátria, história universal e desenho. O Curso Superior funcionará mais tarde. Preços: Externato Semestre – Instrução Primária 30$. Secundária 60$; Internato: pensão: 200$000, música e piano 60$; pintura 120$; lavagem de roupa 25$; jóia de entrada 30$; meio pensionista a combinar. Aceita meninos até 10 anos. Diretora do Internato: Miss Lula Ross. (Jornal do Povo).

1891   Noticia-se, em Taubaté, a decisão do governo de recolher todas as moedas de cobre e substituir por nova cunhagem de metal diferente. (Jornal do Povo).

1891   O Dr. Virgílio de Siqueira Cardoso, ex-juiz de direito da Comarca de Taubaté, é nomeado desembargador da Relação de Cuiabá, em Mato Grosso. (Jornal do Povo).

1891   Nomeado para a cadeira do Bairro de São Benedito em Mogi das Cruzes, segue para São Paulo o Prof. Arthur Glória. (Jornal do Povo).

1891   O ilustre taubateano Dr. João Francisco Malta Júnior é indicado ao eleitorado paulista como candidato ao congresso estadual nas próximas eleições (1.º congresso republicano). (Jornal do Povo).

1891   A imprensa taubateana pede providências das autoridades policiais locais para o fato criminoso de alguns comerciantes estarem aceitando o dinheiro papel tão só com o abatimento de 10% o que vem acontecendo inclusive com notas de 1$000. (Jornal do Povo).

1898   Ao inspetor geral do ensino público o Sr. Orestes de Oliveira Guimarães, diretor do nosso Grupo Escolar, propõe a nomeação do Sr. Bernardino Augusto Pereira Querido para o cargo de adjunto auxiliar do mesmo estabelecimento que ficava no Largo da Matriz, onde está o Banco Comercial. (Diário).

1898   O Sr. Antônio Quirino de Souza e Castro põe à venda ou em arrendamento a chácara onde funciona o Colégio São João Evangelista com a área de 11 alqueires. (Diário).

1905   O Club Recreativo Musical inaugura o seu pavilhão, estandarte, que lhe foi oferecido pelo vice-presidente Sr. Estelita Ortiz. Pela madrugada, quando é hasteado, toca a banda Philarmônica Taubateense que faz em seguida passeata pelas ruas da cidade, realiza retreta à tarde e baile à noite. (Jornal de Taubaté).

1910   Com destino a São Luís do Paraitinga, onde vai restaurar a ordem pública alterada, passa por Taubaté uma força de 20 praças do 2.º batalhão comandada por um alferes. (O Norte).

1914   Realizam-se em Guaratinguetá as solenidades de inauguração da linha de bondes elétricos ligando essa cidade à Basílica de Aparecida. É a quinta cidade do Estado desse melhora-mento devido em grande parte aos esforços da Companhia Luz e Força. (O Norte).

1914   Decreto promove na Força Pública do Estado, a tenente por merecimento o Alferes Genésio de Castro Silva que por algum tempo comandou o destacamento desta cidade e a alferes o 1.º sargento Bendito Pires dos Santos, natural de Taubaté. (O Norte).

1949   A Escola Remington à rua Dr. Emílio Winther, 293, diploma mais uma turma de datilógrafos paraninfados pelo Sr. Eurico Pereira Penna, pioneiro da difusão da datilografia na região. Falam o Sr. Evandro Campos pela direção da Escola e o aluno Geraldo Liase Vilela. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *