23 de fevereiro de…

0
Share

1883   O Sr. Manoel Alves Borges presta juramento e toma posse do cargo de Secretário da Câmara Municipal de Taubaté vago em virtude da renúncia do Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho que viu negados seus pedidos de licença para se tratar e em seguida de demissão. No ínterim serviram como secre-tários o bel. Joaquim Antônio de Camargo e Dr. Emílio Theodoro Winther, vereadores. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Decide-se a fundação de um colégio em Taubaté dirigido por senhoras americanas (Colégio Americano). Em resposta a carta que lhe escreveu a 6 de janeiro o Dr. Fernando de Mattos recebe atenciosa missiva do Dr. Pru-dente J. de Morais Barros, governador do Es-tado, em que diz considerar excelente, sob to-dos os pontos de vista o colégio estabelecido em Piracicaba pela Igreja Metodista Episcopal de que é diretora Miss M. Watts, acrescentan-do que Taubaté lucrará muito com o estabe-lecimento de um colégio nas condições do que existe em Piracicaba. (Jornal do Povo).

 

1895   Encontra-se em Taubaté (para assistir ao casamento do Dr. Domingos Gonçalves Barata com D. Elvira Penna, hoje) o Sr. Antônio Emílio de Souza Penna, fundador do jornal diário local “O Imparcial”. (O Imparcial).

 

1895   No Theatro São João realiza-se mais um baile carnavalesco promovido pelo Sr. Chaminaud, iniciador dessas festas. (O Imparcial).

 

1895   Encerram-se as inscrições para o baile carnavalesco do dia 25, no Club Taubateense, quando os sócios fantasiados deverão ser reconhecidos pela Diretoria. (O Imparcial).

 

1895   O Theatro São João anuncia bailes carnavalescos nos dias 17, 21, 23, 24, 25 e 26. A em-trada de cavalheiros custa 2$000 e de senhoras é grátis. A Comissão. (O Imparcial).

 

1898   Morre, em Caçapava, D. Francisca Nogueira Affonso, esposa do Sr. Primo Affonso Vieira, professor interino no Quiririm. (Diário de Taubaté)

 

1898   O c.el João Affonso Vieira substitui o Dr. José Martim Bastos no cargo de Juiz de Direito da Comarca de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1900   Assinado pelo P.e Antônio Nascimento Castro a Câmara Municipal de Taubaté publica o Regulamento do Jardim Público de Taubaté do Parque Dr. Barbosa de Oliveira recém-construído e que será aberto ao público (era fechado com portões) das 6 às 20 horas de 1.º de outubro a 31 de março e das 7 às 19 horas de 1.º de abril a 30 de setembro ou excepcionalmente a juízo da Câmara. Não tem luz (a bicos de gás no tempo). (Jornal de Taubaté)

 

1905   Parte do Rio de Janeiro a primeira peregri-nação brasileira à Terra Santa com 46 ro-meiros, dentre os quais o sacerdote tauba-teano Rev.do P.e José Altino de Moura, vigário de Mogi das Cruzes, visitando as principais cidades da Palestina. (Verdade).

 

1905   A Câmara Sindical de Corretores de São Paulo admite à cotação em sua bolsa 4.000 debentures emitidas pela Companhia Norte Paulista, de Taubaté, que explora o serviço de abastecimento de água desta cidade, do valor de 100$000 cada uma a juros de 6%. Admitiu também 8.000 ações representativas de capital social da companhia do valor de 100$000 cada uma. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em assembléia geral ordinária a Companhia Norte Paulista elege seu Conselho Fiscal. Ao diretor Fernando de Mattos é concedida uma licença de um ano para ir à Europa tratar de interesses da empresa concessionária do serviço de abastecimento de água de Taubaté. A diretoria fica autorizada a lhe dar substituto, tão logo entrasse em licença. Conselho Fiscal: Antônio Lúcio da Silva, José Gomes de Assis Camargo e Mathias Afonso Vieira; suplentes: Carlos Eduardo Rietz, Antônio Marcondes de Moura e Antônio Leite de Almeida. (Jornal de Taubaté).

 

1911   Nomeado a 19, toma posse do cargo de vigário (cura) da Sé Catedral de Taubaté o P.e Antônio Firmino Vieira de Araújo, onde perma-nece até 7 de julho de 1912 quando se despe-de para tomar posse da Reitoria do Seminário Diocesano de Taubaté por nomeação de D. Epaminondas. (O Lábaro).

 

1913   Morre, em Taubaté, o Sr. Bento Vieira de Toledo Guatura, irmão do agente do correio local Sr. João Vieira de Toledo Guatura filhos do Sr. Vicente Ferreira da Silva e de D. Maria das Dores de Abreu. Missa de 1.º aniversário. (O Norte).

 

1913   No estabelecimento do Sr. José Ferreira da Silva, proprietário dos Bilhares Brasil, realiza-se torneio de que participam o prof. Pio Teles Peixoto, Segesfredo de Camargo (Fego), Pedro Brandão, Antônio de Carvalho, Bernardino Querido, Joaquim Monteiro, João Fava e João Pacheco. Saem vencedores Brandão e Monteiro. O torneio é abrilhantado por orquestra e a renda cobrada de ingressos reverte em benefício de obras pias. Amanhã se realizará outro com a participação de Antenor Leite, Benedito Patto, Renato Granadeiro e Herculano Craveiro. Vencem Craveiro e Patto (1.º e 2.º colocados). O Sr. Baptista Costa, proprietário dos bilhares “High-Life” da Pça. da Catedral, vai promover torneios também. (A Federação).

 

1939   O Rev.do P.e Teodomiro Lobo, recém-ordenado em Roma onde fez seus estudos finais, nomeado coadjutor da Catedral de Taubaté em substituição ao Rev.do P.e José Benedito de Alvarenga, toma posse do cargo de vice-diretor da Congregação Mariana da Paróquia da Catedral. (O Lábaro).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *