20 de fevereiro de…

0
Share

1867   Circula o 2.º número do jornalzinho taubateano ilustrado “A Lanterna Mágica”, pelo qual se sabe que aqui nós já tivemos os seguintes órgãos de imprensa: “Íris”, “Aurora”, “Paulista”, “Comercial”, “Popular” e “Taubateense”.

 

1883   Regressa para São Paulo o presidente da província Dr. Francisco Carvalho Soares Brandão que aqui esteve desde o dia 17, hospedado na residência do juiz Dr. Baeta Neves. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Tertuliano Moreira César é o Juiz Municipal. O Dr. Aureliano Coutinho o Juiz de Direito. Em material eleitoral o escrivão é o Sr. Fernando Avelino de Moura Lobato. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Tertuliano Moreira César é Juiz Munici-pal, de Órfãos e Comercial e Manoel Innocên-cio de Camargo 1.º escrivão. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Com sua exma. família segue para a Corte com destino à Europa o Dr. José Francisco Monteiro Jr. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Segue para a corte onde pretende concluir seu curso médico, o musicista e vereador bel. Joaquim Antônio de Camargo, filho do pirotécnico Daniel José de Camargo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Antônio Gomes de Araújo que foi o iniciador da abertura do “caminho do meio” e quem o administrou mais tarde põe-se publicamente ao lado da idéia da construção da ponte sobre o rio Paraíba no “Porto do Meio”. A zona do caminho do meio vive alagada em virtude do ribeirão do Costinha expraiar-se por toda a várzea. Deverá desaguar na valas do aterrado desaparecendo assim a estagnação. A estrada do meio tem umas 6 braças de largura em toda extensão para o aterrado que deverá ser levantado acima da altura das enchentes. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Sob a direção da sociedade Almeida, Gomes & Bittencourt reabre-se o Botequim do Norte que estava fechado e à venda. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   À rua Marquês do Herval, n.º 74-A, em casa do Fidêncio vende-se pó de café. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim, procedente de Taubaté, chega à Vila da Barra no Espírito Santo a bordo do paquete Victória da Cia. Espírito Santo e Campos, para reassu-mir o cargo de Juiz de Direito da Comarca de São Mateus sendo recebido sob grandes manifestações, foguetes, etc. em companhia de sua esposa D. Maria Gertrudes de Mattos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Noticia-se em Taubaté haver a Câmara Municipal de Pindamonhangaba concedido privilégio ao Sr. Álvaro Pestana para construção de uma linha férrea ligando aquela cidade à raiz da serra de Santo Antônio do Pinhal. Foi ali jornalista, vereador, tabelião e fundador do Club Literário Recreativo, falecido a 14 de novembro de 1916. (Gazeta de Taubaté e Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 29).

 

1890   O Sr. Luiz Gonzaga Plates deixa a direção da Oficina de Sapataria do Instituto Taubateano de Agricultura, Artes e Ofícios (fundado em Taubaté em 1877, instalado no Convento a 01/01/1888, pelo Desembargador Dr. Aureliano Coutinho, coadjuvado pelo Visconde de Tremembé) de que era mestre e se estabelece a Rua Duque de Caxias, n.º 49. (Jornal do Povo).

 

1891   O Dr. Virgílio de Siqueira Cardoso põe em concurso o cargo de Partidor do Termo de Taubaté criado com a Lei n.º 6 de 20/03/1863 e vago pela renúncia do Sr. Paulo Barbosa Pereira Leite. (Jornal do Povo).

 

1901   O Sr. Terenzo Amadei é proprietário da Fábrica de Cerveja União, da qual se desliga seu empregado Oreste Masini. (Jornal de Taubaté).

 

1910   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, funda o Seminário Menor da Diocese de Taubaté que, no dizer de seu biógrafo P.e Ascânio Brandão, “foi toda a vida, a menina dos seus olhos”, dirigido pelos capuchinhos. (O Lábaro).

 

1910   Abrem-se as aulas do recém-fundado Seminário Menor de Taubaté, obra de nosso 1.º Bispo D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva e que funciona provisoriamente no edifício destinado ao Asilo de Santo Antônio. As solenidades de inauguração constaram de missa solene cantada no Convento em que D. Epaminondas prega, após o que, benze o edifício em que se vai abrigar o Seminário de que é Reitor Frei Bernardino de Lavalle, superior dos Capuchinhos de Taubaté. (O Norte)

 

1914   O diretor-geral da Secretaria da Agricultura despacha pedido da Companhia Norte Paulis-ta, concessionária do serviço de abastecimen-to de água de Taubaté, sobre aferição pela repartição de Águas e Esgotos dos hidrôme-tros que pretende comprar da Companhia Mecânica e Importadora. (O Norte).

 

1914   O taubateano João Batista Alves Monteiro promovido a agente, da Estrada de Ferro Central do Brasil, de 4.ª classe é removido para a estação de Serraria. Exerceu aqui a contento geral o cargo de conferente e de agente interino da estação local. (O Norte).

 

1914   Prosseguem em grande atividade as obras de adaptação do prédio onde vai funcionar em breve o “cinema moral e religioso” com o nome de Teatro Cinema São João. (O Norte).

 

1914   Com acomodações para 6000 pessoas, estréia no Parque Dr. Barbosa de Oliveira a Companhia Norte Americana (circo) de “cowboys”, índios, peles vermelhas e cossacos, com 250 artistas e animais, reproduzindo a vida primitiva na América do Norte (Arlington – Oklahoma Ranch – Wild West). Não agrada o público. (O Norte).

 

1914   Decreto do governo estadual cria coletorias de rendas estaduais de 4.ª classe em Tremembé, Redenção e Natividade, para as quais são nomeados coletores os Srs. Virgílio Antunes de Faria, José Marcelino dos Santos e José Pires Dias. (O Norte).

 

1914   O Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito da Comarca de Taubaté volta a funcionar no processo de falência do Banco de Custeio Rural de Taubaté com a verificação feita pelos síndicos e desaparecimento do motivo superveniente que o afastara pelo que vinha sendo substituído pelo 1.º juiz de paz de Tremembé, Sr. Manoel Bulcão. (O Norte).

Obs: juízes de paz de Taubaté também deviam estar impedidos por serem depositantes ou coisa que o valha.

 

1927   No Centro Recreativo realiza-se um baile abrilhantado pelo jazz-band Fego Camargo. (O Norte).

 

1927   Morre, em São Paulo, o Dr. Carlos Augusto Pereira Guimarães, diretor do Banco Comércio e Indústria de São Paulo S/A e a quem Taubaté deve inúmeros e relevantes serviços, pois, militou na política, tendo sido deputado estadual por este distrito, secretário do interior no governo Albuquerque Lins e vice-presidente do Estado no quatriênio da Presidência Rodrigues Alves, por moléstia de quem exerceu por largo tempo a Presidência do Estado. A ele deve-se em grande parte o surto que teve a instrução em Taubaté, sempre pronto para atender as solicitações do Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa. Criou o 2.º Grupo Escolar de Taubaté e muitas escolas estaduais no município. Durante sua interini-dade na Presidência do Estado resolveu-se a instalação do Instituto Correcional em Taubaté. (O Norte).

 

1949   CASAS PIAS – Simples apontamento de dados: obra vicentina fundada em Taubaté há 65 anos tem suas Casas Pias à rua 4 de março com fundos para a rua Barão da Pedra Negra. A Capela está afastada 70 metros da rua 4 de março com o busto de Frederico Ozanan no centro do pátio. Há ali um sobrado de 2 andares. No pavimento térreo está a portaria, sala de espera, secretaria e arquivo. No outro residem as Irmãs Franciscanas Filhas de Maria que administram as Casas Pias, situadas nos fundos. Há 54 casas para moradia de famílias socorridas, com água encanada para lavagem de roupa, instalações sanitárias, serviço de cozinha e limpeza geral. Tem 3 apartamentos para o recolhimento de rouparia e utensílios domésticos, para distribuição aos asilados e outros para dispensa econômica e descanso dos velhos inválidos que ali vão à procura de recursos, medicamentos e curativos de emergência. Há muitos anos é capelão o Pe. Henrique Peters. A sociedade possui ainda um sobrado de 2 andares à rua Dr. Souza Alves, 383, sendo 1 alugado e outro ocupado pela sede, doação de D. Alexandrina de Abreu e ainda uma pequena casa à rua 4 de março e um terreno na vila São Geraldo no valor de 16 contos, doação da viúva do velho Tibúrcio. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Prefeito Dr. José Luiz localiza à rua Mariano Moreira entre a Vila Carlos de Campos e a projetada rua D a ser aberta no terreno do Sr. José Pedro da Cunha, a 4.ª Escola Mista Municipal nomeando a profª. Conceição Apa-recida Camargo para regê-la. (Taubaté Jornal).

 

1949   Dr. JOAQUIM LOPES CHAVES – Apontamentos – (artigo escrito a propósito da pretendida mudança em São Paulo do nome de Rua Lopes Chaves para Mário de Andrade combatida pelo cap. Praxedes de Abreu) – artigo de A.G. da A.P.I. – O Dr. Joaquim Lopes Chaves era irmão de Antônio Lopes Chaves, barão de Jacareí e de Licínio Lopes Chaves, barão de Santa Branca. Foi casado em 1as núpcias com a filha do c.el Marcelino José de Carvalho em Paraibuna; republicano histórico, chefe conservador do antigo regime, prestante republicano não obstante seu parentesco com aqueles vultos do passado. Foi chefe de fato na 1.ª República desde Taubaté até Mogi das Cruzes, tendo em mãos o destino de todas essas localidades. Foi constituinte no 1.º Congresso Paulista, criador da extinta comarca de Jambeiro, do 1.º Grupo Escolar de Taubaté e aqui sempre residiu como proprietário da Fazenda Pedra Branca e do palacete que depois foi do Cardeal Arcoverde, na Rua Dr. Emílio Winther, onde reside hoje a distinta família Nader – Vila Santo Aleixo – até antes de sua segunda viuvez quando se mudou para a Capital (São Paulo), representando a região como Deputado Federal e Senador, até o seu falecimento, jamais esquecendo de freqüentar Taubaté. Em São Paulo fez parte da Comissão, depois Comissão diretora do velho Partido Republicano Paulista em companhia de Américo Brasiliense, Prudente de Morais, Campos Sales, Glicério, Alfredo, Ellis, Tibiriçá e outros. (Taubaté Jornal).

 

1949   O prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite prepara o lançamento de um catálogo dos antigos vigários da paróquia de Taubaté como contribuição preciosa à nossa história. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento (sem dizer o dia) da profª. D. Hermínia do Carmo e Silva, esposa do prof. Juvenal Costa e Silva. (Taubaté Jornal).

 

1949      Seguem para Ribeirão Preto, o Dr. José Luiz de Almeida Soares, Prefeito Municipal, e o Sr. Joaquim de Morais Filho, vereador, onde vão participar do Congresso de Prefeitos Munici-pais do Estado. A que comparece também o Sr. Juventino Tavares, sendo Taubaté escolhi-da para sede do próximo Congresso em março ou abril. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *