17 de fevereiro de…

0
Share

1827   É aberto ao público o trânsito pela estrada de Santos a São Paulo. (Jornal de Taubaté de 17/02/1905).

 

1883   Acham-se na cidade os taubateanos Thomaz  Pereira da Fonseca, negociante em Campinas e José Therésio Pereira da Fonseca, farmacêutico em Mogi-Mirim. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Segue para o Rio de Janeiro (Corte) onde vai  fazer sortimento para o estabelecimento de Oliveira & Cia., seu sócio Francisco Máximo de Oliveira. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Côn. Benjamim de Toledo Mello (de que há  notícia  de sua vinda já registrada aqui) é substituído na paróquia de Guaratinguetá pelo Côn. Manoel Marcondes de Moura Bueno. Ao Côn. Benjamim deve a paróquia de Guaratin-guetá, onde esteve por 3 anos e poucos meses, o relógio da matriz e retoque e limpeza geral da mesma igreja feita a seu pedido pelo P.e João Filipo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Chega a Taubaté onde passa alguns dias hospedado em  casa  do  juiz de direito Dr. Baeta Neves o Conselheiro Soares Brandão, Presidente da Província. (O juiz de direito local é o desembargador Coutinho. O Dr. Baeta Neves deve ser juiz que apenas mora aqui, pois, aqui tem também um filho advogado). Chega em trem especial às 12h40min. com sua família e a do seu secretário Dr. Sá e Albuquerque, recepcionados com a Philarmônica Taubateense foram para a residência do popular juiz, em diversos carros onde espera outra banda. À tarde há jantar concorrido. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   A exemplo do que vem ocorrendo em Taubate, que lidera o movimento de libertação na região, verificam-se em Pinda mais de mil manumissões e em Caçapava são libertados quase todos os escravos. (O Liberal Taubateense)

 

1890   Segunda-feira de carnaval: saem à rua os Mandarins: o préstito sai do Teatro São João  com 9 carros: o 1.º com o estandarte, o 2.º a expulsão de D. Pedro II por um índio tendo à frente uma estátua representando a Europa e aos pés um negro acorrentado ao tronco; mais 6 carros com outras críticas. Saiu às 16 horas e recolheu-se às 22 horas. Seguiu-se baile no Clube Carnavalesco Carmosina (C.C.C.) na Rua do Sacramento. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre, em Taubaté, D. Isabel Francisca de Alvarenga,  octogenária  sogra  do  ten. c.el José Pedro Malhado Rosa. (O Imparcial).

 

1895   Encontram-se em Taubaté os artistas fotó-grafos  Duclax  &  Alvarez  que estão montando seu atelier à rua do Sacramento, n.º 15. O Sr. Gaspar Falco reside no n. 25, onde executa retratos a óleo e crayon, tamanho natural. (O Popular).

 

1895   O Popular transcreve artigo de A. Guerra publicado em “O Colibri” de 26 de fevereiro de 1889. (O Popular).

 

1900   Elementos do Club União Carnavalesco, precedidos da “Philarmônica Taubateense”,  realizam a transladação do estandarte do Clube dos Bilontras, da casa do Sr. A. Bittencourt para a caverna daquela sociedade, em virtude da fusão procedida. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O maestro José Vicente de Barros da Associação Musical “João do Carmo” (conhecida por banda dos Paraguaios) indica para juiz do desafio que lançou à Corporação Musical “Philarmônica Taubateense” do maestro Antônio Orestes Penzo (banda dos Ursos) o próprio público. Isso porque a popularidade da primeira era muito grande, a ponto de não haver espetáculo por falta de espectadores em circo que contratasse a segunda que era banda de elite. O maestro Antônio Penzo, apesar disso aceita a condição, em lugar dos 4 maestros que havia proposto: 2 brasileiros e 2 estrangeiros. O desafio surgiu por ocasião da inauguração do Jardim Público do Largo da Estação a 27 de fevereiro último quando, na opinião do Sr. Ladislau de Oliveira que o jornal “O Progresso” de Caçapava tornou pública, que a banda dos Paraguaios teria assassinado “O Guarany” de Carlos Gomes, juízo imputado ao maestro Antônio Penzo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Anuncia-se para amanhã, a circulação de mais um novo jornal local, redigido pelo sr. Honório Jovino, intitulado “A Seara”, literário. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Club União Bilontra Carnavalesco resolve suspender a realização de baile carnavalesco e entregar a quantia arrecadada ao Hospital de Santa Isabel. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Afonso Vieira de Almeida é nomeado para substituir a profª. D. Francisca Eugênia de Castro e Souza, adjunta do Grupo Escolar local, licenciada por dois meses. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Os srs. Eduardo Fonseca, Lothário de Castro e José Gomes da Luz promovem baile nos salões do Hotel Central com o compare-cimento de nossa elite. É domingo de carnaval. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A corporação musical “João do Carmo” (conhecida como banda dos Paraguaios que realiza seus ensaios em casa de Nhá Luzia – avó do maestro Fego Camargo – na rua Vis-conde do Rio Branco esquina da rua Jacques Félix – onde está hoje a residência do Sr. Valle – na sala da frente assoalhada e os restantes dos cômodos de chão batido, dando fundos para a casa de seu filho e neto e depois para terreno de propriedade da família Pinto – onde está hoje a casa do Sr. Joaquim de Morais) publica o programa de peças que executará nos três dias de carnaval em frente ao high life (ponto de mais movimento a que se chamou inclusive a rua Duque de Caxias). São oito peças por noite de domingo a terça-feira. Toca no Largo da Matriz, o ponto chamado high life então. (Jornal de Taubaté).

 

1901   No Quiririm há uma fábrica de cordas do Sr. Indiano Gaudêncio. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. José Penna, proprietário da Papelaria Penna, anuncia o recebimento de confetes dourados. É domingo de carnaval. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O povo de Taubaté presta homenagem ao ilustre clínico Dr. Francisco Rodrigues de Camargo por motivo de seu regresso da Europa onde esteve cerca de um ano. Reunidos no Largo da Matriz, povo e Corporação Musical João do Carmo seguem para a residência do médico onde o Intendente Municipal Dr. Afonso Moreira da Silva saúda-o, bem como o Côn. Benjamim de Toledo Mello. Dr. Francisco agradece, manda todos entrar e iniciam-se brindes. Pelo Jornal de Taubaté fala o Sr. Euzébio de Toledo, o Dr. Emílio Costa pela “Verdade” e Bento Ramos pelo “Norte”. O Dr. Camargo brinda a seus colegas e o Dr. João Urbano Figueira responde. (Jornal de Taubaté).

 

1909   Diante de apreciável mortalidade de crianças que reiteradamente se atribui à má qualidade da água de que é abastecida Taubaté, o Prefeito Municipal Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal oficia ao Dr. Juiz de Direito da Comarca diligência no sentido de ser feito exame no Laboratório de Análises Químicas do Estado. Em fins de março o resultado acusa grande quantidade de amônia e a classifica de impotável. Em vista disso foi promulgada a Lei n.º 126 de 15 de abril de 1909 declarando de utilidade pública o serviço de abastecimento de água da cidade e decretada sua desapropriação que vinha sendo feita pela Companhia Norte de São Paulo. (O Norte).

 

1910   Em reunião no Consistório da Catedral de Taubaté a Mesa Regedora da Venerável Irmandade do Senhor dos Passos nomeia comissão: José Marcos Ribeiro Paiva, Antônio Marcondes de Moura, José Marcondes de Quadros, Víctor Vieira e Antônio Luiz Moreira para promover recursos para a Semana Santa. (O Norte)

 

1913   Organiza-se o 5.º B.C. da Força Pública Estadual, aquartelado em Taubaté. (O Mo-mento).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. José Carlos de Oliveira Barros, irmão dos Srs. José Ramos de Oliveira Barros e Antônio de Oliveira Barros. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Musical, multa em 50$000 a Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio, do que é cientificado o seu diretor Dr. Ataliba Valle, por ter deixado de inaugurar ontem os serviços de luz e força em Taubaté por usina hidráulica, de acordo com a Resolução n.º 26 da Câmara Municipal de 6 de janeiro de 1913 (letras “a” e “b” do art. 1.º) e em face do art. 44 (cláusula) do contrato entre a Câmara e a referida Empresa. A iluminação elétrica de que está provida a cidade desde 25 de janeiro de 1913 é produzida por usina a vapor provisória instalada no prédio do gasômetro. (O Norte).

 

1946   Ocorre mais um aniversário de fundação do 5.º B. C. aquartelado em Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1946   Aniversaria Mons. João José de Azevedo, pároco de Pinda e ex-vigário capitular da diocese de Taubaté; por ocasião da renúncia de Dom André Arcoverde, governou a diocese. (Taubaté Jornal).

 

1946   Morre, em Taubaté, o Sr. Alberto de Almeida Moreira, natural de Piraí, Estado do Rio de Janeiro, com 31 anos de idade, filho do prof. Joaquim Manoel Moreira e de D. Esther de Almeida Moreira. Era casado com D. Angelina Alves Moreira e deixou duas filhas: Teresinha e Estér. (Taubaté Jornal).

 

1946   O recém-fundado Club dos Bancários de Taubaté tem a seguinte diretoria: Presidente: Rubens Ferrari; vice: Nestor Monteiro de Oliveira; 1.º sec.: João de Lucca; 2.º sec.: Wálter Teixeira Pinto; 1.º tes.: J. Hélio de Moura; 2.º tes.: Ivo José Marcondes; diretor esportivo: Luiz Calói; orador oficial: José Maria Nepomuceno. Conselho Consultivo: José Augusto Querido, Evaristo Marques Pinto, José Benedito Fernandes, Hélio Câmara Leal Barros, Agenor Marcondes e Francisco Costa Filho. Membros Honorários: Dr. Félix Guisard Filho , Alberto M. Guisard , Joaquim Albano C. Canto, Romildo Ferrari, Víctor Barbosa Guisard, Heitor Leal, Luiz Campos Salles e Alberto Guisard. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *