16 de fevereiro

0
Share

1884   A Câmara Municipal de Taubaté recebe oferta  de 2.200 exemplares de compêndio de autoria do Barão de Macaúbas para distribuir aos meninos pobres que freqüentam nossas escolas municipais. (Gazeta de Taubaté )

 

1888   Desembarcam em Taubaté na estação 12 pretos barbaramente seviciados e aqui adquirem sua liberdade sob aclamações. Vinham de Sant’Ana dos Tocos. (O Liberal Taubateense)

 

1890   Inicia-se o carnaval (Domingo) em Taubaté com a apresentação inclusive dos Clubes Carnavalescos Mandarim e Carmosina, este com sede à Rua do Sacramento. O 1.º com muito garbo e o 2.º com o inimitável artista “Góes”, João Batista Góes, seu Presidente.

Aparecem ainda à tarde desse dia 16 o Club X, modesto, com o estandarte e o carro fantasiado, algumas máscaras a cavalo e a pé e o Bando dos Cauapós que deliciou o povo com suas danças. (Jornal do Povo)

 

1890    O Sr. Victoriano Vaz de Toledo é nomeado coveiro da cemitério municipal. (Jornal do Povo)

 

1891   Abílio Cândido de Sá Morais e Francisco Valente da Silva organizam a sociedade Sá Moraes & Valente para negociar com fazendas. São ex-empregados da casa comercial do Sr. Domingos Valente de Amorim que adverte que o Sr. Francisco Valente da Silva não é seu sobrinho mas apenas primo em 3.º grau o que cria caso. (Jornal do Povo)

 

1891   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros faz sua profissão de fé como bispo nomeado do Rio de Janeiro em atenção aos relevantes serviços prestados à Igreja numa época de radicais transforma-ções no Brasil com a proclamação da República. (Diário de Taubaté )

 

1895   Passa por Taubaté, às 20 h., o marechal Jardim, diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil acompanhado de seus auxiliares com destino a São José dos Campos onde vai inspecionar os trabalhos de recuperação do leito da estrada onde grande extensão de aterro aluiu com as abundantes chuvas. Há dias que não correm trens mistos, de cargas e noturnos (trens). (O Popular )

 

1898   Decreto estadual n.º 528 abre crédito de 55:700$000 para pagamento ao Eng.º Luiz Felipe Gonzaga de Campos do estudo da estrada de ferro entre o Porto de São Sebastião e o sul de Minas, passando por Taubaté. (Diário de Taubaté)

 

1900   O artista marceneiro desta cidade Sr. João Mafetano,  Rua  Visconde  do Rio Branco, 67, conclui a encomenda dos frades capuchinhos de Piracicaba de um precioso sacrário de canela parda, garaúna e guatambu com 3,20m de altura com 8 colunas renascença. (Jornal de Taubaté de 16).

 

1900   O Sr. João Vieira de Toledo Guatura, agente do correio local, encarregado do recebimento das rendas federais (coletor) avisa que o prazo para a regularização do uso da recém-criada estampilha de consumo para fósforos, fumo e bebidas termina dia 28. Sucedeu ao Sr. José Pedro Malhado Rosa que havia sucedido ao c.el João Afonso Vieira. (Jornal de Taubaté)

 

1900   D. Antônio de Alvarenga, bispo de São Paulo, acompanhado do ilustre sacerdote taubateano Côn. Miguel Martins, visita as vítimas da epidemia de febre amarela em Sorocaba. (Jornal de Taubaté)

 

1901   Estréia no Teatro São João a Companhia Dramática  e  de Comédias da atriz Helena Balsemão com “Casamento Singular” do escritor português Gervásio Lobato, a cançoneta “Lili”, pela cantora Sophia de Oliveira e a opereta em 1 ato de Eduardo Garrido, “Os Sinos de Corneville”. (Jornal de Taubaté de)

 

1901   Às 7 h. na Igreja Matriz, o Rev.do Côn. Ben-jamim de Toledo Melo celebra missa de 7.° dia pelo falecimento, em Portugal, do Sr. Manoel Jacintho Pereira, pai do Sr. Francisco Jacintho Pereira, estabelecido em Taubaté. (Jornal de Taubaté)

 

1901   O capitão José Félix Paulino Bernasconi, delegado de polícia em exercício (tendo sucedido ao Dr. Fernando de Mattos) avisa que durante o carnaval é proibido saírem máscaras sem autorização policial. (Jornal de Taubaté)

 

1901   Morre, em Taubaté, D. Anna de Faria Andrade,  esposa  do  Sr. Benedito Moreira Marcondes Andrade, comerciante, residente à rua Jacques Félix, 43. (Jornal de Taubaté)

 

1905   O Rev.do vigário da paróquia de Taubaté Côn. Antônio Nascimento Castro empenha-se em obter a colaboração dos congregacionistas do Instituto dos Irmão das Escolas Chistão a fim de fundar aqui um colégio de ensino primário e secundário. (A Verdade)

 

1905   Moradores da Rua do Patrício em represen-tação pedem à Câmara Municipal de Taubaté, em sessão presidida pelo Sr. Félix Guisard (vice) na ausência do Dr. José Rebouças de Carvalho, que seja restabelecida a bica da chácara do finado capitão João de Mattos. (Jornal de Taubaté)

 

1905   Comissão promotora de sessão cívica em homenagem ao finado Dr. José Francisco Monteiro pede à Câmara Municipal de Taubaté que seja dado o seu nome a um logradouro público na cidade. (Jornal de Taubaté)

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté converte em Lei n.º 98 projeto que trata de prazo para proposta do orçamento e tabela de impostos pela Intendência e outras providências de natureza fiscal. O ano fiscal vai de 07 de janeiro a 07 de janeiro. (Jornal de Taubaté)

 

1905   O Sr. Octaviano de Moura Andrade, 2.º suplente, assume o exercício do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté. (Jornal de Taubaté )

 

1905   O Grupo “Amigos do Progresso” de Taubaté volta a chamar-se “Club Recreativo Musical”. (Jornal de Taubaté)

 

1905   O ten. Octaviano de Moura Andrade, 2.º suplente, assume o exercício do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté de que é escrivão o Sr. Adelmo Pelegrini. (Jornal de Taubaté)

 

1914   À Praça do Chafariz e a Rua Dr. Emílio Winther, 24,  respectivamente,  os  professores  Pio  Telles Peixoto e Álvaro Ortiz, diretores dos grupos escolares de Taubaté iniciam aulas preparatórias de alunos candidatos a exames de suficiência nas Escolas Normais, dias 7:30 horas às 09:30 horas da manhã. (O Norte )

 

1914   Chegado ontem, toma posse da agência da estação da Estrada de Ferro Central desta cidade o Sr. Octaviano Lobo Vianna que lhe é transmitida pelo Sr. João Monteiro. (O Norte)

 

1914   Decreto remove D. Dolores Costa da escola mista do Quiririm para a do Bairro do Jardim em Jacareí; Sr. Jacyntho Lopes da escola do bairro do Baracéa para a do bairro da Água Vermelha ambas em Taubaté e Américo Augusto de Oliveira França da escola do bairro dos Remédios para a do bairro da Cipoada, neste município. (O Norte)

 

1914   A Comissão de Revisão de Alistamento eleitoral de Taubaté presidida pelo Dr.  Francisco  Cardoso Ribeiro, juiz de direito da Comarca encerra seus trabalhos tendo sido alistados 77 novos eleitores e recusados 6 requerimentos de inscrição. (O Norte)

 

1939   Presididas por D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti realizam-se na Catedral de Taubaté solenes exéquias pelo passamento ocorrido a 9 do corrente de Sua Santidade e Papa Pio XI. No Santuário de Santa Teresinha essas cerim6onias são realizadas no dia seguinte. (O Lábaro)

 

1941   “O Momento” noticia: a morte em São Paulo do filólogo taubateano J. B. de Oliveira China, com 66 anos, gerente da Imprensa Oficial do Estado que se notabilizou como profundo conhecedor do dialeto cigano assunto sobre o qual deixou várias obras; a organização definitiva em Taubaté da Guarda Noturna sob a presidência do Sr. Artur Audrá e a organização da Liga de Defesa Social sob a presidência do Dr. Edgard de Moura Bittencourt, Juiz de Direito.

 

1946   A Catedral está em obras de reforma em vias  de conclusão. Foram iniciadas no governo de Dom André Arcoverde que resignou sem as concluir. Prosseguiram no governo interino de Mons. Azevedo (João José de Azevedo) e vão ser concluídas por Dom Francisco Borja do Amaral. (Taubaté Jornal)

 

1946   Noticia-se o falecimento do Dr. Júlio Prestes. (Taubaté Jornal)

 

1946   Ocorre o aniversário de sagração episcopal de Dom Francisco Borja do Amaral, nosso bispo, que fora vigário de Campinas e 1.º bispo da diocese de Lorena, donde veio para Taubaté. (Taubaté Jornal)

 

1946   Noticiam-se as posses, no cargo de juiz de direito da Comarca,  do Dr. Olavo de Lima Guimarães e no de promotor público, do Dr. Geraldo Vilaça, promotor substituto. (Taubaté Jornal)

 

1946   O Sr. José Cunha Filho é promovido de escrivão  da delegacia de polícia local para escrivão da Delegacia Regional de Polícia de Taubaté. (Taubaté Jornal)

 

1946   O artista taubateano Mazzaroppi está atuando com sucesso na Rádio Tupi de São Paulo, além de possuir seu teatro de emergência num dos bairros paulistanos. (Taubaté Jornal)

 

1946   Cogita-se de fundar em Taubaté uma Associação de Juízes de Futebol do Vale do Paraíba que além de defender os direitos da classe, manteria uma Escola de Juízes para onde os clubes da região mandariam os seus árbitros às suas expensas, semanalmente. O nome do Sr. Leopoldo Santana é lembrado para professor. (Taubaté Jornal)

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *