9 de fevereiro de…

0
Share

1884   Pelo Expresso (trem) chega a Taubaté, onde é radicado, o  Dr.  Miguel  Bernardo Vieira de Amorim (procedente de São Paulo) que vem do Espírito Santo e cuja província governou durante 8 meses. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Por ordem do Inspetor Geral da Instrução o Prof. Antônio Emílio de Souza Pena retira-se  do Curso Noturno gratuito, que vinha ministrando juntamente com o Sr. José Ramos Ortiz, para atender exigências do regulamento da instrução pública. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. José Rabello é cumprimentado por agente nesta cidade e sócio da casa comissária do Rio de Janeiro Arthur Torres & C.ia de que é sócio também o Sr. A. Felício dos Santos um dos diretores do recém-criado Banco dos Estados Unidos do Brasil. (Jornal do Povo).

 

1895   O Banco Norte de São Paulo, sediado em Taubaté, com agência em Jacareí, publica seu balanço de 31 de dezembro de 1894. É presidido pelo Barão da Pedra Negra e o contador é o Sr. Arthur Ramos. Tem um capital de 800 contos dividido em 4.000 ações de 200$000. Os empréstimos feitos montam a 1.169:811$670 e os depósitos em 897:903$050. A reserva para o 6º dividendo à razão de 8% ao ano monta 16:000$000. Há um saldo de capital a realizar de 414:400$000. (Deve estar portanto em 1895 no seu 7º ano de existência). (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se a próxima abertura em Taubaté de  um  “Café Cantante” onde os fregueses serão servidos por graciosas senhoritas em exce-lente restaurante em prédio muito bom. (O Imparcial).

 

1895   A imprensa taubateana recorda a passagem hoje do aniversário da batalha de Niterói decorrente da revolta da armada que enlutou a família brasileira e faz votos pela nossa união. (O Imparcial).

 

1895   No exercício do cargo de sub-delegado de Polícia  de  Taubaté  acha-se o major Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho, 2.º suplente que marcou suas audiências para as terças-feiras ao meio-dia no Paço Municipal. (O Imparcial).

 

1895   A convite dos diretores Manoel Borges e José  Alves  realiza-se à Rua Dr. Souza Alves 38-A reunião dos componentes da Corporação Musical Philarmônica Taubateense. (O Impacial).

 

1895   O provecto Inspetor Literário deste 10.º distrito, major Olympio Catão, residente em São José dos Campos, louva os serviços prestados ao ensino pelo major José Ramos Ortiz, Intendente Municipal de Instrução de Taubaté. (O Imparcial).

 

1901   Encontra-se, em Taubaté, o Sr. Júlio Bueno  Horta  Barbosa, filho do engenheiro Dr. Horta Barbosa, portador de um requerimento que vai apresentar à Câmara Municipal, solicitando concessão para instalação de uma rede de viação férrea no município de Taubaté, ligando à cidade todos os bairros importantes e as vilas e cidades vizinhas. A projetada estrada de ferro do Sr. Horta Barbosa terá trilhos na extensão de 60 km custando a razão de 15 contos o km e ficando portanto em 600:000$000. Bitola de 1 metro de largura, aclives de 2%, trilhos de 18 k. por metro. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. José Augusto Marcondes de Mattos, intendente interino da Câmara Municipal de Taubaté, abrindo concorrência pública para o serviço de conservação de ruas e praças do perímetro urbano, o circunscreve assim: Principia na Estação da Estrada de Ferro Central, na rua da Monção, até a Capela da Santa Cruz da Monção, compreendendo a rua que passa em frente a essa Capela até a do Gasômetro e por esta até a Estrada de Ferro e segue por esta até a passagem de nível na rua que vai para o Areão e vem por esta rua a sair no Largo das Palmeiras (c.el Vitoriano) e vai por uma linha reta até a frente do Convento e daí pela rua de Santo Aleixo até a ponte do rio Corrêa; sobe pela rua do Corrêa e pela Travessa que vai à rua do Patrício até sair na de Jacques Félix (Mariano Moreira ou Ruinha) e seguindo por esta até a rua do Itaim e até a Capela de São João; desce pela rua de São José até o largo de Sant’Ana, toma a rua da Harmonia (Dr. Afonso Moreira) até sair na rua do Humaitá seguindo por esta até o cemitério; toma a travessa da rua do Humaitá até o Largo Costa Guimarães, segue a rua do Sacramento até a do Cristóvão e por esta até o largo de Santa Luzia e segue a rua das Magnólias (hoje Claro Gomes) até a rua Dr. Emílio Winther e por esta até a rua Tiradentes (avenida) e por esta até sair na rua Benjamim Constant e segue pela Rua 1.ª Avenida até a Estrada de Ferro Central do Brasil e por esta até a estação e ponto de partida. (Jornal de Taubaté).

 

1902   Funda-se em Taubaté a Associação dos Empregados no Comércio. (O Lábaro).

 

1905   Taubaté tem 35 ruas, 14 praças, 8 travessas e 15000 habitantes com um destacamento policial de 12 praças apenas. Dois praças guardam a cadeia, 4 o posto policial, restam 6 para a ronda que não é nada se houver enfermidade ou diligência. Opinam pela organização de uma Guarda Noturna com 25 elementos para o que bastaria que mil pessoas contribuíssem com 1$000 mensais que dariam 1000$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Teatro São João vêm se realizando em média 50 espetáculos por ano. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Reabrem-se as aulas do Colégio Santa Verônica que funciona há uns 11 anos. Da matrícula se encarrega a Prof.ª do Colégio, D. Joanna Maria de Jesus Souza, residente à Rua Visconde do Rio Branco, n.º 76. O colégio acaba de passar por completa reforma: conta com um teatrinho, iluminação elétrica e ampla varanda no recreio das meninas. Além de instrução literária dá instrução religiosa a cargo de um capuchinho do Convento de Santa Clara. Tem professora especial de trabalhos manuais, costura, bordados, etc. (O Norte).

 

1914   O Sr. José Elpídio Mattos Guimarães torna público que por motivos de conveniência  resolveu  fechar provisoriamente a sua tenda e cocheira da Rua Juca Esteves em Taubaté. (O Norte).

 

1939   Morre o Santo Padre Pio XI que por 16 anos dirigiu  a  Igreja  Católica.  Nasceu  em  Désio,  aldeia perto de Roma a 31/05/1857, filho de camponeses. Ordenou-se a 20 de dezembro de 1879, sendo eleito Bispo de Milão a 13 de junho de 1921. Foi eleito papa no Conclave de 6 de fevereiro de 1922 por morte de Bento XV. (O Lábaro).

 

1946   O Centro Municipal de Taubaté, da Legião Brasileira de Assistência (L.B.A.), atendendo ordens da Comissão Estadual, suspende suas atividades. A L.B.A. surgiu com a guerra, para amparar as famílias dos combatentes. Com o regresso dos pracinhas passou a auxiliar famílias de civis reconhecidamente pobres. Para atualizar e ampliar seu plano de auxílio (reestruturação) entra em recesso. Na sua nova fase cuidará de assistência à maternidade e infância em moldes que serão divulgados. (Taubaté Jornal).

 

1946   Falecimentos noticiados: em São Paulo o Dr. Dario Ribeiro, jurista e ex-parlamentar, cunhado do Dr. Gontran Reis, chefe do departamento jurídico da C.T.I. Em São Paulo, o prof. Índio Taubateano Malta, filho do Sr. Mário Malta Guimarães, natural de Taubaté; em Taubaté o Sr. Fernando Nogueira de Moura, tio do Dr. José Octacílio Moreira (não há registro dos dias). (Taubaté Jornal).

 

1946   Noticia-se a aposentadoria do Dr. J. Augusto Pereira da Silva, promotor público da Comarca de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1946   O 4.º Escriturário do Museu Histórico Municipal  de Taubaté, com funções de secretário, Sr. Evandro Campos, é comissionado no Centro Municipal da Legião Brasileira de Assistência de Taubaté que está em recesso, aguardando reestruturação, com o término da guerra. (Taubaté Jornal).

 

1946   O jornalista Evandro Campos é convidado por  Monsenhor Vítor Ribeiro Mazzei, vigário geral da diocese de Cafelândia, para assumir a direção da imprensa diocesana daquela sede episcopal (jornal e oficinas gráficas), declinando. (Taubaté Jornal).

 

1946   O Dr. Félix Guisard Filho é convidado para proferir  palestra  no Sindicato dos Mestres e Contramestres de Fiação e Tecelagem do Estado, em São Paulo, sobre o tema “A elevação do nível social do trabalhador brasileiro”, com que aquela entidade pretende iniciar uma série de conferências educativas. (Taubaté Jornal).

 

1946   Noticia-se a próxima fundação em Taubaté de  um  pensionato  feminino dirigido pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, a fim de solucionar os problemas dos pais que, residindo fora, têm suas filhas estudando em nossa cidade. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *