7 de fevereiro de…

0
Share

1884    O cirurgião-dentista Viriato Rodrigues aqui estabelecido retira-se para São Paulo onde vai abrir consultório à rua de São Bento, canto do Rosário. Na rua do Sacramento continua com seu gabinete o Sr. Braga Filho. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   Com a aproximação do fim das férias a 13 do corrente, reabre-se o Colégio São João Evangelista sob a direção do Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro. (Jornal do Povo).

 

1891   Numa das salas do Banco Popular de Taubaté realiza-se a instalação da Companhia  Edificadora Progresso, com sede nesta cidade de que são incorporadores os Srs. Dr. Francisco Eugênio de Toledo, major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva e Francisco Augusto de Oliveira e Silva. Ao meio-dia o Sr. Antônio Ferreira Duarte, vindo de São Paulo, é aclamado presidente da assembléia e designa o Sr. Manoel José Borges para secretário. Lidos os estatutos impressos, elege-se a seguinte diretoria: presidente, Dr. Joaquim Lopes Chaves; vice, Dr. Câmara Leal; tesoureiro, Dr. Câmara Leal, também diretor; gerente, Dr. João Porfírio de Macedo. Destina-se a fazer loteamentos, transacionar com imóveis, construir, etc. (Jornal do Povo).

 

1895   Com parecer favorável do Intendente de Justiça vereador José Francisco de Moura, a Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do c.el João Affonso Vieira defere requerimento de George Gahen concedendo-lhe privilégio para instalação de energia elétrica em Taubaté, pelo prazo de 20 anos. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté cede uma sala  do  seu  prédio do Largo do Pilar para funcionar a biblioteca do Grêmio Literário. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté abre con-corrência pública para publicações de seu expediente e das demais autoridades locais. (O Imparcial).

 

1895   O Banco Norte de São Paulo apresenta rela-tório destinado à Assembléia geral ordinária de março próximo. O Presidente é o Barão da Pedra Negra e o gerente o Sr. major Antônio Gomes de Souza Penna e o Conselho Fiscal constituído de Manoel Teixeira de Magalhães Leite, Joaquim Mendes de Magalhães e José Ferreira de Moura.

 

1895   Em Jacareí se assenta o 1.º poste para ilu-minação elétrica da cidade. O material necessário já se encontra no Rio de Janeiro e por ocasião da inauguração haverá grandes festas. (O Imparcial).

 

1895   O Delegado de Polícia de Taubaté, capitão Euzébio Affonso Vieira, oficia à  Câmara Municipal pedindo o fechamento do Restaurante da Luzia por perturbação do sossego público, obrigando-se a proprietária a procurar meio de vida honesto. (O Imparcial).

 

1895   A Cia. Norte Paulista, concessionária do serviço  de  abastecimento  de  água da cidade entrega à Câmara Municipal a planta do terreno das cabeceiras do Ribeirão do Chaveco a fim de providenciar a desapropriação no interesse da segurança do encanamento mestre em cumprimento do art. 10 do contrato firmado a 18 de setembro de 1888 para abastecimento. (O Imparcial).

 

1895   O Grêmio Literário de Taubaté pede à Câmara Municipal a cessão de uma sala de seu prédio no largo do Pilar, esquina da Rua Visconde, palacete recentemente adquirido de herdeiros de D. Leopoldina Varela, para instalação de sua biblioteca, permitida a consulta popular da mesma. (O Imparcial)

1895   A Câmara Municipal de Taubaté aceita o oferecimento do Sr. Paulino Fernandes do Amarante Vieira de uma casa no Ribeirão das Almas por tempo indeterminado para funcionar a escola pública, com condição de ser provida com urgência a referida cadeira. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté concede o privilégio pedido pelo Sr. A. Georges Cahen por 20 anos para explorar fornecimento de energia elétrica como elemento motor de máquinas. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté concede privilégio por 20 anos  para o major João Baptista Alves Mourão explorar o serviço de transportes urbanos por bondes puxados a burros da empresa que adquiriu da Companhia Industrial de Linho Brasileiro com direito a aumento das linhas. (O Imparcial).

 

1895   Tendo terminado o contrato com o jornal diário local “O Imparcial”, a Câmara Municipal determina abertura de concorrência pública para publicação de seu expediente bem como de outros expedientes oficiais, do Juiz de Direito, da delegacia de polícia cujo pagamento lhe competir e do serviço eleitoral. Aberta de 8 a 23 do corrente. (O Imparcial).

 

1900   Morre, em Ubatuba, o c.el Manoel Pereira de Assunção onde foi comandante da Guarda Nacional, promotor público, escrivão da Mesa de Rendas, delegado de polícia, presidente da Câmara e Intendente Municipal, advogado do foro e ultimamente juiz de paz. Em 1864 participou da guerra do Paraguai donde voltou com honras de major honorário do Exército Nacional. Era natural do Pará e morreu com 84 anos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre, em Taubaté, D. Maria Francisca de Camargo  Moura,  esposa  do  ten.  c.el Antônio Marcondes de Moura. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No bairro das Caveiras (Independência) nesta cidade, morre D. Amélia Gomes Monteiro, irmã do Prof. Francisco Gomes das Chagas. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Manoel José Borges e D. Mariana de Oliveira Borges comemoram suas bodas de prata matrimoniais. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté D. Maria da Glória Vianna. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Colégio Seráfico do Convento de Santa Clara fazem sua profissão solene quatro noviços que tomaram os seguintes nomes frei Luiz Maria, frei Félix Maria, frei Ângelo Maria e frei Vital Maria. Houve missa solene celebrada por frei Virgílio em mãos de quem os noviços prestam juramento sobre missal. Pregou o guardião do convento frei Ricardo Maria. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência homenageia frei Ricardo,  guardião do Convento pela “recorrência de seu 1.º onomástico” depois que é guardião. Às 7 horas saem do Largo da Matriz representantes do Clero, fiéis e a corporação musical João do Carmo e se dirigem ao Convento onde discursa o Dr. Câmara Leal em nome do povo e o vigário em nome do clero. Frei Ricardo agradece. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Mesa Administrativa da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Taubaté pede aos seus irmãos que tão logo se verifique a morte de um irmão se avise à Ordem para que esta espere incorporada na capela do cemitério onde se fará a encomendação. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Morre em Taubaté D. Anna Justina da Silva, cunhada do Sr. c.el José Benedito Marcondes de Mattos. O cadáver foi removido para Caçapava onde será sepultado. (O Norte).

 

1914   A pedido de D. Ana Emília de Abreu Castilho, portadora do cheque  protestado  n.º  3.942,  o  Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito da comarca, decreta a falência do Banco de Custeio Rural de Taubaté dirigido pelos Srs. c.el José Benedito Marcondes de Mattos, capitão Antônio Correa Gomes e Antenor Leite. D. Anna Emília é sogra do Dr. Pedro Costa, do Dr. Alcântara Machado. A sede do Banco é na Rua Visconde do Rio Branco, 63. (O Norte).

 

1914   É decretada a falência do Banco de Custeio Rural de Taubaté sendo nomeados para  síndicos os credores Rosalbino Santoro agente consular da Itália, Heráclito Valente e José Leandro Cardoso. (O Norte).

 

1927   O povo católico de Taubaté promove comovente manifestação ao Rev.do Frei Ricardo Maria guardião do Convento de Santa Clara, ocasião em que se faz ouvir o Dr. Câmara Leal e o vigário Cônego Antônio Nascimento Castro. (A Verdade).

 

1932   A convite do Prefeito Municipal major João Cândido Zanani de Assis a reportagem de “A Folha” de Taubaté visita as obras da estrada que ligará os bairros de Pinheirinho e Tataúba ao município de Buquira. (A Folha).

 

1935   O ilustre taubateano Desembargador Dr. Pedro Barbosa Pereira, depois de  obter  o  1.º  lugar em concurso, ingressa como juiz substituto do 17.º distrito, prestando serviços em São Carlos, Taubaté e Jaboticabal. Em novembro de 1937 foi nomeado juiz de direito de Novo Horizonte, sendo promovido para Presidente Wenceslau em 1940. No ano seguinte foi removido a pedido para São João da Boa Vista e daí por permuta para São José dos Campos. Faz anos dia 06/01. (Nossa Terra).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *