2 de fevereiro de…

0
Share

1889   Em Redenção aderem francamente ao partido republicano os Srs. Gabriel Ortiz Monteiro, João Batista de Oliveira e João Vicente de Andrade. O 1.º é fazendeiro, o 2.º negociante, ambos tem sido vereadores e juízes de paz. O Sr. Gabriel Ortiz Monteiro quando pertencente ao partido liberal recusou a patente de oficial da Guarda Nacional quando era título de nobreza. (Jornal do Povo).

 

1890   O Clube Musical Riachuelo, depois de tomarem os seus componentes refeição no Hotel da Estação, faz a sua anunciada passeata nessa cidade cumprimentando os sindicatos da fábrica de óleos e gás e tocando escolhidas peças de seu repertório. (Jornal do Povo).

 

1890   Morre, no Rio de Janeiro, o Sr. Manoel Leite de Farias, taubateano, casado com D. Presci-liana Ozória de Farias, filho de Joaquim Alves de Farias e D. Gertrudes Leite de Farias e irmão de D. Francisca Leite de Farias. O Jor-nal do Povo de 06 publica convite para a missa de 7.º dia em que há indicação da data exata do falecimento, dia 2. (Jornal do Povo).

 

1891   Enviado pelo Diário da Manhã de Santos chega a Taubaté um tipo popular daquela cidade conhecido por Senador 30 kilos, do qual os taubateanos se compadecem. (Jornal do Povo).

 

1895   À rua do Patrício, 37, recentemente instalada funciona a fábrica de bebidas de F. Patrene & F. Camuffo fabricantes de licores e conhaques e importadores de vinho de nozes da Itália e outros como “Tokai”, “Marsala” e “Lacrima Christae”. (O Imparcial).

 

1895   A Irmandade de N. Sra. do Rosário tem a seguinte diretoria: Tesoureiro: Zacarias Fer-reira de Abreu; Procurador: João Batista José dos Santos; Secretário: Belizário Augusto de Mattos; Corretor: Marcelino Francisco Alves; Zelador: Matheus Cândido dos Santos; Zela-doras: Maria Rita Marcondes e Maria Caetana dos Prazeres; Irmãos de Mesa: Manoel Francisco da Costa, Modesto Alves dos Santos, Ludgero José Maria, Antônio Borges Ortiz, José do Nascimento Felipe, Tubias Maurício de Paula, Benedito Calisto da Silva e João Porfírio Alves Ferreira. Vigário: Antônio Nascimento Castro. (O Imparcial).

 

1897   A Agência da Estrada de Ferro Central do Brasil em Quiririm é elevada à categoria de 4.ª classe sendo promovido o atual agente Sr. João de Salles Zico. Para a Agência do Correio de Quiririm é nomeado o Sr. Primo Affonso Vieira, em substituição ao Sr. Francisco de Mello. (Diário de Taubaté).

 

1905   Inaugura-se a iluminação pública a eletricidade em Guaratinguetá para cujas solenidades o Jornal de Taubaté é convidado e se faz representar pelo Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Estréia, no Teatro São João, a Companhia dirigida pela artista Ana Chaves. O espetáculo é em benefício da atriz Laura Raposo e dedicado à imprensa local. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Antônio de Paula Pereira inaugura sua farmácia Pereira à Rua Marquês do Herval, 157. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté dá o prazo de 90 dias para que os proprietários de prédios situados no 1.º perímetro urbano da cidade cumprirem o disposto no art. 19 do título I do Capítulo I do Código de Posturas Municipais que os obriga a rebocar, pintar ou caiar as frentes dos edifícios (moradas de casas) de modo a se conservarem sempre limpas. Decorre de sugestão do Dr. Bento Enéas devido ao “aspecto triste da cidade, prédios e muros sujos, estragados e em ruínas, em diversas ruas”. (Jornal de Taubaté).

 

1906   A Câmara Municipal de Taubaté torna sem efeito a concorrência pública que havia aberto para a execução de diversos serviços inclusive a de publicação de seu expediente em que foi melhor proponente “A Vanguarda”, jornal que aqui se publica, além de A Verdade, de O Norte e O Caixeiro. (O Norte).

1906   O Dr. Affonso Moreira da Silva, delegado de polícia de Taubaté em exercício resigna a cadeira de vereador que brilhantemente ocupava na Câmara Municipal local. (O Norte).

 

1907   O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa é eleito deputado estadual em eleições em que pela primeira vez foi o seu nome incluído oficialmente na chapa dos candidatos. (O Norte).

 

1910   O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa é reeleito deputado estadual. Às eleições realizadas em Taubaté comparecem 2038 eleitores dos quais 1391 sufragam o nome do Dr. Pedro Costa. O Dr. Silva Barros, oposicionista obteve 644 votos. À noite grande massa popular percorre as ruas da cidade com a corporação musical João do Carmo, saúdam o Dr. Granadeiro Guimarães pela expressiva votação que também obteve (1408), falando o Sr. José Gomes Tinoco. Dirigem-se à residência do Dr. Pedro Costa que é saudado pelo Dr. José Aristides Monteiro, após o que se faz profusa distribuição de cerveja. (O Norte).

 

1910   O ilustre taubateano Dr. Antônio Pereira da Silva Barros é eleito Deputado Estadual. (A Federação).

 

1913   A Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio inaugura solenemente a iluminação elétrica em Tremembé. (O Norte).

 

1913   Realizam-se em Tremembé as solenidades de inauguração da iluminação elétrica com a presença de Mons. Antônio do Nascimento Castro e Cônego Amador de Barros. (A Federação).

 

1950   O Diretório do Partido de Representação Popular de Taubaté reúne-se e mediante elei-ção preenche os claros existentes na diretoria. (Tabaetê).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *