1 de fevereiro de…

0
Share

1832   O Conselho Geral da Província de São Paulo aprova 4 artigos de Posturas da Câmara Municipal da Vila de Taubaté. (A Folha de 20/03/1932).

 

1883   Abre-se em Taubaté à rua Marquês do Herval  n. 87 o “Colégio de São Francisco das Chagas de Taubaté”, sob a direção dos profs. Tristão José d’Oliveira Mello e Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal para o curso primário e secundário. Curso primário: leitura, caligrafia, contabilidade, doutrina cristã, rudimentos de gramática nacional; secundário: português, francês, inglês, latim, aritmética, álgebra, geometria, geografia, história, retórica e filosofia. Anuidade: Internos: 300$000; meio-pensionista: 180$000; externos: curso primário 60$000 e secundário 96$000. Os externos têm direito a 3 matérias, além do que se deverá combinar o preço. O trimestre é pago adiantadamente. O gerente é o prof. Tristão José de Oliveira Mello residente à rua Duque de Caxias. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim que daqui partiu para assumir o cargo de Juiz de Direito em São Mateus no norte do Espírito Santo envia a Taubaté um exemplar de sua obra “Compilação das Leis Provinciais” de 1835 a 1881 da Província do Espírito Santo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A imprensa local bate-se pela proibição do costume dos açougueiros talharem o toucinho por golpes horizontais onde inserem grossas camadas de sal alternadamente sal e toucinho. Compra-se toucinho com 10cm de grossura e de toucinho mesmo só tem 2cm. Das su-cessivas reclamações vai nascer determinação da Câmara obrigando à retalhação vertical que já registramos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   É objeto de deliberação na Assembléia Provincial de São Paulo o projeto apresentado pelo Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, pindense radicado em Taubaté por cujo distrito elegeu-se, autorizando o governo a despender 40 contos de réis com uma ponte sobre o rio Paraíba em Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Encontra-se em Taubaté com sua família o Sr. Antônio Gomes de Araújo, taubateano residente em São Paulo.

 

1883   De volta de Minas Gerais encontra-se em Taubaté o dentista Carlos Guerrillon. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal de Taubaté abre concorrência pública até o dia 5 de fevereiro para apresentação de propostas para construção de uma varanda no barracão do mercado local. A Comissão é constituída do Presidente c.el Jordão Pereira de Barros e dos vereadores Francisco de Almeida Cabral e Antônio Claudiano de Abreu. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Aguarda-se em Taubaté a chegada de seu ilustre filho Cônego Benjamim de Toledo Mello que já se despediu de seus paroquianos em Guaratinguetá de cuja freguesia era pároco. (A Gazeta de Taubaté).

 

1884   Precedidos de uma banda de música vão a Caçapava vários cavalheiros ao encontro da máquina e carros destinados à Cia. de Bondes a Vapor Taubaté-Tremembé, montados nas oficinas da E. F. São Paulo e Rio que são festivamente recebidos em Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Com a retirada do sócio Eugênio Nicolussi, da sociedade Nicolussi & Amadei, a fábrica de cerveja e outras bebidas dessa firma passa à propriedade do Sr. Terenzo Amadei. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté reúne-se sob a presidência do Sr. João Affonso Vieira com a presença de todos os intendentes. O Sr. José Antônio Carneiro de Souza toma posse do cargo por não ter comparecido à sessão de 23 de janeiro. Representação de habitantes do Bairro do Traviju pede a transferência do bairro da jurisdição da paróquia do Buquira para a de Taubaté. A Companhia Luz Elétrica de São Paulo apresenta proposta para contratar a iluminação pública de Taubaté à razão de 16 réis por hora e por lâmpada de 10 velas. O Sr. Manoel de Souza Leite, editor gerente do Jornal do Povo, ganha a concorrência pública para a publicação do expediente da Intendência. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté, por unanimidade, nomeia o Sr. Luiz Moreira de Damasco para 1.º Fiscal da cidade. (Jornal do Povo).

 

1890   Por indicação dos intendentes municipais, Srs. José Benedito Marcondes de Matos, Antônio Claudiano de Abreu, John M. Tindall, José Antônio Carneiro de Souza e Dr. Francisco Guimarães, é nomeada pelo Conselho de Intendência Municipal de Taubaté uma comissão composta dos Srs. Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva e Sebastião Monteiro Coelho da Silva e dos intendentes Dr. Francisco Xavier de Souza e Castro e João Afonso Vieira para fazer uma revisão geral nos impostos municipais e propor as alterações necessárias. Foi marcada nova reunião para 15 do corrente. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté baixa sua Resolução n.º 1 regulando a matança do gado que passa a cargo da Intendência para o que cria três cargos com o vencimento mensal de 40$000 cada um, contribuindo os marchantes com a taxa de 2$000 por cabeça de rês que deverá ser entregue ao matadouro revogando-se as disposições contrárias do Código de Posturas Municipais. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselheiro Francisco de Paula Mayrink e o Dr. José Pinto do Carmo Cintra contribuem, cada um, com 10 contos para auxiliar a fundação de um colégio em Taubaté por D. José Pereira da Silva Barros, Bispo de Olinda. (Jornal do Povo).

 

1891   Encontram-se em Taubaté os Rev.dos J. W. Wooling, Herman Gartner e José Augusto da Silva, ministros do evangelho, o último da Igreja de Jaú. Realizam-se duas conferências religiosas no largo da Matriz, n.º 9. (Jornal do Povo).

 

1891   Às 5 horas da tarde o Clube Carmosina Carnavalesco faz o seu 1.º ensaio deste ano, percorrendo as ruas da cidade com o seu estandarte seguido de um carro alegórico com diversas máscaras. (Jornal do Povo).

 

1895   Noticia-se o falecimento em Taubaté do Sr. Manoel Xavier de Assis Dias, irmão do Sr. Joaquim Xavier de Assis Dias. E em Tremembé de D. Bella Marcondes de Azeredo, esposa do Sr. Domingos Marcondes de Azevedo. Era mãe de Ana Vicência, Emiliana, Evaristo, Bráulio e Cornélio Marcondes de Azevedo e irmão dos Srs. Drs. Octavio Marcondes Machado e José Antônio Marcondes Machado. (O Imparcial de 2). (Tremembé e município Taubaté).

 

1897   Os engenheiros Bueno de Andrade e Gonzaga Campos concluem os estudos do traçado da linha de estrada de ferro que partindo do porto de São Sebastião vai ao Sul de Minas Gerais, no trecho entre aquele porto e a cidade de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1898   Passa por Taubaté com destino a São Paulo o Conde Antonelli, representante de S. M. Umberto da Itália no Brasil, a que se prestam diversas manifestações na estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. (Diário de Taubaté).

 

1898   Entra em atividade em Taubaté à Rua da Estação o Hotel do Comércio sob a gerência do Sr. Marcelino José Vaz anunciando comidas frias a qualquer hora da noite. Pensionistas: 120$000. (Diário de Taubaté).

 

1900   O Diretório do Partido Republicano de Taubaté concita os eleitores para a eleição do próximo dia 15 quando além dos cargos de Presidente do Estado de São Paulo (Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves) e seu vice, deverá ser preenchida também nesta cidade a vaga de vereador com a renúncia do cap. Antônio Affonso Moreira sendo candidato o Dr. Rebouças de Carvalho. (Jornal de Taubaté).

 

1900   Os professores do Grupo Escolar de Taubaté, Francisca Eugênia de Castro e Souza, Antônio José Garcia, Antônio Olímpio Leite de Abreu, Arthur Santiago, Leopoldo Moreira, Manoel Ferreira de Albernaz, Francisco de Oliveira Santos Areão, dirigem Memorial ao diretor Sr. Arthur da Cunha Glória diante dos insistentes boatos da sua extinção, confirmada pela publicação do orçamento do governo do Estado, para evitar que as crianças taubateanas voltem para as Escolas Isoladas. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Grupo “Amigos do Progresso” leva à cena hoje no seu teatrinho as peças “Empresta-me  tua mulher” e “Apuros de Um Medroso”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No salão “Dias Braga” realiza-se espetáculo da trupe “Anna Chaves” em benefício da corporação musical Philarmônica Taubateense e do grupo dramático “Dias Braga”. (A Verdade).

 

1906   Na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté tem início um Curso de Desenho sob a direção do Prof. Gaspar Falco. (O Norte).

 

1906   O Sr. Bernardino Querido, da redação de “O Caixeiro”, jornal que se publica em Taubaté, tem pronto os originais de suas produções literárias que vai reunir no livro intitulado CASCALHOS. (Norte).

 

1906   Decreto Estadual regulariza o Serviço Sanitário do Estado aliviando as Prefeituras do Serviço de Inspeção Sanitária Municipal. Segundo “A Verdade”, jornal local, o novo Inspetor Sanitário Estadual será o Dr. João Urbano Figueira. (Norte).

 

1910   O major João Bonifácio de Moura Sobrinho, na qualidade de suplente, toma posse do cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté na vaga ocorrida com a nomeação do Dr. Bento Enéas de Souza e Castro para juiz de direito da comarca de Ubatuba. (O Norte).

 

1910   Tendo resignado ao cargo de secretário da mesa da Câmara Municipal de Taubaté o vereador Sr. Moura Guimarães, é eleito para o lugar vago o Sr. Chrispim de Carvalho. (O Norte).

 

1912   Exonera-se, a pedido, do cargo de promotor público da comarca de São Manoel do Paraíso o ilustre taubateano Dr. Crescêncio Costa Filho. (O Lábaro).

 

1913   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos, concita os membros do Partido Oposicionista local para apoiarem os candidatos do seu Partido Republicano Paulista, governista, nas próximas eleições do dia 8 para deputados e senadores pelo 2.º distrito, quando deverão comparecer munidos do diploma eleitoral e procurar as cédulas em mãos de amigos. Fala por delegação do Partido Oposicionista que aderiu ao governo. (A Federação).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, tendo em vista parecer do Dr. Inspetor Sanitário Municipal, aprova tipo de caixões fúnebres constante de planta submetida pelo armador Manoel Leitão e que deve, a partir desta data, ser observado pelas empresas funerárias da cidade sob pena de multa. (O Norte).

 

1914   O Sr. Joaquim Augusto Cabral, proprietário da Casa Cabral, procede ao costumeiro sorteio que vem realizando desde a fundação do estabelecimento. Neste mês será distribuída aos fregueses a féria do 21 de janeiro último que foi de 121$000. (O Norte).

 

1914   Patrocinada pela Comissão dos festejos carnavalescos em Taubaté a Corporação Municipal  “Philarmônica Taubateense” inicia uma série de retretas na cidade na expectativa do rei Momo e que culminará terça-feira, dia 10 próximo com a exibição da banda militar do 53, aquartelado em Lorena, com 47 figuras. A receita do “Livro de Oiro” é animadora. (O Norte).

 

1914   Pelo “Rápido” (trem) chegam de Pinda os alunos da Escola de Farmácia integrantes do Sport Club que são recebidos na estação pela Philarmônica Taubateen-se e pelos sócios do Taubaté Foot Ball Club de onde se encaminham para o Velódromo da Rua 4 de Março. O jogo empata de1 a 1. Regressam pelo Noturno (trem). Segue-se ao futebol a luta romana entre José Brunini que vence o seu desafiador campeão norte-americano Jack Murray em 20 minutos. A mesma banda dá retreta na Praça da Catedral. (O Norte).

 

1921   Morre no Hospital Santa Isabel, Frei Mansueto de Val Floriana, piedoso e erudito capuchinho, natural da Itália (Trentino), onde nascera a 27/05/1863. A 16 de outubro de 1879 entrou para a ordem e emitiu votos perpétuos a 02/07/1884, sendo ordenado sacerdote 2 anos depois. Pertencia ao 1.º grupo de capuchinhos que aportou ao Convento de Santa Clara, de que foi guardião. Lecionou Teologia e Direito Canônico no Seminário local até a morte. (A Folha).

 

1934   Circula, em Taubaté, o 1.º número do “Jornal de Taubaté” sob a direção do Sr. Evandro Campos e redação do Sr. José Estácio de Moura Guimarães. (O Lábaro).

 

1945   Morre, em Taubaté, D. Antonieta Camilher Florençano, esposa do Sr. Nicolau Florençano, funcionário municipal, de distinta família tauba-teana, progenitores dos professores Octávia Camilher Florençano, Paulo Camilher Floren-çano e do Sr. Antônio Camilher Florençano, do comércio local. (Nossa Terra).

 

1946   Circula em Taubaté o 1.º número da Revista Democrata lançada pela recém fundada Empresa de Publicidade “Climax”, com sede em sala do Edifício Miranda na Pça. Dom Epaminondas. Contém propaganda do comércio e da indústria e informações úteis. (Taubaté Jornal).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *