30 de janeiro de…

0
Share

1876   Vive no Bairro do Sapé, neste município, pouco adiante  da fazenda do Dr. Paula de Toledo, D. Maria Antônia de Jesus, com 103 anos de passadio muito sóbrio, dormindo pouco, muito laboriosa fazendo panelas e torrando farinha, nunca em ociosidade, muito lúcida. Conta que com 26 anos casou-se com o Sr. Roberto Rodrigues Ferro, português, com quem viveu 48 anos e de quem está viúva há 29 anos, com 6 filhos, 21 netos e 30 bisnetos. (A Imprensa de Taubaté).

1884   Melhora a situação do café que de 5$ ou 6$000 por arroba está sendo cotado agora a 5$400 por 10 quilos. Os fazendeiros produtores são aconselhados a evitar a remessa de todo o café beneficiado de uma só vez à praça de Santos, a fim de evitar a especulação, pois, agora os comissários dali estão interferindo no sentido de evitar a baixa. Quando os depósitos ficam abarrotados (principalmente por ocasião do leilão holandês) e os compradores estrangeiros oferecem 5$200 por 10 quilos os comissários se antecipam, fazem a compra, e mantêm a cotação de 5$400. Mas o poder de compra dos mesmos é limitado e precisa evitar muita remessa. (Gazeta de Taubaté).

1884   À rua Marquês do Herval está o estabelecimento do Sr. Alexandre “Ourives”. (Gazeta de Taubaté).

1884   A “Olaria da Estação” anuncia tijolos tanto para  a cidade como para embarque na estação da estrada de ferro. Tijolos cheios de 24 cm de comprimento por 11,30 cm de largura e 8 cm de grossura a 28$000 o milheiro; tijolos tubulares pequenos de 22 x 10 x 5 cm a 18$000 e tijolos tubulares de encaixe de 22 x 13 x 6 cm a 30$000. Os tijolos tubulares de encaixe são apropriados para divisões de casa, fazendo economia de cerca de 5% com relação aos tijolos comuns e não pequena em relação ao pau-a-pique. (Gazeta de Taubaté).

1890   A Imprensa de Taubaté pede ao governador do Estado a revogação da Lei n.º 81 de 1887 que reformou a instrução pública e instituiu o imposto de 1$000 devido por todo cidadão maior de 21 anos. No exercício  de 1888/1889 em Taubaté foram arroladas 3000 pessoas e a arrecadação não chegou a 1 conto; em 1890 não passou por enquanto de 300$ que são consumidos com manutenção de pessoal e expediente, continuando os professores a arcar com a compra de materiais etc. (Jornal do Povo).

1890   Na residência de seu presidente Sr. Antônio Claudiano de Abreu realiza-se reunião do Clube Republicano de Taubaté. (Jornal do Povo).

1891   Em casa do Barão do Jambeiro, à Rua Marquês do Herval, sob sua presidência provisória, reúnem-se os acionistas da Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé, representantes, portadores de 270 ações em assembléia geral extraordinária secretariada pelo Dr. Crescêncio Costa e cap. João Affonso Vieira para tomar conhecimento de proposta do Dr. José Pinto do Carmo Cintra de compra do ativo e passivo da companhia. O Dr. Crescêncio é aclamado presidente da Assembléia e convida para secretários os Srs. Dr. José Francisco Monteiro e cap. João Affonso Vieira. O Dr. Carmo Cintra é acionista e propõe pagar a dinheiro em 10 dias 100$000 por ação, e sua proposta é datada de 09/01/1891. Em nome do seu comitente Visconde do Tremembé o Dr. José Francisco Monteiro se pronuncia contra a venda que é aprovada. Assinam ainda a ata Antônio Gomes de Souza Penna por si e pelo Dr. Joaquim Lopes Chaves, Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis, José Pinto do Carmo Cintra por si e por Cherubino Pinto d’Alencar Cintra, Francisco Vaz de Toledo Guedes, José Malhado Filho. (Jornal do Povo).

1895   Intensas chuvas fazem rodar aterro na Central do Brasil na extensão de 100 m entre São José e Caçapava, interrompendo o tráfego de trens de São Paulo. O “Expresso (trem)” da manhã chega depois do meio-dia. (O Imparcial).

1895   A Companhia Industrial de Linho Brasileiro, proprietária  dos trilhos e carris urbanos da cidade impugna a venda feita ao Sr. João Baptista Alves Mourão (major) por 11:000$000. (O Imparcial).

1897   A Companhia Italiana Zaira Tiozzo dirigida por Eurico Cuneo estréia no Teatro São João, em Taubaté, com a peça Tosca cujo papel principal é desempenhado pela atriz que dá nome à Companhia. (Diário de Taubaté).

1898   A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte encerra a campanha de cobrança de mensalidades de seus irmãos (1$000) e irmãs ($500) destinadas às despesas com socamento de taipas para vedos de terreno do seu futuro hospital. (Diário de Taubaté).

1906   Realizam-se, em Taubaté, eleições para deputado federal em que se apresentam como candidatos os Srs. Drs. Rebouças de Carvalho, Costa Júnior e Côn. Dr. Valois (lê-se: Valuá) de Castro que foi eleito. (O Norte).

1910   O Rev.do P.e Péricles Barbosa, secretário particular de Dom Duarte Leopoldo e Silva, insigne taubateano arcebispo de São Paulo, aborda em secção paga do jornal Estado de São Paulo a questão de Aparecida pertencer à diocese da Capital para a qual foi transferida a fim de que a renda revertesse em prol da construção da Catedral. (Norte).

1912   O Eng. Dr. Fernando de Mattos é eleito Deputado Federal pelo Partido Republicano Conservador neste 4.º distrito mas não é reconhecido, sendo diplomado o Dr. Martim Francisco, 2.º colocado. Era oposicionista. (A Federação).

1912   Realizam-se em Taubaté eleições para deputado federal em para a qual se candidata o Dr. Fernando de Mattos que é apoiado pelo deputado estadual oposicionista Dr. Antônio Pereira da Silva Barros do P.R.C. que indicava o Sr. Martim Francisco (contra a orientação do próprio partido, com o que não concordava). (Carta de 31 de dezembro de 1912 publicada em “A Federação” de 10/1/1913). O Dr. Fernando de Mattos foi eleito pelo 4.º distrito, mas o Sr. Rodolpho Miranda, chefe do P.R.C., conseguiu esbulhá-lo, diplomando o Dr. Martim Francisco. (Carta de 31 de dezembro de 1912 publicada em “A Federação” de 10/01/1913). E o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros foi depois excluído da chapa chamada Rodolphista em 8 de fevereiro de 1913, motivo por que se desligou do partido a 31 de dezembro de 1912. (Carta de 31 de dezembro de 1912 publicada em “A Federação” de 10/1/1913).

1913   Acompanhado de sua esposa encontra-se em Taubaté  em gozo de férias o Dr. Bento Domingues de Castro, delegado de polícia de Santa Isabel. (A Federação).

1913   De volta de Laranjal (Minas Gerais) onde realizou uma série de conferências religiosas encontra-se em Taubaté o ilustre missionário conterrâneo Rev.do Mons. Miguel Martins da Silva, missionário apostólico que depois de alguns dias de descanso seguirá para Itapetininga onde vai pregar também. (A Federação).

1913   Passa por Taubaté o andarilho João Carlos Paris  de nacionalidade argentina. Partiu a pé de Buenos Aires a 7 de setembro de 1911 tendo já percorrido o Uruguai e Paraguai, dirigindo-se ao Rio de Janeiro. No Paraguai esteve por 9 meses onde prestou serviços à “Cruz Branca” durante a revolução. Representa o Sport Club de Buenos Aires e o Touring Club do Uruguai e pretende realizar a volta ao mundo em 10 anos. (A Federação).

1914   O taubateano Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar assina com o Dr. Barbosa Gonçalves, Ministro da Viação, o contrato revalidando por 60 anos a concessão para construção e exploração de uma estrada de ferro entre Taubaté e Ubatuba, com ramal para São Luís do Paraitinga, a que se referem os decretos 10.150 de 05/01/1889, 10.640 de dezembro de 1913 e cujos estudos foram aprovados pelo dec. 332 de 12/04/1890. O contrato tem 41 cláusulas e o Dr. Escobar está sujeito a uma caução de 30:000$000. (O Norte).

1932   Em ofício dirigido ao Prefeito Municipal de Taubaté, Major João Cândido Zanani de Assis, Mons. Nascimento Castro deixa o cargo de Diretor da Escola Normal Livre Municipal de Taubaté, de que fora um dos fundadores. (A Folha).

1949   Vão adiantados os trabalhos de reforma de nossa Catedral que deverá ser sagrada em maio para as solenidades do mês  de Maria. O retábulo (painel) do altar-mor foi preparado sob a direção do prof. Fort a fim de combinar com a mesa de mármore, iniciando-se agora a colocação de ouro em folhas sobre a pintura artística. Terminada a douração será colocado o altar de mármore, obra do Sr. H. Porta de São Paulo. (Taubaté Jornal).

1949   Presta colaboração ao diário local “A Voz do Vale do Paraíba” (colaboração direta, comercial e redatorial) o jornalista de São Paulo Sr. Paulo Zingg que se acha na cidade. (Taubaté Jornal).

1949   Trechos de ruas em que o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares implantou a iluminação elétrica: Vila Albina: 39 lâmpadas; Vila das Jabuticabeiras: 16; Rua D, Vila Santa Fé: 6; Rua 6, Vila São José: 6; Avenida 2, Vila Edmundo: 2; Rua A, Vila Odete: 2; Avenida São José: 2; Vila Felizinho, prolongamento da rua Quiririm: 1 lâmpada. (Taubaté Jornal).

1949   O deputado Ataliba Nogueira estuda a pos-sibilidade de se introduzirem já no próximo pleito eleitoral a máquina de votar à semelhança do que ocorre nos Estados Unidos, com a qual se obteriam os resultados em tempo 10 vezes menor que o atual e Taubaté seria uma das cidades beneficiadas com tal melhoramento. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *