29 de janeiro de…

0
Share

1883   O Sr. Gabriel Ortiz Monteiro alista-se como eleitor em Taubaté. Nasceu na fazenda do Rio das Pedras, em Paraibuna, a 11 de dezembro de 1857, vindo para Taubaté com 7 anos e com 8 ingressando no Colégio São João Evangelista. Emancipou-se aos 18 anos. Liderou o movimento de emancipação dos escravos que culminou com a “Declaração de Ponte Alta” de 10 de fevereiro de 1888, passando o município do Paiolinho a se chamar Redenção. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Gertrudes Vieira de Toledo Guatura torna público estar devidamente autorizada pela autoridade eclesiástica a trocar hábitos da Ordem de São Francisco, bentos pelo Rev.do P.e Francisco Carlos de Alvarenga. São também trocados no Convento de Santa Clara. (Jornal do Povo).

 

1890   São cunhadas, no Rio de Janeiro, as primeiras moedas republicanas a entrarem em circulação. (Jornal de Taubaté).

 

1891   Morre, repentinamente em Taubaté, o cap. Jordão Gomes Nogueira digno agente do correio local, modelo de honradez e probidade, consternando toda a sociedade taubateana. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. Vicente Lucidoro d’Oliveira, tenente comandante do destacamento policial de Taubaté de ordem do c.el João Nepomuceno Pereira Lisboa, em circular de 22 abre inscrição para engajamento no corpo Policial Permanente do Estado a que o engajado é obrigado a servir por 4 anos no máximo e do qual poderá obter baixa antes desde que dê substituto. A diária é de 1$900 e a mensalidade 58$800. (Jornal do Povo).

 

1891   Com a dissolução da sociedade Oliveira & Prates, retirando-se o sócio Alfredo Prates, o “Jornal do Povo” que se edita em Taubaté 2 vezes por semana à Rua Dr. Falcão Filho, 13A, volta a ser propriedade do Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira tão somente. Entra para redação José Maximiano de Carvalho.

 

1891   O Colégio Americano de Taubaté sob a direção de Miss Jennie W. Kennedy cujas aulas vão se reabrir a 11 de fevereiro distribuiu prospectos pelos quais se verifica que mantém instrução primária, secundária e superior além de jardim de infância para crianças de 3 a 7 anos. (Jornal do Povo).

 

1891   O Largo Comendador Costa Guimarães começa a ser chamado de Largo da Cadeia, pois ali está em construção a Cadeia nova. A cadeia velha era onde está o Grupo Escolar Lopes Chaves e junto à antiga Câmara (embaixo) na Rua da Cadeia – Rua Municipal, hoje Dr. Pedro Costa. (Jornal do Povo).

 

1895   O 2.º fiscal da cidade é o Sr. Ignácio Mar-condes do Amaral Júnior. (O Imparcial).

 

 

1895   Tempestade desaba sobre Tremembé oca-sionando prejuízos inclusive à estação da Empresa de Bondes a Vapor Taubaté-Tremembé avariada. (O Imparcial).

 

1895   O leiloeiro Francisco Eufrásio de Toledo é conhecido por Dico. (O Imparcial).

 

1895   Declaração do Sr. João Baptista Alves Mourão, novo proprietário da Empresa de Carris Urbanos de Taubaté dá a entender que a empresa foi da Cia. Industrial de Linho Brasileiro. (O Imparcial).

 

1896   Lei n.º 422 autoriza o governo a abrir concorrência pública para construção de uma ferrovia que partindo do porto de São Sebastião passe por Taubaté e alcance São Bento do Sapucaí, nos limites do Estado de Minas Gerais. (O Norte).

 

1900   Morre, em Taubaté, José Ananias de Toledo, filho do Sr. Bento Vieira de Toledo Guatura. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com licença da Intendência Municipal, a Corporação Musical Philarmônica Taubateen-se realiza às 18 horas e 30 min. retreta no jardim público (Estação) de cujo programa consta a execução entre outras peças, do dobrado “Amigos do Progresso” de autoria do maestro compositor local José Gomes de Assis Camargo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O maestro João Gomes Júnior tem pronta a ópera “Foscarina” cuja ação se passa em 1866 com os personagens: D. Felipo, embaixador (barítono), Leila sua esposa (soprano) e Alvise, estudante genovês (tenor). (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Taubaté por seu irmão Secretário Sr. J. F. A. Telles e de ordem do Rev.do Côn. Júlio Marcondes, escrivão e secretário do bispado de São Paulo, torna pública Portaria de Dom José de Camargo Barros, Bispo de São Paulo, em que, atendendo ao que lhe representaram Mons. Miguel Martins da Silva e mais católicos de Taubaté, bem como, a Venerável Ordem Terceira, ratifica e confirma o ato de Mons. Manoel Vicente da Silva, então vigário-geral da diocese que mandou entregar o cemitério à mesma Ordem. Se porventura tal ato foi nulo faz agora doação do cemitério à mesma Ordem Terceira. (Jornal de Taubaté).

 

1941   Funda-se em Taubaté a Cooperativa de Consumo dos Industriários da Companhia Taubaté Industrial sob a presidência do Sr. Félix Guisard e com a adesão inicial de 30 cooperados que subscreveram o capital de 8:400$000. (O Momento).

 

1946   Na Catedral provisória (Igreja do Rosário) Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano, celebra missa por alma do Dr. Fernando Costa, ex-interventor federal em São Paulo, encomendada pelo diretório local do Partido Social Democrático. (Taubaté Jornal).

 

1958    Lei n.º 325 aprova o Plano Piloto de Desenvolvimento do Município de Taubaté. (Manual).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *