23 de janeiro de…

0
Share

1876   O sacerdote taubateano Rev.do P.e João Alves Coelho Guimarães presta juramento e toma posse do cargo de vigário da vara da recém-criada Comarca Eclesiástica de São José do Paraíso de cuja paróquia era vigário encomendado e oferece um banquete aos seus paroquianos. Houve Te-deum. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   o Sr. Joaquim Xavier de Assis Dias, secretário da Mesa Regedora da Irmandade do Santíssimo Sacramento convida os irmãos ten. c.el Manoel Gomes de Araújo e o alferes Joaquim Gomes de Araújo para as solenida-des da festa das “Quarentas Horas” de 4 a 5 de fevereiro de que estão encarregados de promover os meios. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Fiscal da Câmara Municipal de Taubaté Sr. Joaquim Máximo de Oliveira Guerra, avisa o público que fica terminantemente proibido sob pena de multa o depósito de lixo na rua do Dr. Souza Alves e Largo do Chafariz (mercado – Dr. Paula de Toledo), marcando as quintas-feiras e sábados para a remoção do lixo residencial por uma carroça. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   A Câmara Municipal de Taubaté dissolvida por decreto do dia 20 do governo estadual realiza sua última sessão com a presença dos vereadores Dr. Joaquim Lopes Chaves, Dr. José Pereira Corsino, Dr. José Francisco Monteiro e João Affonso Vieira, ausentes o presidente e vice-presidente. O Dr. Lopes Chaves assume a presidência, protesta-se contra a dissolução e se dá posse aos componentes do Conselho de Intendência nomeados com exceção do Sr. José Antônio Carneiro de Souza que deixa de comparecer. (Atas, VII – 370). Secretário Manoel Alves Borges.

 

1890   Sob a presidência provisória de Francisco Rodrigues Guimarães o Conselho de Intendên-cia Municipal de Taubaté elege para sua presidência o Sr. João Affonso Vieira e para vice o Sr. José Benedito Marcondes de Mattos, sendo marcada reunião para amanhã. (Jornal do Povo).

 

1895   Reclama-se contra o mau funcionamento dos ponteiros do relógio (regulador público da cidade) da matriz que continua batendo horas. À noite não tem sido aceso o bico de gás que ilumina o mostrador. Pra quê? (O Imparcial).

 

1895   Encontra-se em Taubaté em visita a Dom José Pereira da Silva Barros o Rev.do bispo do Maranhão Dom Antônio de Alvarenga. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté já está funcio-nando no palacete da rua Visconde do Rio Branco, esquina do Largo do Pilar, recentemente adquirido de herdeiros de D. Leopoldina Varela. (O Imparcial).

 

1895   Procedentes do Rio de Janeiro encontram-se em Taubaté o c.el Luiz de Souza Pinto Homem de Menezes e sua esposa. (O Imparcial).

 

1895   A Loja Maçônica “Triumpho, Honra e Verda-de”, de Taubaté elege para delegados os Srs. José Athayde Marcondes, ten. Manoel Pereira Soares, major Vicente Lucidoro de Oliveira, João Eduardo de Macedo Soares e Laurentino Mendes de Moraes. Para deputado José Monteiro de Queiroz e para representante Carlos Tavares de Mattos. (O Imparcial).

 

1897   O Intendente de Higiene de Taubaté, cap. Euzébio Affonso Vieira, abre concorrência pública para construção, conforme planta em Poder da Câmara Municipal, de um matadouro para porcos, carneiros e cabritos em Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1905   D. Maria Engracia de Godoy é nomeada professora da cadeira do bairro do Quiririm. (A Verdade).

 

1905   De passagem por esta cidade com destino ao Rio de Janeiro sente-se mal o vice-presidente  do Estado c.el João Batista de Melo Oliveira que se hospeda em casa do c.el José Benedito Marcondes de Mattos e aqui passa dois dias visitando Taubaté, voltando para São Paulo no dia 24. (A Verdade).

 

1910   A prof.a D. Hermínia do Carmo é removida, a pedido, da escola do Bairro da Candelária em São Bento do Sapucaí para o Bairro dos Remédios em Taubaté e a Prof.ª D. Zenaide de Moura Ramos, da escola do Bairro do Areão, para o do Humaitá, nesta cidade. (O Norte).

 

1913   Morre em Buenos Aires onde era adido comercial da nossa legação o escritor bra-sileiro Aluísio de Azevedo, autor de “Casa de Pensão”, “O Cortiço”, “O Mulato” e outras obras consagradas. (A Federação).

 

1913   O Dr. Huáscar Pereira, engenheiro do Estado há 20 anos, pronuncia-se contra as referências feitas na sessão da Câmara Municipal de 2 do corrente pelo presidente c.el José Gomes Nogueira com relação à sua atuação frente à morosidade das obras de construção do mercado municipal. Faltam materiais que o Sr. Lefévre, apresentado pelo Dr. Huáscar ao Prefeito, comprometeu-se de fornecer e não o fez. Advogado do Dr. Huáscar opinou que a ação judicial no caso cairia porque as expressões injuriosas não constaram da ata da sessão. (A Federação de 24). Vide dia 2/1/1913 sessão.

 

1945   O Delegado Regional do Ensino em Taubaté, Sr. Prof. Dirceu Ferreira da Silva, recebe do Sr. Ângelo Parodi as chaves do recém-construído Grupo Escolar da Companhia Fabril de Juta, obra do Sr. Arthur Audrá. (Nossa Terra).

 

1949   O semanário local dirigido pelo Sr. Evandro Campos dirige um apelo à direção da Estrada de Ferro Central do Brasil no sentido de construir a passagem de nível (pontilhão) na ligação da rua Barão da Pedra Negra com a Chácara do Visconde que se tornou populosa e movimentada. (Taubaté Jornal).

 

1949   O diário local “A Voz do Vale do Paraíba” entra em nova fase com a aquisição pelo seu diretor Sr. Waldemar Duarte de um linotipo que vai facilitar o seu lançamento. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento (sem dar o dia) de D. Floripes Sales Costa, mãe do Sr. Francisco Costa Filho. (Taubaté Jornal).

 

1949   Muda-se para São Paulo D. Lidia Rudner Schimit, diretora da Escola Remington. (Taubaté Jornal).

 

1949   A Vila N. S. das Graças surgiu por ini-ciativa  do  Rev.do  P.e Florêncio Luiz Rodrigues e com o loteamento da Chácara do Machado. A primeira casa que ali foi construída foi a do Sr. Luiz Previato, depois a do Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues e a terceira do Sr. Francisco Silvério. Mons. Ascânio Brandão da devoção popular à Virgem das Graças que muito fez pela vila. (não se trata de efemérides, mas de apontamento de dados apenas). Podem ser acrescentados nas efemérides de 1.º de janeiro de 1948, data da criação ali da paróquia da SS. Trindade. (Taubaté Jornal).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *