20 de janeiro de…

0
Share

 

1883   O Sr. Apolinário Antunes de Siqueira reúne grande número de cavalheiros e senhoras à noite e procede à inauguração da ponte sobre o rio do Corrêa onde o trânsito vinha sendo desviado devido ao estado lastimável da anterior. Oficia banda de música. Oferece em seguida a seus convidados cerveja e uma soirée dançante que vai até 3 da madrugada. Participou da orientação da obra autorizada pela Câmara anterior à que se empossou a 7 de janeiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Francisco Pereira da Costa tem agência de negócios no Largo da Princesa Imperial (Dr. Monteiro) n. 2, tratando de cobranças e contratos em qualquer lugar da província. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Coletor de Rendas, cap. João Affonso Vieira  avisa  os senhores de escravos que deverão pagar durante este mês e o de fevereiro a taxa de escravos agora de 16$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O c.el Jordão Pereira de Barros torna pública a decisão da Câmara Municipal de Taubaté, de que é presidente, de transferir de sábado para domingo a feira local, no interesse da lavoura que assim não desviará braços para transporte e exibição dos produtos. A imprensa local se batia pela realização da feira diariamente no interesse dos consumidores que: não precisariam abastecer de grande quantidade para a semana toda, evitariam a reserva de cômodo especial (despensa) em casa para guarda de mantimentos, gastariam menos. O comércio estabelecido pedia se possível a extinção da feira. (Gazeta de Taubaté de 25 e anteriores). Os srs. de escravos querem o domingo contra o que se bate a Igreja. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Presididas pelo Rev.do Bispo Diocesano Dom  Lino Deodato Rodrigues de Carvalho realizam-se em São Paulo na capela do Seminário Episcopal as cerimônias de investidura canônica do Rev.do P.e Antônio do Nascimento Castro no cargo de vigário colado da Paróquia de Taubaté para a qual foi nomeado pelo Governo Imperial a 16 de dezembro último, presentes entre outras autoridades o taubateano Dr. Francisco de Paula Toledo, Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, deputado provincial pelo nosso 2.º distrito, o taubateano Cônego João Alves de Moura Coelho Guimarães, Retiro do Seminário de São Paulo, P.e Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, Dr. Antônio Maria da Silva. À tarde realiza-se jantar no refeitório do seminário quando se trocam brindes. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Decreto do Governo provisório estadual dissolve a Câmara Municipal de Taubaté, devido à mudança do regime (Proclamação da República) e nomeia um Conselho de Intendência, para exercer a administração constituído dos cidadãos: Antônio Claudiano de Abreu que foi vereador no penúltimo quatriênio; Dr. Francisco Xavier de Souza e Castro, moço, professor do Colégio de São  João Evangelista; José Benedito Marcondes de Mattos, vereador do penúltimo quatriênio; Dr. Francisco Rodrigues Guimarães, médico de nomeada, não exercera ainda qualquer cargo público, João Affonso Vieira, comerciante, homem do povo, vereador da Câmara dissolvida, empreendedor; José Antônio Carneiro de Souza, português, grande comerciante e financista e João Milne Tindall, inglês, comerciante e industrial.

 

1890   Morre em Taubaté o Sr. José Augusto de Azevedo Alves, antigo farmacêutico, casado com D. Luzia Pereira Alves. (Jornal do Povo).

 

1895   Circula em Taubaté o 1.º número do Jornal “A Cidade de Taubaté” de propriedade de Armindo Marcondes & C.ia que sai às quintas-feiras e domingos da tipografia da Rua do Sacramento, 26. A assinatura anual custa, em Taubaté 9$000 e fora 10$000.

 

1895   Na Capela do Tremembé, município de Taubaté realizam-se com o esplendor e pompa do costume as festas de São Sebastião, de que é encarregado o Sr. Antônio Monteiro Filho. A Empresa de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé fará correrem trens amiudadas vezes a $500 a passagem. Quem embarcar sem bilhete pagará 1$000. Às 9 h. da noite realiza-se queima de grande armação de fogos dos afamados artistas Daniel Camargo & Filho de Taubaté, representando um combate naval sobre o rio Paraíba. A queima dos fogos é no rio Paraíba imitando bombardeio entre fortalezas da barra do Rio de Janeiro. O auxiliar do Sr. Daniel de Camargo se chama Luiz de Camargo. (O Imparcial).

 

1895   Retira-se para o Rio de Janeiro o ten. c.el José Victoriano de Oliveira Moura, comandante de regimento de cavalaria da Guarda Nacional em Taubaté e que aqui por ocasião da revolta da armada organizou e conduziu a São Paulo à disposição do governo para marchar para o sul contingentes para a defesa da legalidade. Vai assumir a gerência do Hotel Macedo à rua do Areal n. 8 na capital. (O Imparcial).

 

1895   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal bissemanário “A Cidade de Taubaté”, órgão do partido republicano, propriedade de Armindo Marcondes & Cia. com tipografia à rua do Sacramento n. 26. Saía às quintas e domingos ao preço de 9$ por ano e 5$ por semestre na cidade e de 10$ e 6$ para fora respectiva-mente. (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se o aparecimento no próximo dia 25  de um jornal sob o título “O POPULAR” do Sr. José Cândido Antunes de Toledo que em 30 de outubro de 1904 funda “O NORTE”. (O Imparcial).

 

1895   Encontra-se na cidade o taubateano Joaquim Dias Nogueira eleito vereador à Câmara da capital federal. (O Imparcial).

 

1895   Os Fiscais municipais vão exigir o cumpri-mento do art. 19 do código de posturas municipais que obriga os proprietários de prédios a pintar ou caiar as frentes dos prédios, de modo a conservá-los limpos sob pena de 15$000 de multa. (O Imparcial).

 

1895   Morre em Taubaté o Sr. Francisco da Silva Guimarães. A missa de 7.º dia, a 27, é mandada celebrar por sua criada Isaura. (O Imparcial).

 

1897   A Empresa de Bondes a Vapor de Taubaté e Tremembé em virtude da Festa de São Sebastião que se realiza na Vila de Tremembé coloca trens extraordinários a partir de meio-dia. (D. Taubaté).

 

1898   O Sr. José Cyrillo Lobato resigna o cargo de diretor-secretário do Banco de Crédito Real São Paulo e Minas, agência desta cidade. (O Diário de Taubaté).

 

1901   O Sr. Antônio José de Carvalho é nomeado  interinamente para fiscal dos bairros na vaga aberta com o falecimento do Sr. João Baptista de Carvalho. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Está finalmente marcada para dia 27 a inauguração do Jardim Público do Largo da Estação e seu coreto. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O taubateano Francisco Ignácio de Souza Almeida segue de mudança para São Paulo. Residência: Alameda dos Bambus n.º 60, São Paulo. (Jornal do Povo).

 

1905   Passa por Taubaté o Dr. João Américo Soares Batista, Inspetor Sanitário em Campinas, que por algum tempo fez parte da Comissão Sanitária de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na capela do bairro dos Remédios realizam-se as festas de São Sebastião, sendo sorteados para festeiros em 1906 o Sr. Manoel José Fernandes e a esposa do cap. Antônio Felício de Moura. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Antoninha Virgem, moradora no Sertão Velho em Lorena, considerada santa ou predestina-da, tendo desaparecido há dois anos depois de piedosa viagem à Aparecida, é recolhida ao Hospital de Santa Isabel em Taubaté. (O Norte).

 

1910   Uma caravana de mais de 100 pessoas chega pelo “Misto” das 7h. 15 min. Representando a população de Pindamonhangaba chefiada pelo vigário daquela paróquia Rev.do P.e Ângelo Gazza a fim de fazerem manifestação a D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bispo da recém-criada diocese de Taubaté e se concentram na Praça do Rosário onde são abençoados pelo prelado. No novo “chapéu coreto” ali existente se faz ouvir a banda de música Euterpe Pindamonhangabense regida pelo Prof. José Antônio, que inaugura esse coreto feito pela Prefeitura. O Largo do Rosário passou por remodelação em novembro de 1909. De três lampiões passou a ter seis: um em cada canto e dois no tabuleiro central, todos aparelhos AUER. (O Norte).

 

1910   Com 6 combustores de gás instalados, inaugura-se a iluminação pública no trecho da Rua Duque de Caxias, prolongamento entre a Praça Mons. Silva Barros e a Rua Santo Aleixo (hoje Rua Dr. Gastão Câmara Leal) satisfa-zendo velha aspiração dos moradores dessa via e da Rua do Correa. (O Norte).

 

1910   Tendo sido aprovado em concurso de que foram examinadores os Srs. Dr. José Aristides  Monteiro, advogado e Joviano Nogueira Barbosa, escrivão do Júri, é nomeado pelo Juiz de Direito da Comarca ajudante habilitado do 1.º Ofício, o Sr. José Olegário de Barros. (O Norte).

 

1941   Realiza-se a eleição para a escolha dos novos dirigentes da Liga de Futebol Norte de São Paulo, sendo o Sr. Américo Teixeira Pombo, representante de Tremembé, eleito presidente. (O Momento).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *