19 de janeiro de…

0
Share

1876   D. Maria Isabel de M. Lobato abre em casa de sua residência, na Rua do Príncipe, em Taubaté uma aula particular de primeiras letras e prendas domésticas, recebendo alunas internas, pensionistas externas e meio pensionistas. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Chega a Taubaté, donde seguirá para São Paulo dia 24 para tomar parte nos trabalhos da Assembléia o ilustre sacerdote taubateano Rev.do P.e Bento Antônio de Souza Almeida, vigário de São Bento do Sapucaí Mirim e deputado provincial. Procedente da Europa onde esteve pela segunda vez chega também sua Ex.ma família o Dr. Antônio Moreira de Barros. (A Imprensa).

 

1884   O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara Municipal de Taubaté avisa os habitantes do município de Taubaté que a partir de segunda-feira próxima, dia 21, iniciar-se-á a vacinação contra a varíola em sala da Câmara Municipal, incorrendo em multa de 5$ a 10$ todos aqueles que tendo sob sua direção menores, escravos e fâmulus, deixa-rem de submetê-los à vacinação de acordo com os arts. 138 e 139 do código de posturas municipais. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   No Teatro São João ao meio-dia e às 7:30h realizam-se conferências religiosas dos Rev.dos J. W. Wolling e J. L. Kenedy os quais discutem as diferenças entre o Romanismo e o Protestantismo. Entrada franca. (Jornal do Povo).

 

1895   O major João Baptista Alves Mourão, novo proprietário da Cia. de Bondes Urbanos de Taubaté, dirige à Câmara Municipal de Taubaté pedido de concessão de privilégio para exploração da empresa por 20 anos, que vai reconstruir, por tração animal (burros) dentro do perímetro urbano da cidade. A petição foi remetida ao Intendente Municipal de Obras Públicas. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Paulino Fernandes Amarante Vieira oferece à Câmara Municipal de Taubaté por tempo indeterminado um prédio para funcio-namento da escola do bairro do Ribeirão das Almas e pede providências para o provimento da cadeira da mesma. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté procede à nova escolha do Intendente Municipal de Finanças agora por eleição na forma do regimento interno que confirma a reeleição do Sr. João Afonso Vieira, presidente da mesma. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. José Maximiano de Carvalho por motivo de saúde pede à Câmara Municipal de Taubaté rescisão de seu contrato de encar-regado da iluminação pública a querosene nos arrabaldes que deverá ser posto em concorrência pública. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté decide construir em Lazareto e incumbe da escolha do local a mesma comissão encarregada da organização do código de posturas. As obras terão início tão logo seja marcado o local e levantada a planta. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté dá seu voto para o membro do Conselho Superior de Instrução Pública representante desta cidade ao Dr. Wenceslau Queiroz. (O Imparcial).

 

1895   Em substituição aos Drs. Antônio Quirino de Souza e Castro e José Antônio Carneiro de Souza que não aceitaram participação na Comissão encarregada de codificar as leis municipais para o código de posturas, foram nomeados os senhores Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim e Dr. Mathias Guimarães, aquele advogado e este engenheiro encarregado do levantamento da planta cadastral da cidade. A comissão vai se reunir amanhã às 11 h. para começar os trabalhos. (O Imparcial).

 

1895   O fiscal municipal do 2.º distrito de Taubaté pede à Câmara Municipal autorização para processar um cidadão que danificou árvore do Largo da Matriz e que, na forma do art. 7º do capítulo II do título 3.º do código de posturas municipais está sujeito a oito dias de prisão e foi atendido. (Infrator: Gustavo Amadei). (O Imparcial).

 

1895   O pirotécnico Luiz de Camargo pede que ninguém fique na ponte sobre o rio Paraíba em Tremembé onde vai instalar fios elétricos e não é o melhor lugar para assistir aos fogos dia 27. (O Imparcial).

 

1897      João Benedito da Conceição China, Inspetor Literário do 23.º distrito de Taubaté, põe em concurso as regências vagas das Escolas provisórias dos bairros do Baracéa e Poço Grande. (D. Taubaté).

 

1901   A nascente (recém-fundada) Sociedade Bailante Recreativa Santa Cruz realiza seu primeiro baile. (Jornal de Taubaté).

 

1905   De regresso de sua viagem à Inglaterra em visita à família, acha-se em Taubaté  D. Annie Stafford, diretora do Colégio Stafford desta cidade, Rua Marquês.

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté recebe ofício da Câmara Municipal de Tremembé agrade-cendo o muito que fez em prol da autonomia daquela vila, ocorrida há pouco. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Confirmado no cargo de ajudante de Procurador da Câmara Municipal de Taubaté, o Sr. Cypriano Gomes Quirino apresenta à mesma o seu fiador Sr. Manoel José Fernandes, aceito. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Vicente Sangermano é o novo arrendatário do botequim do Teatro São João. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté examina proposta dos concorrentes e aceita: 1) a do Sr. Antônio Lotufo para iluminação a querosene da cidade por 200$000 mensais, a que concorreram também os Srs. J. B. Alves dos Santos, propondo 3$200 para cada combustor (60 a 70) e Nicolau Ribeiro Braga, propondo 3$160 por combustor; 2) do Jornal de Taubaté para publicação do expediente por 1:600$000 anuais a que concorreram também “O Norte” propondo 100$000 mensais; o “Taubateano”, propondo 100$000 mensais e “Verdade” 90$000 mensais; 3) de Antônio Rabaça para a limpeza pública da cidade por 650$000 mensais a que concorreu também o Sr. Jayme Vieira de Azevedo, oferecendo 550$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por indicação do vereador Sr. Félix Guisard a Câmara Municipal de Taubaté nomeia uma comissão composta dos Srs. Dr. Afonso Moreira da Silva, Félix Guisard e Dr. Bento Enéas de Souza e Castro a fim de expurgar o Regimento Interno da mesma de todas as disposições revogadas ou alteradas e fazê-lo publicar com as disposições em vigor. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por indicação do Intendente Municipal Dr. Afonso Moreira da Silva a 2.ª Comissão permanente da Câmara Municipal de Taubaté encarrega-se de apresentar projeto de regulamento para enterramentos no cemitério público municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Encontra-se em Taubaté entre os seus irmãos do Convento de Santa Clara o  capuchinho frei Boa-ventura que tem se dedicado à catequese dos índios coroados no vale do rio Tietê com mais dois companheiros. (A Verdade).

 

1914   Morre, em Taubaté, o Sr. Ignácio Leitão, irmão do Sr. Manoel Leitão, armador. (O Norte).

 

1927    Decreto nomeia o Sr. Leandro Duarte de Almeida juiz preparador ou substituto de Taubaté. (O Norte).

 

1941   Em assembléia Geral a Irmandade de Misericórdia do Hospital Santa Isabel elege sua nova diretoria escolhendo para Provedor o Sr. Félix Guisard. (O Momento).

 

1941   “O Momento” divulga a notícia de que o nosso poeta Cesídio Ambrogi tendo em vista a próxima 5.ª Edição de seu apreciado livro “As Moreninhas” internou-se na fazenda “Retiro Saudoso” para contactos com o nosso caboclo.

 

1941   Decreto-lei n.º 22 do Prefeito Municipal Sr. Álvaro de Mattos orça a receita de Taubaté em 1.590:000$000. (O Momento).

 

1945   Tendo assumido o comando do 5º B. C. aquartelado neta cidade, visita as autoridades locais o ten. c.el Domingos Ramos. (Nossa Terra).

 

1945   A exma. sra. D. Marina Castilho de Oliveira Costa assume a presidência do Centro Municipal da Legião Brasileira de Assistência de Taubaté em substituição a D. Marina Porto de Oliveira Costa que se licencia. (Taubaté Jornal).

 

1946   Noticiam-se os falecimentos: em São José dos  Campos do bravo soldado da Revolução Constitucionalista, oficial da Força Pública Sr. Romão Gomes; em São Paulo do Sr. Vitório Chester, pai do Rev.do P.e Oswaldo Chester e em Quiririm do Sr. Bernardino Magalhães Bastos, agricultor irmão do Sr. Antônio Magalhães Bastos, vice-cônsul de Portugal em Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1946   À rua Visconde do Rio Branco, 543 inaugura-se a casa de confecções de camisas e pijamas do Sr. José B. Ferraz Siqueira. (Taubaté Jornal).

 

1946   Na Pça. Comendador Costa Guimarães (hoje  Pça. Santa Teresinha onde está o CAST) funda-se a Sociedade Cultural e Recreativa da Cia. Predial de Taubaté cuja primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente Sr. Alberto Duarte; Vice Vicente Avagliano; secretário geral Luiz Rubens de Almeida; 1.º secretário José Fraga Costa; 2.º secretário Rubens Duarte; 1.º tesoureiro Manoel Marcondes da Silva; 2.º tesoureiro João Estevão Burte; 1.º bibliotecário João Soares Moura; 2.º bibliotecário Benedito Rodrigues da Silva; 1.º orador: Dr. Álvaro César Braga; 2.º orador: Luiz Guilherme Corrêa; diretor de ensino: José Benedito Gomes Oliveira, diretor esportivo: Otávio Rezende e diretor social: Benedito Tobias Grecco. (Taubaté Jornal).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *