17 de janeiro de…

0
Share

 

1857   Entra para o seminário aquele que viria a ser Mons. Miguel Martins. Nasceu em Taubaté a 9 de setembro de 1839 e aqui faleceu a 27 de junho de 1918. A ele se deve o fato de ser Taubaté sede de bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era Cônego honorário da Sé de São Paulo e Mons. Protonotário Apostólico e Missionário Apostólico, autor de várias obras de valor. (O Norte de 28/06/1918).

1857   O ilustre taubateano Mons. Miguel Martins da Silva entra para o Seminário Episcopal de São Paulo, nasceu a 9 de setembro de 1839 e morreu a 27/06/1918. Vide a 1.ª data para mais dados. (Lábaro de 17/09/1939).

1857   Mons. Miguel Martins da Silva, missionário apostólico nascido em Taubaté a 9 de setembro de 1839, filho de Luiz Martins da Silva e de D. Marianna Moreira da Glória entra para o Seminário Episcopal de São Paulo, recebendo das mãos de D. Antônio Joaquim de Melo a 1.ª tonsura clerical a 25 de abril do mesmo ano. Ordenou-se a 19 de junho de 1864. Um emérito bispo disse: Feliz a terra que possui filhos como Mons. Miguel Martins. A ele deve-se o fato de ter sido Taubaté escolhida para sede do bispado em 1910 quando Guaratinguetá era sede da Comarca Eclesiástica da região. Pregou por dezenas de cidades no Brasil inteiro.

Doou então todo o seu patrimônio ao novo bispado. Em 5 de maio de 1900 foi galardoado por Leão XIII com as honras de Monsenhor Protonotário Apostólico tendo prestado o compromisso a 12 seguinte, na Igreja de São Pedro em Roma. (O Norte de 19/06/1914).

 

1858   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, futuro Arcebispo de Darnis, celebra a sua 1.ª missa na capela do Seminário Episcopal em São Paulo, do qual foi professor de latim de julho de 1857 até setembro de 1862 ocasião em que pelo bispo D. Antônio Joaquim de Mello já então indicado ao governo imperial para bispo coadjutor de São Paulo, inovação no padroado brasileiro. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

 

1890   A pedido dos habitantes da capela do Tremembé o sub-delegado de polícia de Taubaté Sr. José Pedro Malhado Rosa oficia ao chefe de Polícia do Estado, solicitando a criação ali de um destacamento policial bem como autorização para alugar prédio que sirva de cadeia e quartel. (Jornal do Povo).

 

1890   O Dr. Antônio Augusto Moreira de Toledo, juiz de direito da Comarca de Taubaté, designa o dia 24 de fevereiro para a 1.ª sessão ordinária do júri desta cidade, divulgando a relação dos nomes dos 48 jurados sorteados. (Jornal do Povo).

 

1895   Decreto nomeia o ilustre professor e jornalista  Antônio José Garcia, titular da 1.ª cadeia da cidade, para professor da Escola Noturna da cidade que vai começar  a funcionar a 14 de fevereiro provisoriamente no prédio da municipalidade no Largo do Pilar, até a conclusão das obras de reparo do sobrado onde o Grupo Escolar vai se instalar. O professor Garcia é decano dos professores taubateanos. (O Imparcial).

 

1901   O agente consular da Itália em Taubaté Sr. cav. Rosalvino Santoro recebe telegrama do Cônsul Geral da Itália pedindo o hasteamento da bandeira italiana a meio pau por três dias diante do falecimento a 11 do corrente do Conde Pietro Antonelli, ministro plenipoten-ciário da Itália junto ao Governo brasileiro, a bordo do “Savole” em viagem para sua pátria para onde ia em busca de tratamento. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O delegado de polícia Dr. Fernando de Mattos avisa que é expressamente proibido vender em Taubaté (Comarca) bilhetes de “Loterias dos Estados”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O capitão José Malhado Filho, assume o cargo  de 2.º juiz de paz do distrito de Taubaté. Escrivão: Francisco Eufrásio de Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté nega a licença requerida pelos srs. Hermínio C. Cunha Coimbra (marido da atriz cantora Rosinha Coimbra), João Vicente de Barros e Antônio Ribeiro da Fonseca, para manterem à rua Dr. Winther, n.º 3 a Casa de Víspora ou Tômbola que ali instalaram, contra cujo ato os mesmos recorrem. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Os srs. Carvalho Freitas & Comp. são correspondente em Taubaté do Banco do Minho, aceitando saques s/ Portugal, Espanha, Itália e Ilhas Portuguesas. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Segue para Ribeirão Bonito o ilustre taubateano Dr. Crescêncio de Oliveira Costa, promotor naquela Comarca. (Verdade).

 

1905   O Sr. Antônio Felício de Moura assume o cargo de juiz de paz do distrito de Taubaté. (Jornal de  Taubaté).

 

1910   Introduzidos no recinto da Câmara Municipal de Taubaté por uma Comissão constituída dos vereadores Drs. Domingos Barata e Pedro Costa, prestam juramento e tomam posse como suplentes mais votados os Srs. Major Antônio Pereira de Barros e Chrispim José de Carvalho em vagas por renúncia dos vereadores Alexandre Mine e Antenor Leite. Continua aberta a vaga ocorrida com a renúncia do Sr. Bento Enéas de Souza e Castro, nomeado juiz de direito de Ubatuba. Os novos vereadores são saudados pelo Dr. Pedro Costa. (O Norte).

 

1912   Morre, em Taubaté, D. Mariana Justina de Moura e Palma, a veneranda irmã de Mons. João Alves Coelho Guimarães e tia do P.e José Arthur de Moura, vigário de São Roque. (A Federação e O Lábaro).

 

1913   A imprensa acolhe reclamação contra as condições em que é feita o transporte de carne de porco aos açougues do mercado e da cidade: em carroções descobertos à mercê de mosquitos. Isso porque em 1912, aberta concorrência pública para o transporte de carnes em geral (de vaca e de porco) apresentou-se um único candidato que a Câmara não pode aceitar devido ao preço que impôs. O Prefeito então entra em acordo com os açougueiros que para o transporte de carne de vaca adquiriram veículo adequado. (A Federação).

 

1913   O Sr. Américo Coelho Lixa, proprietário do estabelecimento denominado “Ideal” anuncia queijos da Trapa Maristela de Tremembé, único depositário na cidade. (A Federação).

 

1914   Fiscais da Câmara Municipal: Ricardo Pereira de Toledo, Francisco Nogueira, João Bindão, Ignácio Marcondes, José Francisco de Salles e José Barbosa, assinam edital. (O Norte).

 

1927   Comemora-se o aniversário natalício de Sua Eminência Rev.ma o Cardeal D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, venerando arcebispo do Rio de Janeiro que se encontra em Taubaté, em repouso. (O Norte).

 

1946   Aniversaria o Sr. Antônio Canettieri, tesoureiro da agência postal local. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *