11 de janeiro de…

0
Share

1875   Morre, em Taubaté, o Sr. Antônio Ferreira de Abreu Biscoito, irmão do Major João Ferreira de Abreu, Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, Thomaz Ferreira de Abreu, Mariana Amélia de Abreu, Joaquim d’Abreu, Maria Francisca d’Abreu, Mariana Amélia de Abreu e pai de D. Maria Amália de Abreu. (A Imprensa de Taubaté).

 

1878   Segundo o sábio Giovani hoje se daria o fim do mundo o que assusta a população de Pinda (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 9 no fim do volume) e quiçá de Taubaté é claro.

 

1883   Na Igreja Matriz, às 8 h. celebra-se missa pelo recente falecimento de D. Margarida Branco, em Santos, sogra do Sr. Francisco Manoel Riesenberger casado com D. Camila Branco Riesenberger. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Anuncia-se para breve a instalação da Fábrica de Gás e Óleo Minerais (gasômetro) que vai se encarregar da iluminação a gás em Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Está afinal preso o gatuno Anacletinho, escravo do Sr. Antônio Jacyntho Guimarães que há meses se submetera à sentença de 100 açoites na cadeia local. A prisão foi efetuada pessoalmente pelo chefe do destacamento local Alferes Pedro d’Alcântara e em poder do gatuno foram encontrados em revolver, 1 faca e 172$000, parte roubada ao Sr. Carlos A. Leonardo na Farmácia. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A imprensa Taubateana salienta a superioridade do clima de Tremembé, do seu ambiente (temperatura maior de 1/3) sobre os Campos do Jordão onde se tem que arcar com gastos de 5$ ou 6$000 de diárias nos hotéis e enfrentar ínvios caminhos para lá chegar. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Redenção e Paraibuna exportam mais de mil arrobas de café para Caraguatatuba. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Parte para a Corte de regresso à sua diocese de Olinda em Pernambuco o ilustre taubateano Dom José Pereira da Silva Barros que se despede publicamente de todos agradecendo as inúmeras visitas que recebeu de ricos e pobres, provando que dele não se esqueceram. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O Dr. Fernando de Mattos embarca para a Corte (Rio de Janeiro) a fim de providenciar a recepção do material encomendado para o encanamento do abastecimento de água de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   Encontra-se em Taubaté o recém-formado advogado taubateano Dr. Octaviano Vieira que acaba de ser nomeado Juiz Municipal do Termo de Caconde. (Jornal do Povo).

 

1895   O Dr. Moura Escobar participa a amigos e clientes a mudança de sua residência e escritório de advocacia para a rua Dr. Winther, 33 sobrado do Sr. Luiz padeiro. (O Imparcial).

 

1895   O Ministro da Viação dirige ofício à Diretoria da Central do Brasil incumbindo-a de efetuar o alargamento da bitola da estrada de ferro do ramal paulista e que, ao que consta, começará dentro de dias, de Cachoeira a Taubaté. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Alfredo Penna colaborador do jornal local “O Imparcial” é aprovado com distinção em exames de aritmética e álgebra no Curso Anexo da Faculdade de Direito de São Paulo. No jornal trabalhou também o Sr. Francelízio Lobato, neto de D. Maria Justina Moreira Lobato que faz anos amanhã .

 

1897   Abrem-se as aulas do Instituto de Santa Teresa à Rua Duque de Caxias, 37, sob a direção do B.el João José de Moura Magalhães e D. Ermelinda S. Silva (instrução primeira e segunda). (Diário de Taubaté).

 

1898   Affonso Mautoni vende ao Sr. Francisco do Nascimento Tavares o seu Atelier Fotográfico da Rua Duque de Caxias, 61 onde para se tirar fotografias há preferências aos dias bruscos. (Diário de Taubaté).

 

1900   O Sr. Emílio Costa assume a direção do jornal local “A Ordem” em substituição ao Prof. A. Garcia. “A Ordem” é o nome atual de “O Estudante”, assim como “A Violeta” de Honório Jovino passou a se chamar Tribuna Popular. Ambos os jornais surgiram quando das dissidências que levaram à extinção do Grêmio Literário Juvenal da Associação Artística e Literária de Taubaté e que resultou na fundação de dois: o Grêmio José de Alencar e o Colmeal. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O intendente municipal de Taubaté major José Ramos Ortiz avisa que a inauguração do Jardim Público do Largo da Estação não poderá se realizar dia 13 e sim dia 20 quando então estará também concluída pelo empreiteiro a obra do coreto antes da próxima quinta-feira. O atraso decorre das chuvas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O cirurgião-dentista Dr. Mello Cunha tem seu gabinete dentárioem Taubaté. Está enfermo em Pinda. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O vigário de Ubatuba é o Rev.do P.e Vicente Serbídio; há ali em funcionamento o Club Dramático Ubatubense e um Atheneu com uma corporação musical. Nova cadeia está em construção. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Circo Modelo em Taubaté anuncia para amanhã  seu último espetáculo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Intendência Municipal de Taubaté abre concorrência pública para o serviço de limpeza pública que obriga: lavar os bueiros, ralos, bocas de lobo da cidade, remover o lixo diariamente e a varrer duas vezes por dia ruas e praças. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Intendência Municipal de Taubaté por seu Secretário Manoel Alves Borges abre concorrência pública para o contrato de iluminação pública a querosene da parte da cidade não servida por gás, para a qual a  Câmara Municipal fornecerá lampiões e 60 ou 70 postes, correndo o mais por conta do proponente. (Jornal de Taubaté).

 

1906   A Sociedade Literária e Recreativa de Taubaté inaugura mais uma mesa de bilhar em seus salões; na Casa Ribas acha-se exposto um retrato a óleo do Dr. Emílio Winther, de autoria do pintor Luiz Teixeira destinado à sala de honra do Hospital Santa Isabel por um grupo de amigos do extinto; está assim constituída a Comissão de Revisão do Alistamento Eleitoral de Taubaté: Fernando Gomes Nogueira, Gabriel da Silva Costa, Dr. José Felipe Cursino de Moura, Cônego Antônio de Almeida, Braz Salvador Curtu, Benedito H. Paquier e Dr. João Valadão de Freitas. (O Norte).

 

1910   O Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, Prefeito Municipal, através de portaria institui na Prefeitura Municipal de Taubaté a obrigatoriedade de assinatura do ponto por parte de seus funcionários. (O Norte).

 

1910   Reassume o cargo de Juiz de Paz de Taubaté, pelo 3.º ano, de que se havia afastado por estar exercendo o de Juiz de Direito o Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa. O escrivão de paz é o Sr. José do Nascimento Machado. (O Norte).

 

1912   A “Escola Christianista” de Taubaté, do Prof. Bernardino Querido, à Rua Visconde do Rio de  Branco, 34 anuncia abertura das matrículas. (A Federação).

 

1913   Em São Paulo, no salão nobre do Correio Paulistano reúnem-se os delegados do 2.º distrito eleitoral para a escolha “prévia” dos candidatos a deputados no pleito de 8 de fevereiro próximo. A reunião foi presidida pelo Dr. Rubião Júnior, senador estadual. Os delegados presentes acatam proposta do c.el José Monteiro Ferreira, representante de São José dos Campos, aclamando os nomes dos srs. Drs. Guilherme Vallim Álvares Rubião, Francisco de Paula Abreu Sodré, Alfredo de Oliveira Ramos e do taubateano Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa para composição da chapa pelo partido Republicano Paulista. (A Federação).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *