3 de janeiro de…

0
Share

1870   O professor de piano A. M. Franco avisa que passará a cobrar 1$000 por aluna; para lecionar para duas alunas em uma só casa cobra 1$500. Os pianos são afinados gratuitamente bem como fornece partituras de músicas de sua autoria ou não. (O Paulista).

 

1874   Enorme furacão se abate sobre Pinda, descobrindo muitas casas e derrubando muitas árvores e inundando a cidade. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p. 6 das Efemérides). Afinal não teria se abatido sobre Taubaté também? Verificar, se possível.

 

1889   O Sr. José Maximiano de Carvalho deixa a redação do Jornal do Povo, órgão demo-crático, republicano, publicado duas vezes por semana na tipografia da Rua do Príncipe, 25 e de que é editor gerente o Sr. Manoel de Souza Leite.

 

1889   Vão adiantadas as obras do pequeno teatro do “Recreio Familiar” de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1889   A Comarca de Taubaté é declarada especial e o Dr. José Pereira da Silva Barros, antigo juiz municipal de Jacareí, entra a servir de juiz substituto. (Jornal do Povo).

 

1895   O Sr. José Garcia, filho do ilustre jornalista e professor Antônio José Garcia encontra-se em Taubaté de volta do Paraná para onde fora logo no início das lutas que ali se travaram em conseqüência da revolução da Marinha. (O Imparcial).

 

1895   O Rev.do P.e Mariano de Paula Simões é novamente provido no cargo de Mestre de Cerimônia da paróquia de Taubaté, pelo bispo diocesano. (O Imparcial).

 

1895   O artista Gaspar Falco expõe no estabele-cimento “Palleta Goes” admiráveis retratos a crayon. (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se a próxima fundação em Taubaté de um Externato de instrução primária e secundária. (O Imparcial).

 

1895   O Rev.do P.e Antônio anuncia para dia 10 do corrente a reabertura das aulas do Colégio Coração de Jesus em Taubaté. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. José Victoriano de Oliveira Moura é Leiloeiro Oficial. Reside à rua 15 de novembro, 68 e tem escritório e armazém na mesma rua n. 33. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté resolve que se cumpra estritamente o art. 33 de seu regulamento interno que sujeita o vereador que falta a duas sessões consecutivas sem motivo justificado à multa de 10$000. (O Imparcial).

 

1895   O Intendente Municipal de Instrução major José Ramos Ortiz indica à Câmara Municipal que oficie ao Conselho Superior de Instrução Pública solicitando sejam declaradas provisórias todas as cadeiras vagas no município a fim de possibilitar o seu pronto preenchimento. (O Imparcial).

 

1905   Um engenheiro opina publicamente a favor da instalação de uma linha de bondes a tração animada (burros) entre Tremembé e Taubaté onde haveria uma linha circular urbana. Tremembé representa para Taubaté a sua Petrópolis, Tijuca, Santa Teresa no Rio. Far-se-iam 6 ou 8 viagens de 40 ou 45 minutos a 400rs (100 ou 200 por secção) e a instalação não demandaria mais do que 60 contos de réis. O custeio da tração animada (burros) é muito inferior ao de vapor.

Nota: a linha a vapor continua funcionando ainda, se bem que mal. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Procedente de Aparecida, chega a Taubaté Sua Eminência o cardeal Arcoverde em visita a D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva festivamente recebido, hospedando-se no palácio episcopal. (Norte).

 

1912   Morre, em Taubaté, José Mariano de Araújo Marcondes, progenitor do Cônego Araújo Marcondes que fora diretor do Seminário Episcopal de São Paulo. (A Federação).

 

1912   Depois de ter visitado parentes nesta cidade, regressa a Jambeiro o Cônego Altino de Moura, vigário daquela paróquia e da de Redenção. (O Lábaro).

 

1912   Realiza-se, em Taubaté, o 1.º Retiro Espiritual recluso dos Vicentinos da diocese em que prega o padre redentorista Estevam Maria, é conferencista o Dr. Furtado de Menezes. (O Lábaro).

 

1926   Constituindo uma 2.a fase de “O Lábaro” fundado por D. Epaminondas a 10 de janeiro de 1910, circula em Taubaté o 1.º número do jornal católico “Santuário de Santa Teresinha”, órgão oficial da irmandade e Santuário de Santa Teresinha, em construção na cidade, sob a gerência do P.e Ascânio Brandão e redação de Mons. Antônio Nascimento Castro.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *